Jump to content
PamkY

VB 2008 com SQL

Recommended Posts

PamkY

Boas, antes de mais nada, meus parabéns aos criadores e contribuidores deste fórum.

Estou aqui com um problema com a base de dados SQL no VB 2008, se alguém tiver um "tutorial" simples mas completo de exemplo com alteração de dados e etc, agradecia. Não está fácil encontrar o que preciso :S

Criei uma bd mesmo no vb em sql, acontece que:

• Sempre que adiciono nova tabela os dados que adicionei/alterei/apaguei vão-se e a bd fica vazia;
  • Ao fechar o projecto, os dados adicionados/alterados/apagados nos datagrid's vão-se à vida.

Conclusão, não consigo fazer nada, visto que perco sempre tudo o que faço.

Estou a fazer tudo automático, arrastando a tabela em modo datagridview para a form, onde também cria logo o databindingsource.

Agradecia a quem me poder ajudar, visto que tenho uma PAT para concluir em pouco mais de 2 meses e estou empatada nisso aos tempos  😡

Cumprimentos,

Vera Sousa

Andrepereira9

Olá PamkY

Bem-Vinda ao Fórum  :P

Tens aqui 2 tutoriais muito bons

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html

Agradecia a quem me poder ajudar, visto que tenho uma PAT para concluir em pouco mais de 2 meses e estou empatada nisso aos tempos  😡

Qualquer dúvida, já sabes.

PS: Para uma PAT / PAP, faz sempre que possível, em código, do que com os wizards do VB.

Dá mais nota, no final :P

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

ribeiro55

Olá Vera, bem-vinda.

As tuas alterações não se reflectem pois o MDF da base de dados é reposto sempre que se faça um build.

Na "solution explorer", clica sobre o teu ficheiro de base de dados e em baixo nas propriedades troca "Copy to Output Directory" para "Do not Copy" ou "Copy If Newer".

Isto previne que o ficheiro com que começaste a trabalhar seja reposto no próximo build.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

PamkY

Boas André, obrigada pela tua atenção.

Ok, nesse caso vou programar tudo. Era só para poupar trabalho visto que a minha PAT é um pouco para o complicado e comecei pelo C# mas já desisti.

Estou a precisar agora de outra ajuda. É assim, eu numa Form vou ter várias groupbox's, todas elas preenchidas dão acesso a uma tabela.

Por Ex: Vamos supor que tenho 4 tabelas, e 2 groupbox's com 2 opções cada.

As group são: uma para escolher a cor (verde ou azul) e outra para escolher formato (triangulo ou quadrado).

Então existem as seguintes tabelas: trianguloazul, trianguloverde, quadradoazul, quadradoverde.

(Em relação à detecção da tabela que o user pretende já tenho tudo controlado)

Ao escolhermos uma cor e um formato, quero que imprima num datagridview os dados da tabela correspondente. Mas, que ao mudarmos uma opção, o datagridview actualize os dados para a nova tabela em questão.

(É aqui que entram todas as dúvidas. Como fazer?)

Fiz-me entender? :S

PamkY

Sérgio,

Bem visto, nunca tal me ocorreu verificar nas propriedades  🤔 erro meu.

Mas então isto estava a fazer com que a minha bd "resetasse"?

Não era suposto haver pelo menos uma cópia em que tivesse todos os dados que inseri?  :P

Desculpem a ignorância, já estou no 12º mas nunca dei ligação a BD, estamos a começar agora...

PamkY

Outro problema pelo qual estou a tentar ultrapassar é o seguinte:

Formatei o PC para o Windows 7 64bits, acontece que agora o meu VB 2008 dá-me erro ao instalar o SQL. Já fui buscar à Internet o SQL Server 2008 mas ele não quer funcionar.

Li algures pela Net que teria de mudar a compilação do meu Projecto para x86 mas não estou a conseguir alterar, visto que não encontro a opção para tal.

Alguém sabe o que posso fazer?

Rechousa

No

Li algures pela Net que teria de mudar a compilação do meu Projecto para x86 mas não estou a conseguir alterar, visto que não encontro a opção para tal.

No solution explorer, fazes botão direito do rato em cima do nome do projecto e escolhes a opção Properties. Vai-te aparecer uma janela em que no tab Build (à esquerda), em Platform Target mudas para x86 ou x64 ou Any CPU.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

ribeiro55

Mas então isto estava a fazer com que a minha bd "resetasse"?

Não era suposto haver pelo menos uma cópia em que tivesse todos os dados que inseri?  :P

Sim, existe, na pasta destino da compilação do teu projecto.

O que acontece é que com o "Copy always", sempre que o projecto era recompilado (o que ocorre sempre que fazes "Run") era copiado o ficheiro original para cima do existente na pasta de compilação.

As alterações que fazes dentro da aplicação à base de dados reflectem-se na tua pasta de compilação, existindo sempre uma "cópia inicial" (chamemos-lhe assim) que era sempre copiada para cima da que tinhas alterado.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

PamkY

Pedro, não me aparece nada disso  :wallbash:

As tabs que tenho são: Application, Compile, Debug, References, Resources, Services, Settings Signing, My Extensions, Security & Publish.

ribeiro55

Compile-->Advanced Compile Options-->Target CPU

Sérgio Ribeiro

PamkY

A única coisa com Target é o Target Framework (all configurations) que só dá para escolher entre 3 versões do Framework :X

PamkY

O "do not copy" não funciona, dá erro :S

E o "copy if newer" se eu adicionar mais alguma tabela a base de dados, elimina tudo o que adicionei :S

ribeiro55

Convém definires um modelo de dados antes de começares com dados propriamente ditos, por a mesma razão.

Lembra-te que se se tiveres "do not copy", as alterações estruturais que faças não se reflectem até que seja copiado, e quando for vai vazio.

São dois ficheiros distintos: o que tens quando estás a desenhar o modelo de dados no VB, e o que opera e é copiado para a pasta de compilação.

Se precisares de dados, martela-os a partir do IDE e usa "copy always".

Sérgio Ribeiro

PamkY

O problema é que tenho que ir adicionando novas tabelas consoante o andamento do Projecto :S

ribeiro55

Então vais ter de meter "Do not Copy" e apontar a datasource para a base de dados em bin\Debug

Sérgio Ribeiro