Jump to content
Sign in to follow this  
dias19

Dúvidas sobre Células de carga

Recommended Posts

dias19

Boas :)

O assunto era o seguinte:

Estou a realizar um projecto electrónico para o meu cão, onde preciso para "pesar" a quantidade de ração que cai no recipiente.

Depois de várias pesquisas achei por bem utilizar células de carga, penso que as balanças digitais de cozinha, já as trazem.

A minha dúvida era na compra da balança tenho que ter atenção na escolha, as células de carga são todas iguais ??

Os testes práticos são dificéis ??

Peço a vossa ajuda.

Obrigado

asena

Que experiência de electrónica tem?

As células de caga necessitam de sistemas de acondicionamento de sinal, pois o seu output é muito débil.

Depois, há que fazer o tratamento desse sinal com um conversor e depois um microcontrolador para tomar conta de todos os cálculos.

Essas balanças já devem ter tudo incluido, porque em si são um sistema igual ao que referi.

No entanto, a que é que vai ligar a célula da balança, ou como é que vai ligar o sistema electrónico da balança?

bubulindo

Certamente que não é o que pretendes, mas existem alguns tipos de balança (principalmente para uso laboratorial) que têm um interface RS-232. No entanto, são balanças extremamente caras para o projecto que tens em mãos.

Se a precisão não tiver de ser fantástica, podes sempre tentar algo deste género:

http://www.sparkfun.com/products/9375

Não é uma célula de carga, mas para o que pretendes pode ser uma boa solução dependendo de como vais instalar o sistema.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

dias19

A minha intenção é ligar a célula a um microcontrolador Arduino, fazendo o interface com o Visual Basic, comunicando através do XBee.

Com as células pretendo controlar a ração que cai no prato (g). Conforme a resposta , controlo o sistema de distribuição.

bubulindo

Que é que sabes de electrónica analógica?

Uma célula de carga realmente poderia ser a solução que pretendes, mas sem conhecimentos de electrónica analógica para fazer o condicionamento de sinal, vai ser complicado.

A solução que apontei, também pode funcionar, eu nunca utilizei um sensor daqueles, logo não imagino qual a precisão e tempo de resposta. Mas segundo o datasheet podes contar com erros entre 5 a 25%. O tempo de resposta seria rápido o suficiente para manter algum controlo, mas a resposta do sensor é logaritmica o que não facilita em nada as contas. A única coisa boa é mesmo a saída em resistência que simplificaria de certa forma o interface electrónico.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

dias19

Não muito...

Entretanto, vou m informar melhor... e dps s for preciso " apito"....xD

Obrigado

JCarreira

olá, as vezes as coisas fazem-se de uma maneira simples, não precisas de medir o peso mas sim de o defenir num contra peso mecanico e assim ficas apenas com um sinal on off (cheio ;vazio) para controlar.

Cump.

bubulindo

olá, as vezes as coisas fazem-se de uma maneira simples, não precisas de medir o peso mas sim de o defenir num contra peso mecanico e assim ficas apenas com um sinal on off (cheio ;vazio) para controlar.

Cump.

Claro... não precisas dum cristal de quartzo para teres um relógio, podes sempre colocar um pêndulo a mover umas rodas dentadas...

Eu acho que, o pormenor da interface com o computador serviria para alterar a quantidade de ração que dispensava ao cão, e com um contra-peso, teria de ir alterar a definição sempre que o quisesse fazer. Deitando por terra o propósito de toda a parte electrónica do sistema.

Outra alternativa é usares um sensor de pressão para líquidos. Em vez duma célula de carga, arranjas uma armação de metal, tipo um copo dentro de outro e colocas dentro um balão com um líquido e uma mangueira ligada a um sensor de pressão. Depois sabendo a pressão do balão e calculando a área (isto é muito mais difícil do que parece), podes chegar ao peso. No entanto, esta forma dá muito mais trabalho, pode ser mais precisa que o sensor referido por mim anteriormente, é menos precisa que uma célula de carga. Terá quase o mesmo ruído ou mais e vai ter muito mais manutenção.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}