Jump to content
JoaoNascimento

Visualização diferente em diferentes browsers

Recommended Posts

geone

O problema que estas a  ter chama-se crossbrowsing, como os browser actuais não seguem um standart, ou seja cada um interpreta como bem quer o "html/CSS", tens esse problema.

Logo o mais logico para resolver esse problema, e criar mais uma folha de estilos(CSS) ou usar "css hacks" para resolver essas devergençias.

Exemplo de como chamar uma nova folha de estilos para ie, e  ignorar a já existente para os outros browsers.

<!--[if lt IE 7]>
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="css/ei-fix.css" media="screen" />
<![endif]-->

Exemplo de css hacks

#wrapper{
width: 200px;
*width: 200px; /* apenas e lido pelo ie, outros browser ignoram */
}

Mas aconselho-te a fazeres download de algumas versoes de ie, firefox, chome, safari, pois vais encontrar algumas divergênçias.

Espero ter ajudado.

falco
O problema que estas a  ter chama-se crossbrowsing, como os browser actuais não seguem um standart, ou seja cada um interpreta como bem quer o "html/CSS", tens esse problema.

Isso não é verdade!

A maioria dos principais browsers segue bastante fielmente as normas definidas pelo W3C. O ie ainda tem muito que melhorar (apesar de também já ter melhorado bastante), mas os restantes seguem bastante bem as normas. Entre os mais cumpridores há algumas diferenças, porque não são perfeitos na adopção da norma e porque há diferenças de interpretação das normas, mas isso é a uma escala muito menor e não se pode dizer por isso que não cumprem a norma.

O que ele deve fazer é escrever código para os standards/normas e sem deixar de cumprir os standards ir testando em diversos browsers e com ferramentas de apoio que há em diversos browsers (por exemplo extensões como o web-developer, firebug, etc...). Escrever código para as normas facilita imenso a interoperatibilidade.

geone

Sim, tens toda a razão, foi uma má expressão minha. mas a solução do problema esta correcto.

Ainda que deva remover a estrutura de tabelas, e inserir uma estrutura de div's e class's, mais folhas de estilo em css.

yoda

Sim, tens toda a razão, foi uma má expressão minha. mas a solução do problema esta correcto.

Nop. Não há necessidade de usar hacks nem condições consoante os browsers (salvo talvez o IE6, mas esse já ninguém usa e quem usar que se amanhe, imo). Um bom CSS Reset e uma boa compreensão do CSS 2.1 é suficiente para que um único ficheiro seja suficiente.

geone

Nop. Não há necessidade de usar hacks nem condições consoante os browsers (salvo talvez o IE6, mas esse já ninguém usa e quem usar que se amanhe, imo). Um bom CSS Reset e uma boa compreensão do CSS 2.1 é suficiente para que um único ficheiro seja suficiente.

Eu sinceramente não concordo muito com CSS Resets, não sendo o teu caso, mas grande parte das pessoas, copia e cola os css resets, e acabam por usar estilos não adequados as suas necessidades, acabando assim por escrever mais codigo, mas cada um usa o que acha correcto e adequado.

Um css hack, ou uma ou outra class a ser forçada numa nova folha de estilos, nao faz mal a ninguem.

geone

És tu contra a comunidade, good luck :)

Não estou contra a comunidade, mas do meu ponto de vista os CSS Resets so devem ser usados quando se sabe exactamente o que se pretende criar, senão acabas com estilos mal formatados e com mais problemas.

Por não falar que cada novo projecto significa um CSS Reset diferente, dependo e claro do tipo de projecto.

If you feel like those few inconsistencies justify setting everything to zero then having to specify the exact margin and padding of most elements in each situation, then do use a reset stylesheet. If you feel that setting margin: 0; padding: 0; etc. on a list of 80 elements or more is overkill or not that subtle, then go on reading.

http://covertprestige.info/css/base-stylesheet/

Pessoalmente, não uso.

yoda

Não estou contra a comunidade, mas do meu ponto de vista os CSS Resets so devem ser usados quando se sabe exactamente o que se pretende criar, senão acabas com estilos mal formatados e com mais problemas.

Por não falar que cada novo projecto significa um CSS Reset diferente, dependo e claro do tipo de projecto.Pessoalmente, não uso.

O objectivo do CSS reset é standardizar o estilo dos elementos, cujas definições diferem de browser para browser. O CSS Reset não muda de projecto para projecto. Acho que se tens essa ideia, não entendes bem o que aquilo faz e os benefícios que traz. Dá mais trabalho (e implica escrever mais regras, incluindo hacks) não os usar.

http://meyerweb.com/eric/thoughts/2007/05/01/reset-reloaded/

http://stackoverflow.com/questions/3739154/is-a-css-reset-still-necessary

É contigo usar ou não, eu nunca te pagaria por um trabalho com essas ideias :)

No artigo que deste :

"What’s wrong with reset stylesheets? Not much, really. Old-style CSS Resets had problems, but modern-day reset stylesheets such as Eric Meyer’s Reset CSS are really decent tools."

Anyway, o próprio gajo que escreveu o artigo usa um .. lol

geone

O objectivo do CSS reset é standardizar o estilo dos elementos, cujas definições diferem de browser para browser. O CSS Reset não muda de projecto para projecto. Acho que se tens essa ideia, não entendes bem o que aquilo faz e os benefícios que traz. Dá mais trabalho (e implica escrever mais regras) não os usar.

http://meyerweb.com/eric/thoughts/2007/05/01/reset-reloaded/

http://stackoverflow.com/questions/3739154/is-a-css-reset-still-necessary

É contigo usar ou não, eu nunca te pagaria por um trabalho com essas ideias :)

Talvez tu tenhas um ideia diferente e julgues que css resest, vai-te resolver grande parte dos teus problemas de  crossbrowsing, não, um css reset so e usado quando realmente sabes o que estas a fazer e que não vai-te prejudicar na implementação da folha de estilos, como o nome indica, vai-te resetar tudo.

Senão, imagina uma estrutura com 80 elementos, e teres de definir margin e padding para todos eles, etc...

Eu pessoalmente não tenho reclamaçoes de clientes, alias todos eles vierem de experiençias anteriores em que os developers usaram css resets, e acabaram por implementar regras totalmente absurdas, como paddings, quando deveriam de ser margins, e "<a href="#"> com paddings de 100 pixeis, entre outras coisas.

Eu pessoalmente não uso aquelas listas enormes, e também não tenho grandes problemas com isso , todos os projectos, sairam como o cliente pediu, sempre satisfeitos e prontos a voltar, julgo que estamos a falar daquelas listas enormes, senão, estamos a falar em vão.

Os unicos elementos a que fasso css reset e: html, body e div, mais nada, aquelas lista enormes com css resets, so te trazem problemas.

geone

Então diz-me, quando o Firefox e Chrome têm definições diferentes para um elemento, que fazes?

regra geral não tenho, tenho apenas quando se trata de internet explorer, ai uso css hacks e raramente uso ou forço novas folhas de estilo.

geone

Como queiras, estas convicto de que css resets são a solução para o teu problema, na minha opinião css resets, so devem ser usados, quando realmente e necessario o uso deles, e um css reset global, varia sempre de projecto para projecto.

ou vais usar sempre o mesmo css reset em cada projecto?

mjamado

Lógico, afinal, chama-se reset por uma razão...  :) O do Eric Meyer, o da YUI ou o da Blueprint, um deles está sempre em cada projecto.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

geone

Lógico, afinal, chama-se reset por uma razão...  :P O do Eric Meyer, o da YUI ou o da Blueprint, um deles está sempre em cada projecto.

Voçes gostam mesmo de escrever, quando não e necessario, mas cada um e livre de utilizar os recursos que achar adequado.

definir margin e padding deve ser o vosso prato favorito.

yoda

Sempre usei o mesmo, saiu sempre tudo direito como era esperado, por muito diferentes que os projectos fossem.

Quanto aos margins e paddings, usam-se mais ou menos conforme a capacidade do programador de ler a situação que tem à sua frente, e isso aplica-se a tudo o resto. Tenho dito, acho que não vale a pena continuar a discussão por não me parecer ir a lado algum.

mjamado
definir margin e padding deve ser o vosso prato favorito.

Para isso é que serve as base css, aplicadas a seguir. Estas é que já são mais discutíveis: vou estar a incluir sempre estilos para h4-h6, que raramente uso? Meh.

Eu uso, porque depois de minificado e gzipado a diferença é meia dúzia de bytes e não estou para me chatear, mas admito que gere mais discussão que as reset; para essas, a discussão séria acabou há muito, com desvarios ocasionais de noobs puristas.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

geone

Ora bem, css resets apenas existem para diminuir as divergençias entre browsers.

Até ai tudo bem, concordo, mas o grande problema das css resets e que grande parte das pessoas teima em usar as css reset's defaults, e elementos como p, h1, h2, h3, h4, h5, acabam por ter margin e padding: 0;

O que mais tarde acaba por ter re-escrever mais codigo para dar estilo a essas mesmas tags que sofreram o reset, quando se podia usar o default,  se gostam de perder tempo, força.

Agora se o developer usar somente o css reset necessario para o seu projecto, tudo bem, concordo, mas agora fazer reset a tudo, e re-escrever tudo de novo?

e de loucos.

mjamado

Lê o comentário acima, é para isso que se usam as base css, que colocam todos os valores de forma consistente, em todos os browsers. Essa base tanto pode ser as que sempre acompanham as reset, como pode ser uma tua, que foste aperfeiçoando ao longo dos anos de experiência - e que é ajustada de projecto para projecto.

Depois, há ainda uma outra folha de estilos, que eu chamo de estrutural, com o que é radicalmente diferente de projecto para projecto.

e que o google le direitinho.

Quê?  😲 O que é que o Google vem para aqui fazer numa conversa de CSS?

geone

acho que não vale a pena continuar a discussão por não me parecer ir a lado algum.

concordo, cada um e livre de usar o que bem entender, esta discussão não vai a lado nenhum.

geone

Quê?  😲 O que é que o Google vem para aqui fazer numa conversa de CSS?

isso foi editado e apagado, ainda antes de responderes.

yoda

concordo, cada um e livre de usar o que bem entender, esta discussão não vai a lado nenhum.

Tens de dar o braço a torcer e entender que estás a argumentar de forma falaciosa. Primeiro dás o exemplo de um artigo que desvaloriza (mal, porque o próprio acaba por usar o mesmo método) o uso de CSS Reset. Depois argumentas parcialmente com base no que esse artigo diz. Por fim, pareces preocupar-te mais com o que os outros fazem com as CSS Reset do que propriamente com o teu trabalho, e acabas por dizer que elas são úteis. Se é uma questão de escolha, como dizes, o próprio início da discussão era escusado. As CSS Reset são úteis, têm razão de existir e actualmente ainda é necessário encontrar um meio termo para lidar com as diferentes formas de renderização dos browsers. Se não gostas delas, é uma questão completamente à parte. Não digas é que são inúteis e andes nesse vaivém de opiniões só porque rejeitas a hipótese de dar o braço a torcer e admitir que estavas errado.

geone

Eu não disse que são inuteis, apenas e na minha opinião so devem ser usadas quando realmente são necessarias e apenas para evitar re-escrever codigo, pois as css resets actuais resetam tudo a 0, significa que re-escreves mais codigo para re-ajustar os estilos sobre os quais fizeste reset.

Logo perdes, mais tempo.

Eu apenas reseto html, body, div, e mais algumas conforme o necessario.

Não, em caso algum, uso uma lista de css reset default, pois não acho necessario resetar tudo, sendo essa a confusão.

mjamado
significa que re-escreves mais codigo para re-ajustar os estilos sobre os quais fizeste reset.

Eh pá, pela terceira e última vez: é para isso que servem as base css.