Jump to content
Flames

Vending machine

Recommended Posts

Flames

Boas... Eu queria uma ideia de como fazer o meu programa de vending machine...

Objectivo:

O utilizador insere o numero de moedas de cada tipo que a vending machine contêm tipo: 2 1 1 1 0 0 0 0 ----> significa 2 moedas de 2 euros 1 de um euro e assim até chegar ao 1 centimo...

De seguida o utilizador insere o preço que vai pagar como também a quantidade de moedas a inserir de cada tipo 4.5 2 0 1 0 0 0 0 0 ----> significa que vai pagar 4.5 euros com duas moedas de dois euros e uma de 50 centimos...

Depois de algumas afinações ja fiz o programa para em caso da soma que o utilizador inseriu para pagar a despesa seja inferior o programa devolve a quantidade e diz que o preço é inferior...

Agora estou na dúvida como faço em caso de haver troco (calamidade :S):

exemplo: 4.5 2 1 0 0 0 0 0 0 existe troco de 0.50 centimos como hei-de devolver partindo do tipo de moedas que a máquina dispõe...

Desculpem o incómodo...

brunoais

Agora estou na dúvida como faço em caso de haver troco (calamidade :S):

exemplo: 4.5 2 1 0 0 0 0 0 0 existe troco de 0.50 centimos como hei-de devolver partindo do tipo de moedas que a máquina dispõe...

Paga 4.5 com 2 moedas de 2€ e 1 de 1€? Isso é 3€ e não 4.5€. (failed maths forever(n me vão fazer dizer isto em português pois n?))

O q podes fazer é a tal lógica de 1º pagar o máximo de moedas de 2€ (neste caso 0), o máximo de moedas de 1 (neste caso, 0), o máximo de moedas de 0.5 (neste caso, 1), o máximo de moedas de 0.20 (neste caso, 0)... (acho q isso está explicado em baixo)

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

daj

brunoais, andas a reinventar a matemática. ;-)

Flames, uma solução poderá ser

- procuras a moeda mais alta que existe na máquina que seja menor ou igual que o troco.

- troco = troco - moeda

- decrementas o contador respectivo

- repetir enquanto troco não 0

Supondo que tens 3.25 eur de troco para dar e tens na máquina 0 moedas de 2eur, 2 moedas de 1 eur, 5 moedas de 50cent, 1 de 10cent e 4 de 5cent.

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 1eur. troco = 2.25

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 1eur. troco = 1.25

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 50cent. troco = 0.75

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 50cent. troco = 0.25

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 10cent. troco = 0.15

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 5cent. troco = 0.10

- a moeda mais alta que é menor que o troco é 5cent. troco = 0.05

- a moeda mais alta que é igual ao troco é 5cent. troco = 0.00

Convém registares as moedas que usas para repores caso não seja possível dar troco.

Localhost

@brunoais: lol & fail.  ;)

@Flames: se quiseres aprender alguma coisa com isto resolve o problema com programação dinâmica. Para além de teres o troco, vais tê-lo no menor número de moedas possível. Só em tom de curiosidade.

here since 2009

brunoais

@brunoais: lol & fail.  ;)

No q é q eu falhei? Percebi mal o q o autor escreveu?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Localhost
Isso é 3€ e não 4.5€.

(2 * 2) + (1 * 1) = 5.

E os 4.5€ é o valor da compra e não o dinheiro dado pelo utilizador, daí ter-se que dar 0,50€ de troco.

here since 2009

Flames

eu ia tentar aplicar essa teoria mas deparei-me com um problema que não sei mesmo como ultrapassar (sim sou novato em c ;) )

por exemplo para gravar o preço e as respectivas moedas para pagar dá-se um problema:

4.5 2 1 0 0 0 0 0 0

quero pagar 4.5 e uso duas moedas de dois euros e 1 de um euro depois uso a soma para verificar se o valor inserido é igual ao valor de 4.5 mas esse float ocupa duas casas (sim neste momento é confuso vou dar o código a exemplificar):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#define L1 7
#define L2 8
#define L3 8
float num1[L1];
float num2[L2];
float num31[L3];
float num3[]={2,1,0.5,0.2,0.1,0.05,0.02,0.01} <---- array para o valor das moedas que sera multiplicado pelo array num2
void moedasmaquina(){
   int i;
    for (i=0;i<=L1;i++){
            scanf("%d",&num1[i]);}
}
void bolsomoedas(){
  int x;
    for (x=0;x<=L2;x++){
            scanf("%2f ",&num2[x]);}
}
void somamoedas(){

int x;
    int z=0;                                                     tem variaveis aqui que sao usadas posteriormente...
    float soma=0;
    for (x=1;x<=L2;x++){
    soma+=num2[x]*num3[x-1]; <---- aqui esta a soma do array que o utilizador insere vezes o array "peso" de cada posicao
    printf("%f",soma);
    }
    if (num2[0]>soma){
            printf("troco: ");
            mostrarbolsomoedas();
            printf(" valor insuficiente!");

int main(){
moedasmaquina();
bolsomoedas();
somamoedas();

return 0;
}

PanKBoy

Boas,

também estou a fazer este exercício, e na altura de calcular o troco, quando preciso de dar um troco de 5 centimos, não é o que me devolve.

Estou a dividir o troco, pelas moedas, e depois subtraio ao troco as moedas que tirei.

Quando faço 0.05/0.05, não me dá nada e passa à moeda seguinte: faz 0.05/0.02 e aí já me dá duas moedas de 2 centimos. alguem me pode ajudar? já tentei de varias maneiras e não resulta. :S

obrigado! :P

i307

Também  estou a fazer este exercício  :P

Estava a tentar criar a fórmula que nos dá as moedas para fazer o troco mas não está a funcionar. Provavelmente porque estou a inventar demais.

i=0;
    while(i<8){
    val=0;
    while(val>=0){
    val = troco - (1*valores[i]);
    vtroco[i]+=1;
    }
    i++;
    }

SharkAD

Também estou a tentar fazer o mesmo problema e realmente isto para novatos em c é um bocado complicado...  :P

Gostava de ajudar mas infelizmente também preciso de ajuda  :P

i307

Boas,

também estou a fazer este exercício, e na altura de calcular o troco, quando preciso de dar um troco de 5 centimos, não é o que me devolve.

Estou a dividir o troco, pelas moedas, e depois subtraio ao troco as moedas que tirei.

Quando faço 0.05/0.05, não me dá nada e passa à moeda seguinte: faz 0.05/0.02 e aí já me dá duas moedas de 2 centimos. alguem me pode ajudar? já tentei de varias maneiras e não resulta. :S

obrigado! :P

Tou com um problema semelhante . Mas comigo é em moedas de 50 centimos.

Se tiver de dar troco 5.70 ,dá 2 de 2€ ,1 de 1€ , 1 de 0.5cent e 1 de 20cent.

Se for para dar troco de 4.70 então dá-me 3 de 20 cent e uma de 10cent.

Não consigo perceber pois (0.7/0.5) > 1 portanto ele devia fazer a operação. Não sei como é que passa para a moeda seguinte.

EDIT: problema resolvido. faltava-me chaveta no else.

PanKBoy

Tou com um problema semelhante . Mas comigo é em moedas de 50 centimos.

Se tiver de dar troco 5.70 ,dá 2 de 2€ ,1 de 1€ , 1 de 0.5cent e 1 de 20cent.

Se for para dar troco de 4.70 então dá-me 3 de 20 cent e uma de 10cent.

Não consigo perceber pois (0.7/0.5) > 1 portanto ele devia fazer a operação. Não sei como é que passa para a moeda seguinte.

EDIT: problema resolvido. faltava-me chaveta no else.

já te funciona bem?