Jump to content
Xniper

Teclado do windows no delphi

Recommended Posts

Xniper

Boas eu sou novo aqui e ainda nao conheço muito bem as regras do forum, mas será que me podiam ajudar num assunto ?

É assim eu estou a fazer a minha PAP de final de curso e queria saber se alguem me sabe dizer como é que eu ponho o teclado do windows no delphi5, isto é eu vou utilizar o programa num ecra touch e entao necessitava mesmo de ul teclado sempre pronto a escrever. Será que me poderiam ajudar? 

Obrigado

thoga31

Boas.

Deixa ver se entendi. Queres que no touch esteja sempre disponível um teclado qwerty para que o utilizador o use para o que for necessário.

Isso não é fazer uma série de botões a simular um teclado, como em qualquer touch? ;)

Não sei se estou a entender totalmente a tua dúvida. Podes dar mais alguma informação sobre a api que estás a desenvolver? ;)

Cumprimentos.

Knowledge is free!

nunopicado

Podes instalar um componente de teclado virtual.

Nunca usei, mas podes começar por este: http://www.delphipages.com/comp/virtual_keyboard-3342.html

No google há mais, caso este não seja bem o que queres!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

podes também abrir de dentro do teu programa o teclado virtual do windows, mas não sei se isso te interessa...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Xniper

Antes de mais opbrigado pela a ajuda, eu estou a desenvolver um programam para gerir um salão de cabeleireiro. E já fiz um teclado virtual e programei botão a botão e funcionava execelente, só que , os ^~´`nao funcionam nas letras , ao pressionar esses botões eles escrevem logo o caracter nao associam à letra percebem ?

Sim talvez eu ponha um "atalho" lá no programa para abri o próprio teclado do windows. Mas o problema é que eu nao sei como ?

Quanto ao programa adicional vou exprimentar ;) obrigado a todos

nunopicado

Para usar o do windows basta de dentro do programa em Delphi executar o ficheiro osk.exe, pertencente ao windows...

Por exemplo, cria-se uma função que execute ficheiros externamente:

function RunExe(cmd: string):boolean;
var
  SUInfo: TStartupInfo;
  ProcInfo: TProcessInformation;
  SEInfo: TShellExecuteInfo;
  ExitCode: DWORD;

begin
     FillChar(SUInfo, SizeOf(SUInfo), #0);
     SUInfo.cb:=SizeOf(SUInfo);
     SUInfo.dwFlags:=STARTF_USESHOWWINDOW;
     SUInfo.wShowWindow:=SW_HIDE;
     Result := CreateProcess(nil,PChar(cmd),nil,nil,false,CREATE_NEW_CONSOLE or NORMAL_PRIORITY_CLASS,nil,nil,SUInfo,ProcInfo);

if Result then begin
                         WaitForSingleObject(ProcInfo.hProcess, INFINITE);
                         CloseHandle(ProcInfo.hProcess);
                         CloseHandle(ProcInfo.hThread);
                    end;
end;

E num botão criado para o efeito (abrir o teclado virtual), insere-se o seguinte código:

procedure Button1OnClick(sender:TObject);
begin
       if not RunExe('osk.exe') then showmessage('Erro! Não foi possível abrir o teclado virtual!');
end;

Podes experimentar isto, não testei mas em principio não dará problema...

• Vote 1

Adelson Rui Alves

Resolvido.

Edited by Adelson Rui Alves