Jump to content
1Skull

Estrutura para os meses do ano

Recommended Posts

1Skull

Bom dia, estou a fazer um projecto do final de modulo :cheesygrin:, mas tenho um problema.

Quando nós escrevemos 1 queria que aparecesse o nome do mês, e assim sucessivamente. Gostava de saber se me poderiam ajudar  🤔.

Se der para fazer uma estrutura agradecia.  :)

Obrigado desde já :wallbash:

amando96

> Ler valor

> Switch case

switch (variavel)

case 1:

mes = "janeiro";

break;

case 2:

mes = "fevereiro";

break;

...

default:

mes = "Esse mês não existe!";

break;

Acabar o switch

printf("%s",mes);

A do array foi bem pensada  :)

FACEPALMMOVLW PALMMOVWF FACE

Localhost

Podes ter um vector de strings e depois indexar a posição inserida pelo utilizador (sem esquecer que a indexação começa no 0).

char months[][30] = {"janeiro", "fevereiro", "março", "abril", "maio", "junho", "julho", "agosto", "setembro", "outubro", "novembro", "dezembro"};

scanf ("%d", &n);
printf ("%s\n", months[n - 1]);

here since 2009

1Skull

Nao sei bem como explicar, eu preciso dos meses, porque preciso de datas de nascimento, mas eu tenho de usar funções e como nao domino bem gostaria que me explica-se melhor.

Desculpe a minha ignorancia

Localhost

Passei agora por momentos difíceis para pôr o código a funcionar lol. Já tens a função corrigida e testada no post anterior.

here since 2009

Baderous

Podes ter um vector de strings e depois indexar a posição inserida pelo utilizador (sem esquecer que a indexação começa no 0).

char months[][30] = {"janeiro", "fevereiro", "março", "abril", "maio", "junho", "julho", "agosto", "setembro", "outubro", "novembro", "dezembro"};

scanf ("%d", &n);
months[n - 1][strlen (months[n - 1])] = '\0';

printf ("%s\n", months[n - 1]);

Não é preciso esse malabarismo todo, basta um array de strings, elas são inicializadas com o '\0' no fim de cada uma.

#include <stdio.h>

int main(void) {
        int n;
        char* months[] = {"janeiro", "fevereiro", "março", "abril", "maio", "junho", "julho", "agosto", "setembro", "outubro", "novembro", "dezembro"};
        scanf("%d",&n);
        printf("%s\n",months[n]);
        return 0;
}

Localhost

Realmente fui um bocado redundante. Se utilizei a função strlen e ela retornou tudo correctamente é porque já existia lá o \0.

here since 2009

Cronometro

Não é preciso esse malabarismo todo, basta um array de strings, elas são inicializadas com o '\0' no fim de cada uma.

#include <stdio.h>

int main(void) {
        int n;
        char* months[] = {"janeiro", "fevereiro", "março", "abril", "maio", "junho", "julho", "agosto", "setembro", "outubro", "novembro", "dezembro"};
        scanf("%d",&n);
        return 0;
}

ou

printf("%s\n",months[n-1]);

?

Software is like sex: It’s better when it’s free.