Jump to content
RubenFelix

Connecção a um servidor de MySQL

Recommended Posts

RubenFelix

Pessoal, estou aqui com um problema que eu gostava que me pudessem ajudar:

Fiz uma pequena aplicação em Java para ligar a uma base de dados MySQL. Depois de muito tentar, a conexão ficou a trabalhar às mil maravilhas e conseguia obter e inserir informação na base de dados.

Como a aplicação era para disponibilizar por um grupo de pessoas que está a organizar um torneio (A aplicação serve para inserir e modificar jogadores inscritos), decidi montar um servidor em casa em que alojasse a página WEB do torneio e o respectivo servidor MySQL.

Ora agora, o problema é conectar a aplicação Java com o servidor MySQL.

Já meti o ip do servidor com os parâmetros todos correctos e a mensagem de erro é a seguinte:

com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.CommunicationsException: Communications link failure

The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server.

De referir que na minha rede, existe um router de acesso para o exterior. Já configurei o router para reencaminhar os as portas TCP e UDP 3306 para o IP do computador que esta a fazer de servidor, já configurei a firewall que tenho instalada no servidor para deixar passar o tráfego por essas portas e também já configurei o MySQL para que o acesso do user que configurei possa ser feito a partir de qualquer máquina.

Se me pudessem ajudar agradeceria imenso.

Obrigado.

(Desculpem se a secção não é a mais indicada, mas já estou a sentir-me completamente frustrado)

baleado

O problema poderá estar nas permissões de conexão do utilizador ao MySQL, já que parece que o utilizador só tem permissão para aceder a partir da máquina local.

No seguinte URL tens a explicação de como podes alterar os privilégios do utilizador:

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/show-grants.html

Podes usar também ferramentas como o "phpMyAdmin" ou  o "MySQL Administrator" para o fazeres.

RubenFelix

Obrigado pela resposta, mas o problema também não está ai. O meu servidor MySQL foi instalado através do xampp. Configurei já os utilizadores para terem acesso do exterior, bem como o phpmyadmin também para ser acessível a partir do exterior e está tudo a funcionar correctamente. Através do phpmyadmin, consigo executar todas as querys que quero através do exterior da rede. O problema está que, com o mesmo utilizador e pass que faço pelo phpmyadmin na minha aplicação Java, nada funciona e ele nem consegue conexão com o servidor.

baleado

Ao fazeres querys com o phpMyAdmin estás a fazer querys usando uma conexão local, pois o servidor php corre na mesma máquina que o motor MySQL (assumindo que estão os dois instalados na mesma máquina).

Faz o seguinte, acede ao phpMyAdmin, selecciona o separador "privilégios" clica no botão de editar a informação do utilizador, e na secção "Informação de Login" diz-me o que tens no campo "Máquina".

Se estiver tudo correcto outro problema poderá ser a firewall do servidor.

RubenFelix

Em máquina tenho: %

Já não sei mais que fazer, ando a ler que talvez possa ser da aplicação tomcat que o xampp utiliza mas não estou a conseguir chegar lá..

Penso que a firewall não será o problema já que no router já configurei os portos de encaminhamento para o ip do computador que tem o MySQL a funcionar...

baleado

O MySQL não tem nada a ver com o tomcat, não me parece que seja por aí.

Podias mostrar qual o url de conexão que estás a usar?

RubenFelix

public class Connector{
    private String Host;//MySQL remote machine
    private String DataBase; //Database name
    private String User;
    private String Pass;
    private String sql;
    private String Driver = "com.mysql.jdbc.Driver"; //Driver class of JDBC
    private String Str_conn; //Connection URL

private void setStr_conn(){
        Str_conn = "jdbc:mysql://" + Host + ":3306/" + DataBase;
    }
    private void changeHost(String Host){
        if(Host.isEmpty()) System.out.println("No host entered");
        else this.Host = Host;
    }
    private void changeDB(String DB){
        if(DB.isEmpty()) System.out.println("No DataBase entered");
        else this.DataBase = DB;
    }
    private void changeUser(String User){
        if(User.isEmpty()) System.out.println("No user selected");
        else this.User = User;
    }
    private void changePassword(String Pass){
        if(Pass.isEmpty()) System.out.println("No password entered");
        else this.Pass = Pass;
    }
    public void setDBProperties(String Host, String DataBase, String User, String Pass){
        if(Host.isEmpty() || DataBase.isEmpty() || User.isEmpty()) System.out.println("Error setting DB properties.");
        else{
            this.Host = Host;
            this.User = User;
            this.DataBase = DataBase;
            this.Pass = Pass;
            setStr_conn();
        }
    }
    public void setSQlQuery(String SQLQuery){
        if(SQLQuery.isEmpty()) System.out.println("No query setted.");
        else this.sql = SQLQuery;
    }
    public ResultSet executeSelect() throws ClassNotFoundException, SQLException{
        if(sql.isEmpty() || Pass.isEmpty() || User.isEmpty() || DataBase.isEmpty() || Host.isEmpty()){
            System.out.println("Error.");
            ResultSet rs = null;
            return rs;
        }
        else{
            Class.forName(Driver); //Faz o carregadomento do Driver.
            //Faz a conecção com a Base de Dados.
            java.sql.Connection conn = DriverManager.getConnection(Str_conn, User, Pass);
            //Cria um statement para podermos executar o query SQL.
            java.sql.Statement stmt = conn.createStatement();
            //Executamos o Query, quardando o resultado no ResultSet.
            ResultSet rs = stmt.executeQuery(sql);
            //Faz o retorno do ResultSet para o utilizador poder ler os dados que pretendeu.
            return rs;
        }
    }
    public void executeQuery() throws ClassNotFoundException, SQLException{
        if(sql.isEmpty() || Pass.isEmpty() || User.isEmpty() || DataBase.isEmpty() || Host.isEmpty()){
            System.out.println("Error.");
            return;
        }
        else{
            Class.forName(Driver); //Faz o carregadomento do Driver.
            //Cria um statement para podermos executar o query SQL.
            //Executamos o Query SQL. Se returnar 1, o query foi bem sucedido. Caso contrário, houve uma falha.
            int rs = stmt.executeUpdate(sql);
            if(rs==1) System.out.println("Query bem sucedida");
            else System.out.println("Query falhou");
        }
    }
    public boolean testConnection(){
        boolean aux = true;
        try {
            Class.forName(Driver); //Faz a conecção com a Base de Dados.
        } catch (ClassNotFoundException ex) {
            aux = false;
        }
        try {
        } catch (SQLException ex) {
            aux = false;
            System.out.println(ex);
        }
        return aux;
    }
}

Este é a minha class de conexão ao MySQL.

Depois na minha JFrame tenho:

Connection.setDBProperties("lightup.sytes.net","TorneioPesUDRC", "root", "PASS");
        Connect = Connection.testConnection();

baleado

Verifica se no ficheiro my.ini tens o porto 3306.

Tenta reiniciar o servidor MySQL para garantir que o servidor assume as novas configurações.

Dá uma olhadela aos ficheiros de log para ver se encontras mais alguma pista.

Desliga todas as firewall e volta a testar.

RubenFelix

Decidi testar isto de outra forma: Instalei o xampp num pc cá de casa que liga directamente à internet e voilá, a conexão é feita sem problemas. Portanto o problema neste momento vai para o router...

De qualquer forma, não sei bem que fazer já que nas definições do router já meti os portos de encaminhamento correctos penso eu...

RubenFelix

Já esta resolvido.

Depois de ter instalado o xampp num computador que ligasse directamente à internet, percebi que o erro estaria mesmo no router que estava à frente da rede do meu servidor. Ora, como tinha dito, já tinha feito o port forwarding no router.

Ora vamos ao erro (que é ridículo, mas enfim...): metia o forwarding de origem :3306 para o destino :3306 no ip do servidor.

Ora teria de ser de: QUALQUER para o destino :3306...

Enfim...

Obrigado a todos os que me ajudaram. Continuem com esta grande comunidade. Abraços.