Jump to content
heatrow

Manipulação de variaveis

Recommended Posts

heatrow

Olá pessoal,

neste momento estou a trabalhar para 1 projecto de curso e estou com 1 grande quebra cabeças, que parece ser algo facil, mas no entanto não o é.

Eu estou a desenvolver uma pagina, que permite a um utilizador consultar a informação nutricional á cerca de um alimento qualquer. Atraves de um formulario, o utilizador introduz o nome do alimento, e o que é suposto acontecer é o seguinte:

criei uma função em php que lista todos os alimentos referentes a essa pesquisa, sendo que nessa lista cada ALIMENTO é uma hiperligaçao que eu fiz, até aqui tudo basico.

Esta pagina tem 2 frames, uma que recebe a lista dos alimentos, e outra em que eu crio uma tabela que mostre os campos de cada registo(ALIMENTO) á parte. So que o meu problema, é que sendo cada alimento uma hiperligaçao, eu nao consigo fazer com que o utilizador ao carregar no alimento, os campos desse alimento ou seja as calorias, proteinas, gordura etc (referente a esse alimento) aparecam nessa tabela que quero!

Aconcelharam.me a utilizar ajax, uma 'jquery', mas eu n pesco nada disso, e por isso queria que me tentassem ajudar a resolver o problema se conseguissem!

Aqui vai o codigo actual:

<?php 
$host="localhost";
$user="root";
$pass="";
$dbname="performancebase";

//conecta a base de dados
mysql_connect($host, $user, $pass) or die("Não foi possivel conectar-se á base de dados");
//seleciona a base de dados
mysql_select_db($dbname) or die("Não foi possivel conectar-se á base de dados");
//$alimento=$_POST['alimento'];

$alimento=$_POST['alimento']; //recebe a variavel que vem do formulario de outra pagina (nome do alimento)
$procura="SELECT * FROM alimentos WHERE nome LIKE '%$alimento%' "; //procura na base de dados o alimento
$alimentos=mysql_query($procura);
$al=mysql_fetch_array($alimentos);
$numeroalimentos = mysql_num_rows($alimentos);

?>
<?php do { ?>
 <font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" color="#FFFFFF">
 <a href="tabela_ali.php?<?php $al['id']; ?>"<?php echo $al['nome']; ?> target="i_a"><font color="#FFFFFF"> <?php echo $al['nome']; ?></font></a>

// esta parte serve para tornar cada item(alimento) que a base de dados encontre numa hiperligaçao. é a partir de aqui que deve de ser criado entao o transporte das variaveis, ou seja, tem de haver alguma funçao que permita que ao clicar nesta hiperligaçao sejam enviadas os valores dos campos deste mesmo allimento.

<?php
} while ($al=mysql_fetch_array($alimentos));
?>
<table>
<tr>
<td> <font color="#FFFFFF"> Total  <?php echo $numeroalimentos ?> alimentos com esta pesquisa </font></td>
</tr>
</table>

</font>
</html>

Pessoal desde ja agradeço qualquer ajuda, se me conseguissem ajudar era optimo.

Obrigado

Fábio Ventura

socopo

Antes de mais podeias usar a formatação para código php para facilitar a leitura tipo

EDIT: Parece que alguém já fez isso por ti

<?php
    echo $ola;
?>

Parece-me que estás a fazer o link mal... Pois nem pões o nome da variável que queres passar.

P.e. tás a fazer algo do género

<a href="tabela_ali.php?123"chocolate target="i_a">

deverias ter algo tipo

<a href="tabela_ali.php?id=123" target="i_a">

Se não for esse o único problema põe cá o código que tens em tabela_ali.php.