Jump to content
FDomingos

Mac OS X Lion

Recommended Posts

FDomingos

Foram hoje anunciadas pela Apple, as novas funcionalidades do novo sistema operativo Mac OS X Lion. Estas podem ser vistas em: http://www.apple.com/macosx/lion/ .

Resumidamente, as novidades são as seguintes (é melhor verem o site anterior, onde estão descritas com melhor detalhe):

• Launchpad - Dá acesso instantâneo às aplicações tal como no iPad, basta clicar no ícone do desktop, para aparecer este novo menu full-screen com as aplicações instaladas;
  • Full Screen Apps - De modo a minimizar distracções, a próxima versão do sistema operativo da maçã, vai permitir a utilização de programas em modo ecrã inteiro. "The app and nothing but the app", é assim que esta funcionalidade é descrita;
  • Mission Control - Uma versão melhorada do Exposé, que agora mostra também as aplicações que funcionam em modo ecrã inteiro;
  • Gestures and animations - Novas gestures para as novas funcionalidades;
  • Auto Save - Diga adeus às gravações manuais, agora o Mac OS X grava os documentos de forma automática. Esta nova versão, guarda as alterações no documento, em vez de criar cópias adicionais do mesmo, poupando no espaço disponível no disco rígido; 
  • Versions - Grava a evolução do documento à medida que este é criado. O Lion grava o documento automaticamente, e com esta funcionalidade, poderá ver todas as "gravações";
  • Resume - Quando se reinicia o computador, é necessário fechar todos os documentos e aplicações em que estamos a trabalhar. Com esta funcionalidade, todas as aplicações irão voltar ao estado em que estavam antes da reinicialização.
  • Mail 5 - Agora com suporte a ecrã inteiro e uma nova funcionalidade intitulada conversations que melhora a forma como se lê e gere o email;
  • Air Drop - Envio de ficheiros por wireless, de forma mais simples; 
  • Lion Server - Agora o Server faz parte do Lion, qualquer mac com a nova versão do sistema operativo pode ser um servidor e beneficiar das vantagens disponibilizadas pelo Lion Server.

Cynary

Pela descrição, eles estão a colocar o SO com funcionalidades semelhantes ao iPad/iPod ... será que terá suporte para as aplicações dos mesmos? xD Seria interessante :thumbsup: Para toque, etc., tínhamos o trackpad/magic mouse, e o launchpad/aplicações full screen simulavam o iPad/iPod ...

falco

Aplicações em "Full-screen", grande inovação!! LOLOLOLOLLOLOLOLOL

Os judeus quando mataram o Jesus, processaram a burocracia com aplicações em full-screen...

Triton

Aplicações em "Full-screen", grande inovação!! LOLOLOLOLLOLOLOLOL

Os judeus quando mataram o Jesus, processaram a burocracia com aplicações em full-screen...

Será que já dá para maximizar janelas (sem ser full-screen)? :cheesygrin:

<3 life

socopo

Será que já dá para maximizar janelas (sem ser full-screen)? :cheesygrin:

Há uma aplicação que te deixa fazer isso, o nome é que não sei nem a encontrei agora fazendo uma pequena pesquisa  :thumbsup: pode ser que consigas encontrar tu

M6

Esse "auto save" parece-me meio caminho andado para o desastre quando o ficheiro fica corrompido e a aplicação o tentar recuperar, mas posso estar enganado...

Por esta razão prefiro ocupar mais uns megas de disco e ter uma cópia ao lado do que ter um ficheiro com tudo (provavelmente com deltas ou semelhante senão não se pouparia espaço), até porque, a bem da verdade, ninguém vai ficar com falta de espaço por ter uns míseros megas ocupados com ficheiros temporários ao lado...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

socopo

Esse "auto save" parece-me meio caminho andado para o desastre quando o ficheiro fica corrompido e a aplicação o tentar recuperar, mas posso estar enganado...

Por esta razão prefiro ocupar mais uns megas de disco e ter uma cópia ao lado do que ter um ficheiro com tudo (provavelmente com deltas ou semelhante senão não se pouparia espaço), até porque, a bem da verdade, ninguém vai ficar com falta de espaço por ter uns míseros megas ocupados com ficheiros temporários ao lado...

Eu acho que a ideia deles é bastante boa! Claro que pede muita qualidade porque consequências de erros pode ser grave. Sem duvida é uma óptima feature para quem precisa de guardar várias versões dum ficheiro.

Triton

Epa, o Office acho que faz isso desde há umas versões atrás...

Mas se for algo transparente a todas as aplicações, então é algo de valor.

<3 life

bubulindo

Epa, o Office acho que faz isso desde há umas versões atrás...

Mas se for algo transparente a todas as aplicações, então é algo de valor.

Referindo-se o artigo ao sistema operativo, parece bastante óbvio, não?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

scorch

Na minha opinião isso deve ser algo inerente ao sistema operativo mas também configurável pelas aplicações, ou então corre-se o risco de como disse o M6, é meio caminho andado para muitos ficheiros ficarem corrompidos. :)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

FDomingos

Análise à beta do Lion http://lifehacker.com/#!5770609/screenshot-and-feature-tour-of-mac-os-107-lion .

Destaco o facto de por defeito não existirem luzes na dock que indicam que um programa se encontra em execução e o scroll invertido (agora para deslocar uma página para baixo, deve-se deslocar os dedos para cima, tal como no ipod e ipad), que devem dar alguma polémica.

HecKel

• Versions - Grava a evolução do documento à medida que este é criado. O Lion grava o documento automaticamente, e com esta funcionalidade, poderá ver todas as "gravações";

Esta é provavelmente uma das minhas funcionalidades preferidas :thumbsup: Muito jeito me teria dado em alguns trabalhos que fiz...

FDomingos

Sim, também é das minhas favoritas. Finalmente parece que acabaram-se os ficheiros espalhados pelo computador, que graças à minha "organização" tantas vezes acontece.

O scroll invertido, é que não me está a agradar muito, e provavelmente vai-me confundir um bocado durante uns bons tempos, depois de tantos anos a usar o actual sistema.

Baderous

O scroll invertido, é que não me está a agradar muito, e provavelmente vai-me confundir um bocado durante uns bons tempos, depois de tantos anos a usar o actual sistema.

Podes mudar para o scroll normal.