Jump to content
MykeX

Operating System PCF

Recommended Posts

MykeX

Olá a todos. Venho por este meio divulgar um projecto que eu tenho vindo a desenvolver nos últimos anos.

Título: Operating System PCF

Última Versão: 4 - Build 2802 (26/10/2010)

Site Oficial (Launchpad): https://launchpad.net/operating

Licença: GNU General Public License v3, créditos a todos os devidos autores incluídos no código-fonte, salvo erro.

Líder do Projecto: MykeX

Booted.jpg

Descrição: O PCF é um (muito) simples sistema operativo de 32 bits destinado para a plataforma x86 da Intel. Neste momento o projecto encontra-se na versão 4 ( decidi reescrever completamente o kernel e as librarias nesta nova versão ).

Características:

- Multi-tasking/threading baseado em software switching capaz de executar código em CR3 e kernel mode;

- Gestor de memória com paging;

- Shell integrada;

- Drivers de teclado (com layout português), serial port, floppy, vga;

- Debug através da serial port;

- libc baseada na "The Single UNIX® Specification";

- ...

- Na versão 3 tinha implementado um simples gestor de ficheiros (FATfs) mas como tinha alguns bugs ainda não está implementado na versão 4.

Todo o código foi comentado usando o standard do Doxygen.

Devido à falta de tempo neste momento o projecto encontra-se parado. Talvez num futuro próximo volte a por "mãos-à-obra". No entanto deixo aqui o link para a página do launchpad do projecto, talvez seja útil para alguém (para mim ajudou-me em muito a saber mais sobre a arquitectura de um SO).

Alguma dúvida não hesitem  :thumbsup: