MykeX 0 Posted February 24, 2011 Report Share Posted February 24, 2011 Olá a todos. Venho por este meio divulgar um projecto que eu tenho vindo a desenvolver nos últimos anos. Título: Operating System PCF Última Versão: 4 - Build 2802 (26/10/2010) Site Oficial (Launchpad): https://launchpad.net/operating Licença: GNU General Public License v3, créditos a todos os devidos autores incluídos no código-fonte, salvo erro. Líder do Projecto: MykeX Descrição: O PCF é um (muito) simples sistema operativo de 32 bits destinado para a plataforma x86 da Intel. Neste momento o projecto encontra-se na versão 4 ( decidi reescrever completamente o kernel e as librarias nesta nova versão ). Características: - Multi-tasking/threading baseado em software switching capaz de executar código em CR3 e kernel mode; - Gestor de memória com paging; - Shell integrada; - Drivers de teclado (com layout português), serial port, floppy, vga; - Debug através da serial port; - libc baseada na "The Single UNIX® Specification"; - ... - Na versão 3 tinha implementado um simples gestor de ficheiros (FATfs) mas como tinha alguns bugs ainda não está implementado na versão 4. Todo o código foi comentado usando o standard do Doxygen. Devido à falta de tempo neste momento o projecto encontra-se parado. Talvez num futuro próximo volte a por "mãos-à-obra". No entanto deixo aqui o link para a página do launchpad do projecto, talvez seja útil para alguém (para mim ajudou-me em muito a saber mais sobre a arquitectura de um SO). Alguma dúvida não hesitem Link to post Share on other sites
Recommended Posts