Jump to content
gambas

Ajuda em desenvolvimento de chat

Recommended Posts

gambas

Boas malta!...

Estou a começar a desenvolver um módulo de chat estilo facebook/gmail para o cms que construi.

O problema é que estou com alguns problemas a nivel do desenvolvimento:

- Os requests feitos ao browser devem ser feitos com muito ou pouco intervalo de tempo? A ideia que tenho é fazer de x em x segundos um request e ir verficar se existe alguma mensagem nova entre user's. Como se processa o request? É que não cria estar a fazer muitos request em pouco espaço de tempo. Acho que vai 'estourar' com o browser.

- Em termos de cookies devo usar para salvar alguns dados essenciais? porque ontem reparei em algo interessante.

Imaginemos que eu tinha a minha janela de chat, ou com um outro utilizador do facebook aberta, e fechava-a. Inicialmente pensei que fosse uma cookie, com o estado da janela, ou seja aberta/fechada.

Mas ontem tinha sessão iniciada no facebook com dois computadores diferentes (na minha conta), e quando abria janela para falar com uma amigo ou a janela de chat, no outro computador também a janela ficava vísivel. O que á partida me parece é que isto involve dados ba base de dados.

Alguem me poderia dar uma ajuda ou se souber alguns funcionamentos do chat?  porque eu tenho umas luzes como fazer, e nem precisava de ajuda vossa se fosse para fazer uma coisa fraquinha. mas quero fazer algo bastante consistente e muito funcional.

mjamado
- Os requests feitos ao browser devem ser feitos com muito ou pouco intervalo de tempo? A ideia que tenho é fazer de x em x segundos um request e ir verficar se existe alguma mensagem nova entre user's. Como se processa o request? É que não cria estar a fazer muitos request em pouco espaço de tempo. Acho que vai 'estourar' com o browser.

A técnica usada pelo Facebook (e outros serviços) chama-se long polling ou comet. São muito menos requests (a menos que o chat seja muito intenso, aí vai dar, na pior das hipóteses, ao mesmo).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

gambas

Pois eu também ja ouvi falar!

Mas pelo que percebi e dando um exemplo, posso ter um script em php a executar durante bastante tempo é isso? O que não percebo é como posso aceder aos dados devolvidos por esse script se só no final de o executar eles vão estar disponiveis para eu lhes ter acesso?

Ou será que durante o pedido de ajax e execução o script me vai devolver algo?

mjamado

Sim, basicamente tens um script PHP com um ciclo, sempre a verificar se há mensagens novas para enviar. Quando houver, interrompes o ciclo e devolves. O JS está à espera do resultado, via callback e faz o que tem a fazer (colocar a nova mensagem na caixa do chat, neste caso) e volta a fazer o pedido para o servidor, onde volta a entrar no ciclo.

Na prática, há uma pequena situação que tens de controlar, que é o max_execution_time do PHP: a quantidade de "voltinhas" do ciclo tem de totalizar um tempo inferior a esse valor. Quando chegar lá perto, é conveniente devolveres vazio, e o JS volta a pedir.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

gambas

mjamado obrigado,

ja estou a perceber o esquema e de facto é uma boa hipotese.

em relação ás questões das cookies alguem me sabe dizer qualquer coisa? o que queria saber era basicamente como guardar estados de janelas, as ultimas mensagens trocadas por utilizadores, ou se esta inactivo... esse tipo de funcionalidades extra