Jump to content
Ekozit

Projecto em C++

Recommended Posts

Ekozit

Ola muito boa noite a todos , precisava de uma ajuda . Preciso de criar um Programa onde faça os registos das horas de entrada dos alunos na sala de aula .

Que nesse projecto o que terá de ter é :

Analise do Problema

Algoritmo na linguagem nativa

Indentificar variaves

Algoritmo em Pseudocódigo

validação formal e validaçao passo-a-passo

Precisava mesmo que me dessem uma ajuda , obrigado  . Digam algo sf

socopo

Olá, aqui no máximo podemos ajudar-te com duvidas que tenhas sobre como se faz isto ou aquilo...

Tu nem pergunta fizeste!

E por esse enunciado não me parece que tenhas de escrever em C++ mas sim apenas em algoritmia. Logo tá na zona errada

Ekozit

"  Programa onde faça os registos das horas de entrada dos alunos na sala de aula . " é isto a progunta e tenho de fazer em c++ , mas nao sei como fazer , o pseudocódigo nem o codigo no dev c++ para funcionar :X

Localhost

Estás a um passo de teres o tópico bloqueado. Mostra o que tens feito ou pelo menos o que planeias fazer.

here since 2009

Diutsu

Olá, aqui no máximo podemos ajudar-te com duvidas que tenhas sobre como se faz isto ou aquilo...

Tu nem pergunta fizeste!

E por esse enunciado não me parece que tenhas de escrever em C++ mas sim apenas em algoritmia. Logo tá na zona errada

Segundo o que percebi, ele tem de primeiro arranjar o algoritmo e depois aplica-lo em C++.

"  Programa onde faça os registos das horas de entrada dos alunos na sala de aula . " é isto a progunta e tenho de fazer em c++ , mas nao sei como fazer , o pseudocódigo nem o codigo no dev c++ para funcionar :X

Não tu não fizeste nenhuma pergunta, fizeste apenas um conjunto de declarações, as quais mesmo que interpretadas como perguntas são demasiado gerais para se perceber onde é que está a tua  dúvida. Portanto no teu caso o melhor seria explicares onde é que estás a ter dúvidas ao certo, p.e. "como fazer A sabendo que tenho x, y, z e o resultado tem de ser na forma yzx", "ou como implementar B"  e claro ajuda também saber o que é que já fizeste para não te estarmos a explicar o que já tens feito.

XX SINFO - Semana Informática

Ekozit

- eu indiquei o que o meu professor indicou , eu apenas fiz algumas coisas no papel

Fiz analise do problema :

Problema  consiste em dar os registo da hora de entrada de cada aluno na sala de aula , que apartir disso temos fornecido na entrada dar o "nome do aluno, nº_turma_ano " . na saida devera mostrar o nome do aluno , nº_turma _ano.

ALgoritmo na Linguagem nativa :

1- Ler o nome do aluno , e da sua respectiva turma e ano

2 - Irá fazer o respectivo registo da hora de entrada do aluno na sala de aula

3 - Irá mostrar os respectivos dados  / Nome_aluno , turma , ano e hora de entrada

4 - ira imprimir essa informação ( Nome_aluno , turma , ano e hora de entrada )

Diutsu

Pronto, assumindo que isso está correcto, passas aos passos seguintes. "Identificar as variáveis" e o "Algoritmo em pseudo-codigo"

hint: quando estiveres a fazer o pseudo-codigo começa pelo eu algoritmo e vê se o que tens é imediato de aplicar em linguagem de programação, se for tudo bem, se não for vais ter de dividir esse passo do algoritmo em mais passos, até que sejam todos imediatos.

Ekozit

Indentificar as Variaveis

Nome (alfanumerico) Nome_aluno

Turma (numerico) N_turma

Ano ( numerico) N_Ano

hora ( real )  hora de entrada

Ekozit

Pseudocodigo

1 [ler os dados]

Ler ( Nome_Aluno, N_Turma, N_Ano , Hora_Entrada )

2 [saber hora de entrada ]

3 [imprimir Resultados]

escrever ('Nome do Aluno:', Nome_aluno)

escrever (' Numero da Turma :', N_turma)

escrever (' Numero do Ano :', N_Ano)

escrever (' Hora de Entrada :', hora_Entrada)

4 [Terminar]

sair

depois fiz a validação passo a passo , que é uma tabela com os numeros de 1 a 15 e com os campos ( nome do aluno , turma , ano e hora de entrada ) depois uma coluna da saida que aparece os campos que sai

Ekozit

- é isso tudo que tenho no caderno agora nao sei se está corecto porque isto é um mini projecto , que temos de apresentar e nao podemos ter ajuda do professor , que lhes devo indiccar material , para verem o que preciso ?

socopo

Falta-te coisas como: Onde guardar os registos? (ficheiro, lista, ...) Como saber a hora actual talvez?

Depois de achares que tens a tua solução já toda pensada (sim pq é complicado não falhar em certos pormenores que ninguém se lembra na altura :P ) começas a fazer o teu código e depois aí vez onde tens mais dificuldades e aí é que te podemos ajudar mais, com coisas mais especificas :P

Ekozit

- mas nao tou a conseguir fazer porque nao percebo muito bem , as unicas coisas é fazer o pseudoçodigo e passar para codigo no dev o que deva fazer , etc em codigo , que me podessem ajudar

Diutsu

Só uma coisa, isso que tu colocaste aqui, já tinhas feito da aula (dado pelo prof) ou foste tu que fizeste baseando-te no enunciado? É que segundo o que eu entendi,  precisas de trabalhar com estruturas para guardar a informação, apenas tens de ler do input e colocar para o output. Estou certo?

xtrm0

Talvez isto te elucide:

#include <iostream>
#include <string>
struct aluno{
     string nome;
     int ano;
     char turma;
     int horaentrada; //usar hora militar - 700 = 7 da manha= 7:00 ////2 usa uma array se se tiver de contar as entradas para varios dias.
};

int main() {
     aluno alunos[MAX];
     int i=0;
     while (cin >> aluno[i].ano) {
          i++;
          cin>> aluno[i].turma;
          cin>> aluno[i].nome;
          cin>> aluno[i].horaentrada;
     }
     while (i>=0) {
     i-- 
     cout << aluno[i].ano;
     cout << aluno[i].turma;
     cout << aluno[i].nome;
     cout << aluno[i].horaentrada;
     }
     return 0;
}

[offtopic]Dá-se linguagens de programação no secundario ou só na universidade?[/offtopic][/code]

<Signature goes here>

Ekozit

- eu so tenho de fazer um codigo para fazer o registo da hora de entrada do aluno na sala de aula , e mostrar os varios dados  para ca para fora

Ekozit

tem de ser para varios , so que eu nao consigo por a hora de entrado como fazer o registo ao clicar enter :X

Diutsu

Se for de só um aluno de cada vez, em que não vais precisar de reutilizar a informação, basta-te o código do xtrm0 (o problema da data pode ser resolvido usando uma classe Data, se já não existir equivalente na biblioteca, ou então usas Unix time, que ao contrário do sistema "hora militar" é continuo ao segundo)

Se precisares de reutilizar a informação, só o código do xtrm0 não chega, vais ter de usar alguma coisa como um vector, para guardares os vários alunos, procura no std do cpp. (vector de ponteiros para alunos).

Que queres dizer com "por a hora de entrado como fazer o registo ao clicar enter"?

[offtopic]Dá-se linguagens de programação no secundario ou só na universidade?[/offtopic]

No secundário dá-se programção nos cursos técnicos, mas pelo que tenho lido não é nada de muito avançado, e até leva aos alunos criarem más práticas de programação.

socopo

Dá-se linguagens de programação no secundario ou só na universidade?

Também há no secundário em cursos relacionados com informática

Ekozit

- está mesmo complicado isto , eu tenho de dar a hora do pc  , Porque ira ser a hora que o aluno entra ,

para 15 alunos será que tenho de ultilizar algum vector ?

socopo

livraria biblioteca time.h (procura) lá tem funções para te dar o tempo actual.

Para guardar os registos não sei que matéria deste. Mas pela simplicidade do enunciado deve bastar guardar num array ou então guardar num ficheiro para que possas usar os dados noutra instância futura.

Diutsu

- está mesmo complicado isto , eu tenho de dar a hora do pc  , Porque ira ser a hora que o aluno entra ,

para 15 alunos será que tenho de ultilizar algum vector ?

A menos que estejas disposto a definir + de 15*4 variáveis convém usares um vector.

Ekozit

- vou testar tudo o que os caros utilizadores , me forneceram  e se tiver mais alguma duvida coloco , obrigado tenham uma boa noite amanha digo algo