Jump to content
Sign in to follow this  
taviroquai

Alterações que afectam qualquer aplicação web

Recommended Posts

taviroquai

Boas pessoal,

Gostava que me ajudassem a listar aqui as várias alterações "em massa" que podem ocorrer numa aplicação para a web.

Vou começar com as mais óbvias, vocês colocam outras que já experienciaram, menos óbvias... e se quiserem partilhem a experiencia de como resolveram...

• Alteração de alojamento
  • Alteração de dominio
  • Adição de outras línguas
  • Alteração de outros SGBD (ou distribuição de dados em diferentes SGBD)

:cheesygrin:

taviroquai

Sim... então assim o novo título: "Alterações globais que podem afectar uma aplicação web".

Mudança de framework, ou mudança de CMS por exemplo...

Venham lá mais situações que se lembrem...

taviroquai

É sempre util ter uma lista destas presente, especialmente para quem se está a iniciar no desenvolvimento para a web, começar já a pensar em criar código (estrutura) que possa "sobreviver" a estas mudanças  :P

Não tens mais nada a acrescentar nesta lista?

yoda

Agora que sei o objectivo, já me faz mais sentido a lista.

Mudar de framework / CMS é que não faz sentido tendo em conta o resto .. Se queres cobrir eventuais situações que possas vir a necessitar numa aplicação, essas mudanças não consegues cobrir, levam a uma total análise da aplicação em si.

Não gosto de listar assim as coisas, agora se quiseres discutir métodos práticos para aplicar cada uma delas, aí já é outra conversa :P

falco

Tudo depende da arquitectura e da forma como implementas.

O que é útil é ter testes. Teste unitários, testes de regressão e testes funcionais, são obrigatórios. Testes para as situações que sabemos que devem resultar e para as que não devem. Assim sempre que fazes alterações e um teste falhar, ou passar sabes o onde e porquê. Isto é que é realmente importante.

taviroquai

Ok... uma lista de testes é outro ponto de vista...

Acho que encontrei um artigo que aborda, embora façam uma comparação mas especifica, a forma como aplicações na web podem ser abaladas, ou mecanismos, tais como web services, que foram adoptados para elevar o nivel de abstração e "sobreviver" as mudanças...

http://chaotic-flow.com/cloud-computing-vs-saas-mass-customization-in-the-cloud/

Reparem neste paragrafo, que exemplifica aquilo que me refiro a alterações "em massa" (os bolds são meus):

Mass customization in SaaS is achieved by converting hard-coded application functions into meta data configuration settings.  For example, multi-tenancy converts hard-coded deployments of multiple customer databases into a single database infrastructure where each customer deployment is identified by a unique customer ID. All the technical miracles that distinguish one customer’s data from another customer’s data are abstracted to this single piece of meta-data to enable data-driven functionality like Customer[1].Name = “Company X” and “Customer[2].Name = Company Y”. Voila!  Mass customization = meta data abstraction of functional capability.

:P

falco

Existe n soluções... Para aumentar a flexibiliade do software. Mas não foi isso que perguntaste. Essa é uma solução, não é uma que tenha que funcionar para todos os casos.