Jump to content
bioshock

Function (True or False) - Resolvido

Recommended Posts

bioshock

Viva.

Estou aqui com um problema numa função que quero que me retorne True ou False.

O problema é que eu não consigo detectar o valor que a mesma retorna.

Function VerificaEmail(){

$queryEmail = $mysqli->prepare("SELECT email FROM utilizadores WHERE 
                                   email = ?");

$queryEmail->bind_param("s", $email);

$email = mysql_real_escape_string($_POST['email']);

$queryEmail->execute();

// Se já houver um email na base de dados..
    if($queryEmail->fetch()){
    // Retorna verdadeiro
    return true;

}else{
    // Caso contrário retorna falso
    return false;

}

Até aqui, eu creio que tenho bem. Agora o que preciso é de chamar a função, então pensei:

if(VerificaEmail == True){
      echo "Já existe";
     }else{
      echo "Não existe";
}

Mas não está a resultar...any ideas? ;)

bioshock

Aff, o erro estava no mysqli, que eu tinha declarado antes da função e não me apercebi que tinha que o colocar dentro ;)

<?php 

$mysqli = @new mysqli("localhost", "root", "", "database");

email = ?");

$queryEmail->bind_param("s", $email);

$email = mysql_real_escape_string($_POST['email']);

$queryEmail->execute();

if($queryEmail->fetch()){

return true;

}else{

return false;
        }
   $queryEmail->close();
   $mysqli->close();
}
if(VerificaEmail()){
      echo "Já existe";
     }else{
      echo "Não existe";
   }
     }

mjamado

Ainda bem que já resolveste, mas duas notas:

1. Não uses o @ em instruções críticas! No sítio onde tens, em @new mysqli, se a instrução falhar ("MySQL server has gone away", por exemplo), a execução continua desnecessariamente, e depois nem sabes porque é que falhou;

2. Indenta-me esse código, carago! ;)

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

bioshock

Ainda bem que já resolveste, mas duas notas:

1. Não uses o @ em instruções críticas! No sítio onde tens, em @new mysqli, se a instrução falhar ("MySQL server has gone away", por exemplo), a execução continua desnecessariamente, e depois nem sabes porque é que falhou;

2. Indenta-me esse código, carago! ;)

Boas.

Epáh, eu utilizei o @ antes por alguma razão inicial que neste momento não me lembro. Mas acho que foi algo que vi no Manual.

Relativa-me ao "Indenta-me esse código" ainda me obrigaste a pesquisar para saber o seu significado. Mas está "descansado" que eu gosto do meu código bem organizado. :D

brunoais

Estou vendo isso...

Aff, o erro estava no mysqli, que eu tinha declarado antes da função e não me apercebi que tinha que o colocar dentro ;)

<?php 

$mysqli = @new mysqli("localhost", "root", "", "database");

email = ?");

$queryEmail->bind_param("s", $email); // $email não está definido

$email = mysql_real_escape_string($_POST['email']); //Oh... foi definido aqui!. BTW... é preciso usar esta função? isto n é para o mysqli é para o mysql.

$queryEmail->execute();

O manual n é claro em relação a dever-se usar o mysql_real_escape_string ou não, encontro isso.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

bioshock

Não percebi patavina.

O facto da variável email ser definida em baixo não têm qualquer problema.

brunoais

As variáveis só podem ser usadas depois de serem declaradas e inicializadas. Senão são declaradas no momento com o valor null

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

As variáveis só podem ser usadas depois de serem declaradas e inicializadas. Senão são declaradas no momento com o valor null

No caso em concreto, errado.

O segundo parâmetro do método bind_param é passado por referência, o que quer dizer que assume qualquer valor atribuído à variável dali para a frente. Poder-se-ia atribuir o valor antes, mas vai dar ao mesmo, desde que seja antes do execute.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

No caso em concreto, errado.

O segundo parâmetro do método bind_param é passado por referência, o que quer dizer que assume qualquer valor atribuído à variável dali para a frente. Poder-se-ia atribuir o valor antes, mas vai dar ao mesmo, desde que seja antes do execute.

Ok... obg. N me lembro de ter lido sobre isso no manual. Só me lmebro ter lido q é passado por referência em relação àquela função... Mas pensado um bocado até pode fazer sentido...

E em relação ao: mysql_real_escape_string()?

mjamado
Ok... obg. N me lembro de ter lido sobre isso no manual. Só me lmebro ter lido q é passado por referência em relação àquela função... Mas pensado um bocado até pode fazer sentido...

Até pode fazer sentido? Claro que faz - tens é de saber o que é um parâmetro por referência, e isso não compete à documentação da função explicar, mas sim a um programador saber.

E em relação ao: mysql_real_escape_string()?

Só agora é que reparei que é a versão mysql_* e não mysqli_*. Provavelmente, vai retornar sempre false, porque não existe nenhuma conexão activa em mysql_*.

Mas mesmo que estivesse correcta, a instrução é desnecessária, visto que as prepared statments são automaticamente escapadas pelo motor. Mal não faz, mas bem também não.

bioshock

Eu esqueci-me de alterar aqui o código para o mysqli_*. Mas se a instrução é desnecessária, posso retira-lá.

socopo

Estou vendo isso...O manual n é claro em relação a dever-se usar o mysql_real_escape_string ou não, encontro isso.

http://wiki.portugal-a-programar.org/revistaprogramar_arquivo:11_edicao:vulnerabilidades_em_aplicacoes_web

No sub-titulo "Falhas de injecção e Insecure Direct Object Reference" explica a utilidade da função mysql_real_escape_string() pq foi lá que eu fiquei a conhecer essa função :P

Se faz algum sentido neste código? A meu ver não! Mas não sei até que ponto pode ter algum peso aqui