Jump to content
cheires

Java em HTML

Recommended Posts

cheires

Olá a todos,

Julgo ser possível correr um programa em java numa página HTML.

A minha primeira pergunta é, é possível mesmo?

As restantes duvidas são as seguintes, caso seja, de facto, possível, como pode ser feito? (não me estou a referir a servidores de aplicações ou JEE)

O programa Java terá que ser construido como um Java Aplet?

Ou pode ser um projecto Java normal, criar um .jar e correr isso na página html?

A ultima pergunta é, e como construir o html de modo a que o programa em Java corra normalmente.

Obrigado a todos.

Knitter

Uma pesquisa pelo fórum iria ajudar a resolver a questão, até porque a mesma já foi perguntada mais vezes.

Sim, podes correr Java no browser se:

- Usares Applets

- Usares Java Web Start (não corre dentro do browser mas pode iniciar a partir do browser)

- Usares JavaFX (Firefox em Windows apenas, os restantes SOs estão limitados)

A forma mais simples é fazeres a aplicação como uma Applet. Mas se estás a desenvolver a aplicação de raiz, Java dentro do browser não é propriamente a melhor escolha, não te oferece nada que outra tecnologia não ofereça (como JavaScript) e outras tecnologias mais standard darão menos dores de cabeça.

cheires

Obrigado pela resposta.

Tenho k amadurecer melhor a minha ideia.

Mas pretendia fazer algo tipo a aplicação das finaças (pra meter o IRS), caro que muito mais simples.