Jump to content
Sign in to follow this  
dnascimento

HTML5

Recommended Posts

dnascimento

Bom dia,

Estive a pesquisar sobre linguagens.... Estou um pouco perdido sinceramente. Queria construir uma aplicação (por exemplo o terminal de uma loja) sobre a internet. Para isso necessito de que linguagens e de que tipo de estrutura?

No caso do HTML5, vale a pena começar já a programar em HTML5 ou notam algumas limitações excessivas?

Deverei usar HTML5+CSS3+JavaScript+PHP ?

softklin

O HTML5 ainda não é completamente suportado por todos os browsers, e por isso não te aconselho a usá-lo. Por exemplo, os campos especiais para telefone, strings, numéricos, search, etc. não estão implementados de forma igual em todos os browsers.

Podes ir aprendendo, mas acho que ainda é cedo para começar a distribuir. Muito menos ao saber que existe pessoal a usar IE em larga escala, sem suporte para HTML5 (excluindo a versão 9).

Para teres uma ideia do que é suportado ou não:

http://caniuse.com/

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Battousai

Consegues ter um suporte para HTML5 de forma progressiva usando ferramentas como html5shiv e jQuery Tools Validator.

Estas ferramentas permitem aos IEs tirarem partido dos novos elementos semânticos e de alguns dos novos tipos de input para formulários e das suas características de validação.

Num projecto desses é importante certificares que esteja tudo funcional, não que esteja tudo igual.

Boa sorte ;)

dnascimento

Uma coisa que me está a dar voltas à cabeça e ainda não percebi como funciona, é o behind-code do HTML... Por exemplo, para uma aplicação destas preciso de ter um código por trás da interface que me faça as operações - neste caso o ideal é ser orientado a objectos - e além disso preciso de guardar os dados - serializar e guardar num ficheiro. Como é que isto se processa em HTML? Foi-me recomendado o uso de:HTML5+CSS3+JavaScript+PHP  mas não estou a ver como encaixar isto :S ;) Só preciso daquele "empurrão" inicial, saber que linguagens usar e em que...

-> Trata-se de uma aplicação para um projecto de universidade por isso desde que corra bem num dos browsers, está tudo bem penso eu...

Eu comecei a aprender a fazer aplicações em C# com WPF mas quando já tinha interiorizado como é que funcionava, li: os projectos deverão funcionar em Unix (debian) 👎

Battousai

HTML, CSS e Javascript fazem parte da interface, são processados pelo cliente (browser), PHP (ou até C#) é a linguagem em que tu vais processar as respostas dos clientes.

O melhor é leres algo introdutório de desenvolvimento web, seja PHP ou ASP.NET, já que tens experiência em C#.

softklin

Se achas que não levanta problemas, podes usar HTML5, + hacks que/se forem precisos. Apenas não vejo nada em que o HTML5 te ajude de forma especial no teu projecto, em relação a outras tecnologias. É sempre mais uma coisa que aprendes.

Em relação aos dados, considera também usar uma base de dados, em vez de ficheiros. É possível, como dizes, serializar objectos em PHP e gravá-los em ficheiros, mas à medida que os volume de dados cresce, o melhor é mesmo ter uma solução escalável. A não ser claro que um dos requisitos seja a utilização obrigatória de ficheiros.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

dnascimento

Eu só sei programar a sério em C e Java (Assembly e Scheme não conta lol)... Por isso trata-se de escolher as melhores linguagens para isto e aprende-las... Como sou de Redes de Comunicações até é melhor do que fazer em WPF com C# (que estive a aprender durante o fim de semana em casa)

dnascimento

Não consigo é como é que se faz a ligação entre a interface e a função no servidor  🤔 Como é que o JS se liga ao PHP? Sei faze-lo mas só por sockets em C

Estou a ver que isto assim ficava bem mais interessante e relacionado com a minha área do que uma aplicação standalone

falco

Eu recomendo que não usem apenas HTML5...

A especificação do HTML 5 ainda não está terminada.

Os browsers têm diferenças relativamente significativas, entre as suas implementações e as diferenças que existem mudam com alguma frequência.

O que podem fazer é utilizar HTML 4.1, mas com um, ou outro elemento de HTML 5 que seja particularmente bem suportado. Mas de qualquer forma é recomendável utilizar técnicas como o melhoramento progressivo e a degradação graciosa de forma a assegurar as funcionalidades com diversas versões da norma e dos browsers. Mas se puderem fazer tudo apenas com o HTML 4.1, façam-no...

As versões dos browsers que foram feitas para suportar HTML 5 mais abrangente e com mais qualidade, só vão estar terminados nos próximos meses, e não vão ser os mais utilizados durante algum tempo. Por isso ainda é precisa muita cautela na adopção de novas versões de tecnologias (que ainda nem são normas) como o HTML 5 e do CSS 3.

dnascimento

Corrijam-me se estiver errado:

HTTP -> desenho da página web

CSS -> Personalização e aspecto da página

JavaScript -> Script da página web, que realiza a ligação ao PHP

PHP -> Código da aplicação no servidor

HTTP+CSS  <----> JavaScript <----INTERNET-----> PHP

Certo?

softklin

Tens a W3 Schools:

http://w3schools.com/

Aborda HTML5, JS, PHP, CSS, e HTML.

Atenção que não é HTTP, mas sim HTML, porque HTTP é o protocolo de comunicação. O Javascript não tem de ligar necessariamente ao PHP, porque o HTML, através de formulários, pode enviar informações ao PHP, para este processá-las no lado do servidor. A ligação de JS com PHP normalmente é utilizado na técnica AJAX, para fazer pedidos assíncronos com o servidor, sem necessidade de recarregares a página actual.

Lê um pouco o site da W3 Schools, explica lá o básico. Testa os exemplos, altera-os, etc. Quanto mais tempo dedicares à aprendizagem, melhor saem os resultados.

Guest id194

Corrijam-me se estiver errado:

HTTP -> desenho da página web

CSS -> Personalização e aspecto da página

JavaScript -> Script da página web, que realiza a ligação ao PHP

PHP -> Código da aplicação no servidor

HTTP+CSS  <----> JavaScript <----INTERNET-----> PHP

Certo?

HTTP é um protocolo, HTML é o que queres dizer.

Leiam pelo menos o inicio disto:

http://www.smashingmagazine.com/2011/02/22/using-html5-to-transform-wordpress-twentyten-theme/

Apesar de estar relacionado com o WordPress, dá para ter uma ideia do que se pode fazer hoje com HTML5 compatível com todos os browsers desde que o JS esteja activo.

dnascimento

Peço desculpa... Como sou de redes o hábito é falar de HTTP -  Hypertext Transfer Protocol - e não da linguagem.

Já deram uma enorme ajuda, era esta a ajuda que queria  ;):D Vou ler e depois posto sobre as dúvidas que não encontrar respondidas em lado nenhum :D

Obrigado Comunidade  :thumbsup: :thumbsup:

dnascimento

😲 :cheesygrin: Isto é espetacular! Mas é ENORME  😲 A comunicação é feita através dos forms, usando um ficheiro .php.

Ora então:

--------------

HTML+CSS+JS ---> camada de interface/cliente

---------------

PHP+MySQL ------>Núcleo/Camada servidor

---------------

Isto é excelente! Sendo assim, 5 tipos de aplicações para aprender em 2 semanas...

A escolha fica agora a pender entre isto e o C# WPF...

Uma questão: é dificil criar as janelas internas (tipo como o facebook tem quando se pretende enviar uma mensagem, cria uma nova "janela" dentro da mesma página)?

softklin

Para coisas à la Facebook é que entra a tal técnica de AJAX que te falei. Aquilo não passa de conteúdo HTML que é modificado por Javascript. O que o JS faz é abrir uma comunicação com o servidor e a partir daí ocorre troca de dados, e modificação da página.

Para aprenderes um pouco de AJAX, também podes ver no W3 Schools. Mas aconselho-te a saber bem HTML, Javascript e manipulação do DOM. Após isso, estás apto para saber usar a técnica de AJAX.

dnascimento

O W3 School é impecável. Estou a ler tudo.... Parece-me que vai dar bastante trabalho mas vai valer a pena.

Duvidas:

1 - Que SDK/editor me recomendam para trabalhar neste projecto? Expression Web, DreamWave ou WordPress?

softklin

Bem, eu quando costumava programar em PHP era tudo com o Notepad++ (um notepad com mais funcionalidades, sintaxe, macros, etc). Mas visto que trabalhas com C#, deves estar habituado ao Visual Studio, e provavelmente é melhor esperares por mais opiniões.

Guest id194

Podes fazê-lo no Visual Studio, não passa de texto. Se te sentes à vontade com ele e sabes programar de forma optimizada com ele, óptimo. Alternativas que recomendo, Aptana Studio 3. Pessoalmente uso o EditPlus (semelhante ao Notepad++).