Jump to content
horta19

Problema a executar programa em linux

Recommended Posts

horta19

boas pessoal, eu uso o virtual box para programar C em linux e depois de compilar o ficheiro por exemplo o programa "hello fazendo:

gcc -o hello hello.c

quando depois vou para executar o ficheiro fazendo:

./ hello

não dá, aparece-me no ecrã:

bash: ./ é um directorio

o que é que eu devo fazer?

softklin

É isso, tens um espaço a mais. Dessa maneira, estavas a tentar "executar um directório (o actual, ./)", com o argumento "hello", o que não é possível.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

horta19

LOL, obrigado estou-me a sentir um pouco estupido, foi mesmo daqueles erros  :wallbash:

Obrigado

Elyst

acontece aos melhores, erros por distração são coisa comum em C... infelizmente...

já agora para compilar o ficheiro com o nome personalizdo não devia ser:

gcc hello.c -o hello

Não tenho a certeza... normalmente compilo apenas com "gcc hello.c" nunca vim a precisar do executável para mais do que uns momentaneos testes de momentos...

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

brunoais

^ se leres o manual podes ver q é dessa maneira

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

falco
acontece aos melhores, erros por distração são coisa comum em C... infelizmente...

O erro dele, não tinha nada a ver com C.

Elyst

erm pois... dsclpem lá... mas tenho quase a certeza... ainda hoje vi um excerto de texto do compilador do linux.

o horta19 está a escrever "gcc -o hello hello.c"

Deveria ser. "gcc hello.c -o hello"

Assim compila o ficheiro hello.c e atribui-lhe o nome de "hello".

A menos que se possa trocar...

Bem, se funciona funciona, não se fala mais nisso.

“The trouble with programmers is that you can never tell what a programmer is doing until it’s too late.”(Seymour Cray)

softklin

erm pois... dsclpem lá... mas tenho quase a certeza... ainda hoje vi um excerto de texto do compilador do linux.

o horta19 está a escrever "gcc -o hello hello.c"

Deveria ser. "gcc hello.c -o hello"

Assim compila o ficheiro hello.c e atribui-lhe o nome de "hello".

A menos que se possa trocar...

Bem, se funciona funciona, não se fala mais nisso.

É a mesma coisa. Podes trocar a ordem dos argumentos, desde que mantenhas a notação coerente, isto é, a opção -o deve ter em seguida o nome que queres dar ao ficheiro compilado.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Diutsu

exacto a opção -o lê o próximo argumento como o nome de ficheiro de output. Embora a sua posição seja irrelevante, se for a ultima a aparecer tens menos probabilidade de por engano definires o output como um ficheiro com código.

XX SINFO - Semana Informática