Jump to content
Sign in to follow this  
dennis3380

Harcoder vs Softcoder!

Recommended Posts

dennis3380

Boas pessoal,

dpois de 1 ano a exprimentar PHP, posso dizer que não fazia ideia do vicio que coding provoca...

quando comecei o curso de web devopment & web marketing, a minha ideia era só ter 1 pouco de conhecimento geral de programação em PHP + MySQL e o meu principal interesse era realmente o marketing na web...

depois de fazer uns quantos projectos sozinho em php fui ficando cada vez mais viciado em por os meus projectos a trabalhar e la consegui aos poucos e resolvendo muitas duvidas pelo caminho, fazer umas aplicações em php+mysql...

não há sensação melhor do que escrever o codigo para no fim ter exatamente akilo que queriamos!

dpois de pensar que ja tinha visto tudo do php falaram-me em OOP e Frameworks. Eu ja sabia o que era OOP mas adiei sempre estudar e usar OOP pq ja me sentia bem á vontade com aquilo que sabia e não podia estar mais errado! saber OOP para mim é como passar de jogar de um campo pelado para o Santiago Bernabeu! :) abre um mundo novo, e oferece um controlo muito mais amplo do que é com php normal....

ultimamente tenho usado o CodeIgniter como Framework, para mim a melhor ferramenta de php em geral pelas suas extensões e possiblidades, mas na hora de começar um projecto novo tenho sempre uma questão que me deixa muito que pensar...

dito isto, a minha questão é a seguinte:

ja ouviram falar no pessoal que realmente não faz muito coding e básicamente usam código de outros (COPY/PASTE) para colocar nos seus projectos - (SOFTCODERS).

dpois temos o pessoal que gosta de fazer tudo do 0, e dedica-se a tapar todos os buraquinhos do código sempre que podem durante horas seguidas em qualquer tipo de projecto - (HARDCODERS).

com qual destes 2 grupos voçes se identificam e pk o preferem????!!

malainhocf

Eu faço o seguinte:

Faço a minha programação do 0 mas com reutilização de código e POO.

Poderei em certos casos, usar classes, funções, bibliotecas de outros mas a plataforma é minha (do zero com reutilização de código e POO).

Por isso, acho que o ideal é usar as 3 coisas ao mesmo tempo

É a minha opinião, provavelmente outros dizem que eu estou totalmente errado, mas por enquanto, para mim, estou certo.

Abomino os CMS, são muito limitados, lentos, enfim, não gosto. Embora outros digam que eu estou errado, para mim, estou certo.

Guest id194

Concordo com o que já foi dito. Também programo tudo de raiz e se não fizesse, onde estava o divertimento em programar? ;)

Com a excepção que acho que não vale a pena reinventar a roda. Dou um exemplo, um motor de templates para os sites. Eu tenho um próprio, muito básico (uma versão ainda mais simples cheguei a publicar numa edição da revista) e muito limitado, cada projecto novo que começo, vejo mais as limitações dele. Andei à procurar de alternativas e existem umas quantas que são muito semelhantes ao estilo do meu e encontrei em especial um que gostei muito e penso que será perfeito para mim. A questão que eu coloco a mim mesmo é, haverá necessidade de eu programar um novo motor corrigindo as limitações existentes no actual ou será que é mais fácil e poupo trabalho desnecessário a reinventar a roda usando esse motor? Sinceramente, ainda não me decidi...

Penso que se encontrarmos uma boa classe para determinada tarefa que faça tudo aquilo que queremos tal e qual como queremos, seja um motor de templates, um wrapper para MySQL ou uma classe para enviar e-mails, mais vale é usa-la e perder tempo com coisas mais importantes. Acho que cada cada caso (e aqui caso = classe) é um caso.