Jump to content
Hugu

Desafio: dois portáteis iguais, mas....

Recommended Posts

Hugu

Desafio:  

O João descobriu que o seu portátil demorava cerca de 20% mais tempo a fazer boot do que o portátil da Rita. Ambos têm exactamente o mesmo chip de processador (foram comprados mais ou menos na mesma altura) e os fabricantes indicam a mesma frequência de relógio máxima. Ambos têm instalados a mesma versão de Windows e exactamente os mesmos programas, gadgets, drivers, etc. (não há diferenças ao nível do software instalado, incluindo os que arrancam automaticamente com o Windows).

Arma-te em detective e explica TODAS as possibilidades que no teu entender possam estar a contribuir para justificar esta diferença entre os dois portáteis!

rolando2424

Um dos computadores está a mover-se com uma velocidade próxima da luz! :)

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

Hugu

Um dos computadores está a mover-se com uma velocidade próxima da luz! :)

se ambos teem windows, duvido mto k algum deles se "mova" à velocidade proxima da luz!! :)

A sério! encontrem explicaçoes técnicas sobre este caso!  :P

mjamado

- Um dos portáteis tem um SSD (embora a diferença, neste caso, fosse ainda maior);

- Um dos portáteis está mal configurado na BIOS (mutiplicadores incorrectos, por exemplo, ou um faz POST e outro não);

(a resposta do rolando2424 é uma pequena pérola :) )

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Triton

Pode ser ruído na electricidade que causa os protões e electrões a ficarem confusos.

<3 life

taviroquai

Outra, o mais lento pode ter um disco defeituoso...

Ou apanhou virus... formata e mete linux nisso  :)

Hugu

Pode ser ruído na electricidade que causa os protões e electrões a ficarem confusos.

bahh!... vcs estão com umas piadas, ai estao,  estao!! :)

Outra, o mais lento pode ter um disco defeituoso...

Ou apanhou virus... formata e mete linux nisso  :)

ambos os portateis sao iguais e nenhum tem defeitos de hardware e tb ambos teem os mm programas/drivers...logo ambos sem virus!..

Será que o facto dum estar ligado à corrente e outro arrancar só com a bateria, esta faça com que o boot demore mais tempo no portatil n conectado à rede electrica?...  ?:/

Triton

bahh!... vcs estão com umas piadas, ai estao,  estao!! :)

Será que o facto dum estar ligado à corrente e outro arrancar só com a bateria, esta faça com que o boot demore mais tempo no portatil n conectado à rede electrica?...  ?:/

Sim, a frequência máxima do CPU pode ser a mesma, mas CPUs de portátil têm tecnologias para diminuir a frequência de forma dinâmica.

<3 life

rolando2424

A sério! encontrem explicaçoes técnicas sobre este caso!  :)

Arma-te em detective e explica TODAS as possibilidades que no teu entender possam estar a contribuir para justificar esta diferença entre os dois portáteis!

Se é para encontrar todas as explicações, então também posso dizer coisas não técnicas :)

Aqui estão mais quatro:

[*]O relógio (ou instrumento de medição de tempo que foi usado) que o João usou é 20% mais rápido que o usado pela Rita. Ou seja, se o relógio da Rita dizer que o portátil demora 100 segundos a fazer o boot, o do João vai dizer que demora 120 segundos. Por outro lado pode ser o relógio da Rita que é 20% mais rápido que o do João :P

[*]Visto estarmos a falar de portáteis, ambos deverão ter passwords para fazer login. O login e password do João é maior que a da Rita, por isso ele demora mais tempo a fazer login.

[*]De forma semelhante, o João é mais lento a escrever que a Rita.

[*]O disco do João encontra-se mais fragmentado que o da Rita, o que faz com que demore mais tempo a encontrar aquilo que é preciso no disco (há mais falhas de acesso à memória, o que implica uma maior leitura de páginas do disco para a cache? Já não me lembro muito bem de como isto funcionava :P )

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

David Pintassilgo

Se é para encontrar todas as explicações, então também posso dizer coisas não técnicas :P

Isso cá para mim foi numa visita a algum site 'manhoso' e lançaram-lhe "mau olhado da internet".

Fala com o Nilton que ele conhece um gajo bom para arranjar isso.

(

https://www.youtube.com/embed/mnm8kZgSxH8?feature=oembed

) :)

:):P :P :):D

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

apocsantos

Boa tarde,

Bem 250€ para tirar um vírus... Acho que vou mudar de profissão... deixar a vida de sysadmin para me dedicar a "bruxo" ;) Muito bom video!

Sobre a questão dos portáteis: A BIOS. BIOS Diferentes, tempo diferente de boot, pois cada uma tem as suas funcionalidades especificas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Triton

Bem 250€ para tirar um vírus... Acho que vou mudar de profissão... deixar a vida de sysadmin para me dedicar a "bruxo" ;) Muito bom video!

O "produto" para fazer a macumba custa 250€. E é preciso fazer várias sessões, não vá o bicho reaparecer outra vez.

<3 life

JD557

Alguns portáteis da Asus fazem underclock do processador para poupar mais bateria.

Visto que não foi falado nada da ram, um pode ter uma RAM mais rápida que outra.

Também não foi dito nada sobre o disco. Um pode ter um disco mais rápido, menos fragmentado, com um formato de ficheiros diferente...

No caso de as especificações serem completamente iguais, penso que o comprimento dos barramentos de dados podem ter uma pequena influência na velocidade (mas dúvido muito que chegue a 20%).

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu

apocsantos

Boa noite,

Eu prefiro a teoria do bruxo! :thumbsup:   😲 250€ de cada vez!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

bioshock

Óbvio?