Jump to content
JonnyC

Dúvida

Recommended Posts

JonnyC

Boa noite,

Tenho uma pequena dúvida numa situação que é a seguinte, vi num código de um colega meu uma maneira a meu ver um pouco esquisito de programar c... Vou colocar o código e depois já me explico melhor...

menu:

system("cls");
    printf("Voce possui %d contatos e %d eventos em sua agenda.\n___________________________________________________\n\n",contcad,conteve);
    printf("%s","[1] Agenda Telefonica\n\n[2] Agenda de eventos\n\n[3] Salvar alteracoes\n\n[4] Sair\n\nDigite sua opcao:");
    fflush(stdin);
    scanf("%i",&opcao);

switch(opcao) {
        case 1:      // agenda telefonica
            system("cls");
            printf("%s","Agenda Telefonica\n___________________________________________________\n\n");

printf("%s","[1] Cadastrar nome\n\n[2] Buscar nome\n\n[3] Buscar apelido\n\n[4] Voltar\n\nDigite sua opcao:");
            scanf("%i",&opcao);
   switch(opcao) {
                case 1:   //novo contato
                    listacad[contcad] = agendatcad();
                    system("cls");
                    printf("Novo cadastro realizado com sucesso.\n\n");
                    contcad++;
                    alterado = 1;
                    system("pause");
                    system("cls");
                    goto menu;

Prontos aqui está um excerto do código a minha dúvida é aquele menu: pois ele não está declarado em lado nenhum e eu fiquei um bocado confuso como ele fez aquilo, e o caso de chamar goto menu; em vez do return...

Desde já agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos

daj

Em C, no contexto de uma função, podes definir símbolos e saltar incondicionalmente para eles. Nesse código índicado existe o símbolo "menu" na primeira linha e um salto para esse símbolo com o "goto menu;". Significa que o código, depois de executar

...
contcad++;
alterado = 1;
system("pause");
system("cls");

continua a execução nas instruções a seguir a "menu:"

system("cls");
printf("Voce possui %d contatos e %d eventos em sua agenda.\n___________________________________________________\n\n",contcad,conteve);
...

Se experimentares o seguinte programa:

#include <stdio.h>

int main() {
  int i = 0;
a:
  printf("%d\n", i);
  ++i;
  goto a;
  return 0;
}

verificas que a execução não termina porque o "goto a" faz com que a execução passe para as instruções a seguir ao "a:"

JonnyC

Boas, desde já obrigado pela rápida resposta, continuei sem perceber muito bem... Pelo que me disse o menu: é um símbolo e esse símbolo necessita alguma coisa especial? ou simplesmente por ter menu: é um símbolo, quando digo especial estou-me a referir nos termos de uma função ou algo do género... Também fiquei com uma pequena sensação que esse menu: pode de certa forma ser comu um ciclo visto que cada vez que fazemos goto menu: ele volta ao início.  :wallbash:

daj

Não é necessário mais nada. O "<nome>:" declara a existência do símbolo <nome> (que tem que ser único dentro da função). Esse nome serve para marcar um ponto para o qual se pode saltar com uma instrução goto.

Eu diria ao contrário, um ciclo é que pode ser visto como um goto. ;-) O goto não tem que voltar ao início. Pode ser algo como:

void func(int i) {
  if (i > 10) goto b;
  a: printf("A");
  b: printf("B");
}

(Edit: embora defina o símbolo (inglês: label) "a", nunca o utilizo. Se calhar significa que não é a melhor hora do dia para arranjar exemplos :-))

que mostra "AB" para argumentos <= 10 e "B" para > 10. Pode ser ainda mais desorganizado e daí se dizer que o uso do goto deve ser moderado.

Diutsu

Boas, desde já obrigado pela rápida resposta, continuei sem perceber muito bem... Pelo que me disse o menu: é um símbolo e esse símbolo necessita alguma coisa especial? ou simplesmente por ter menu: é um símbolo, quando digo especial estou-me a referir nos termos de uma função ou algo do género... Também fiquei com uma pequena sensação que esse menu: pode de certa forma ser comu um ciclo visto que cada vez que fazemos goto menu: ele volta ao início.  :wallbash:

sim é isso, no entanto é uma má prática de programação usar gotos em C, principalmente para quem está a aprender. Todos os casos em que poderias usar goto podes usar ciclos, o que torna o código mais simples e fácil de ler.

XX SINFO - Semana Informática

JonnyC

Muito obrigado desde já pelas dicas, você diz que os goto deviam ser substitui-los por ciclos, mas para substituir por ciclos também teria que alterar o símbolo menu: certo? Será que me poderia dar um exemplo de como ficaria o código só para eu ficar esclarecido.

Cumprimentos

daj

"menu:" só faz sentido existir se houverem "goto"s para ele. Caso contrário pode ser removido. Uma estrutura possível para o menu poderá ser:

int ler_escolha() {
   int esc;

printf("Escolha: ");
   scanf("%d", &esc);
   /* TODO: validar input */
   return esc;
}

void fazer_coisa_1() { /* ... */ }
void fazer_coisa_2() { /* ... */ }
void fazer_coisa_3() { /* ... */ }

int main() {
   int sair = 0;
   do {
      printf("1: Fazer Coisa 1\n2: Fazer Coisa 2\n3: Fazer Coisa 3\n4: Sair");
      switch(ler_escolha()) {
         case 1: fazer_coisa_1(); break;
         case 2: fazer_coisa_2(); break;
         case 3: fazer_coisa_3(); break;
         case 4: sair = 1; break;
         default: printf("Opção inválida.\n");
      }
   } while (sair == 0);
}

Algures no código dentro do do-while, na opção de sair, é atribuído o valor 1 à variável sair. Até lá, o ciclo não termina.

daj

Vê lá se te ajuda o exemplo com um pouco mais de detalhe, como está na minha mensagem anterior.

Se repararmos num código como o seguinte (que não deve ser muito diferente do código do teu colega),

int main() {
   menu:
   switch(ler_escolha()) {
      case 1: fazer_coisa_1(); goto menu;
      case 2: fazer_coisa_2(); goto menu;
      case 3: fazer_coisa_3(); goto menu;
      case 4: goto sair;
      default: printf("Opção inválida.\n"); goto menu;
   }
   sair:
   return 0;
}

temos lá um ciclo escondido, feito à custa de "goto"s. O corpo do ciclo é o código que está entre os símbolos "menu:" e "sair:" e a condição de paragem é que a escolha do utilizador seja 4, porque é apenas neste caso que não se volta para "menu:".

No código seguinte

int main() {
   int sair = 0;
   do {
      switch(ler_escolha()) {
         case 1: fazer_coisa_1(); break;
         case 2: fazer_coisa_2(); break;
         case 3: fazer_coisa_3(); break;
         case 4: sair = 1; break;
         default: printf("Opção inválida.\n");
      }
   } while (sair == 0);
   return 0;
}

temos de novo o mesmo ciclo e a mesma condição de paragem, mas agora de forma explícita.

Diutsu

com os goto's a coisa funcionava assim: tinhas a tag menu: que marca uma posição no código, durante a execução passas por essa tag sem acontecer nada de especial, no código que se segue irás encontrar um goto menu, em que caso esta linha seja executada a execução do código passa para linha imediatamente a seguir à tag menu, isto comporta-se como um ciclo, terás também de ter um caminho alternativo que te permita evitar executar a linha "goto menu", para poderes prosseguir com a execução normal do programa (usando condições).

usando ciclos, no código colocado é um do { <instruções>} while(<condição>) em que que está dentro do ciclo <instruções> é executado garantidamente uma vez, após a qual é avaliada a condição, se a condição for verdadeira, o ciclo é novamente executado, caso contrário, ou seja a condição é falsa, o programa sai do ciclo. No código do daj, é declarada e inicializada uma nova variável sair que serve de flag, ou seja serve para controlo da execução do menu. Inicialmente a flag é colocada a 0, para que o ciclo se esteja sempre a repetir e caso ela mude de valor o programa sai do ciclo. O único caso em que a flag muda de valor é quando tu dizes ao programa para sair.

XX SINFO - Semana Informática

Guest id194

Em vez de te explicar o que são, para que servem e como se usam gotos, digo-te assim: esquece-os, não os uses, são má prática.

Para não falar que provavelmente resolves qualquer problema sem precisares deles.

Localhost
Em vez de te explicar o que são, para que servem e como se usam gotos, digo-te assim: esquece-os, não os uses, são má prática.

Típica maneira portuguesa de ensinar lol.

here since 2009

bubulindo

Para não falar que provavelmente resolves qualquer problema sem precisares deles.

Isto, como o Localhost referiu está errado.

E se em vez de dizeres para ignorar esta funcionalidade da linguagem explicasses porque não a devemos usar? Porque é que esta funcionalidade deve ser usada com algum cuidado, mas que quando bem usada facilita a programacão e ajuda imenso na leitura do código?

Se quiseres aprender um pouco mais sobre o porquê de comentários como o anterior dá uma vista de olhos por este link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Spaghetti_code

O exemplo é simplista, mas imagina um programa com umas mil linhas de gódigo e já vês os problemas que pode dar...

Um exemplo que fez circular alguma e-ink pela net foi quando notaram que no kernel do linux o goto era bastante usado.

http://kerneltrap.org/node/553/2131

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

daj

Pegando no comentário do bubulindo sobre o goto no Linux, complemento esta discussão com dois links, um para um troço de código no Linux e outro no OpenBSD:

http://lxr.linux.no/linux+v2.6.37.1/kernel/sched.c#L4067

Ver os gotos no final da função, nas linhas 4150 e 4154 e os símbolos no início.

http://fxr.watson.org/fxr/source/kern/kern_exec.c?v=OPENBSD#L111

Ver as linhas com o "goto bad1;" e "goto bad2;" ao longo da função e os símbolos no fim, nas linhas 212 e 220.

Diria que em ambos os casos são utilizações moderadas que mantêm o código legível.

Guest id194

E se em vez de dizeres para ignorar esta funcionalidade da linguagem explicasses porque não a devemos usar?

Pointless.

Se te se sentes assim tão incomodado com a minha resposta, explica tu.

bubulindo

Pointless.

Se te se sentes assim tão incomodado com a minha resposta, explica tu.

Sempre achei que o objectivo do fórum seria o da entreajuda... dizer para esquecer a dúvida que foi colocada é tudo menos ajuda.

Já agora, dizes que são má prática porque foi assim que te ensinaram? E nunca perguntaste porquê?

É que se é má prática, e a discussão do goto ser má prática já tem uns quantos anos, não seria de já ter sido banida da linguagem C? E no entanto, isso não aconteceu...

Espera... será que... os professores são preguicosos e também nunca perguntaram porque é que não se podia usar?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

brunoais

Espera... será que... os professores são preguicosos e também nunca perguntaram porque é que não se podia usar?

Bullseye!

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Scolpit

Eu tive a sorte de ter quem me explicasse o porquê de não usar os GoTos... lol

Num programa simples, não é um goto ou outro que vá fazer diferença. Quando o programa fica complexo aí pode ser grande dor de cabeça, principalmente se tivermos de pegar num código que não foi feito por nós. Esse tipo de programação não estruturada chama-se Programação em Esparguete. Felizmente um senhor quis acabar com isso nos anos 60 chamado Asher Opler, e conduziu-nos mais ou menos ao que conhecemos hoje por código estruturado. Não faz mal nenhum saber que os goto existem, e como funcionam, fora isso, como já disseram, é má pratica e não deve ser usado :) goto bed

bed:

Vou dormir!