Jump to content
dennis3380

private functions?!!!

Recommended Posts

dennis3380

pessoal,

podem-me dar um exemplo classico que se justifique usar uma "private" _function ???? estou a começar com o CI e estou um pouco confuso com isto...

acho lógico por exemplo colocar "privada" a função do login que te deixa registado, assim seria impossivel escrever a função no url para entrares na area dos "registados" sem fazer login, mas já uso o metodo "is_logged_in" para esta situação que é bem melhor, por isso gostava de saber outro exemplo...

yoda

Para ser sincero, não vejo qualquer utilidade nisso no CodeIgniter, é má programação (mas a framework em si é má, portanto ..).

De qualquer forma, e dando um exemplo estúpido mas que muita gente usa, imagina que tens uma função de validação, que é usada em vários casos, supondo neste que tens um site para inserção de veículos, dos quais motas, carros e veículos pesados, onde todos têm uma marca e modelo que precisa ser validada contra a base de dados para garantir que as marcas e modelos respectivos realmente existem. Podias, neste contexto, criar uma função privada dentro do Controller que chama-se um Model para a validação e fizesse mais umas quantas coisas que precisasses, de modo a reduzir a quantidade de código no Controller.

class Veiculos extends Controller
{
    function mota() {
       // coisas do costume
      $this->_validar($_POST);
    }

function ligeiro() {}

function pesado() {}

function _validar() {
       // chamada do model e validação
   }
}

dennis3380

pois, já procurei pela net e não encontro exemplos em que se note que uma função private faz mesmo falta, mas deve haver, talvez em projectos mais avançados e complexos...

de qualquer maneira obrigado yoda!

ribeiro55

Apenas por questões de encapsulamento.

Garantir que lógica interna não está exposta.

Não faz falta faaaaaaaaaalta, mas é boa prática e deixa as classes com bom aspecto.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

yoda

Apenas por questões de encapsulamento.

Garantir que lógica interna não está exposta.

Não faz falta faaaaaaaaaalta, mas é boa prática e deixa as classes com bom aspecto.

No contexto em que a metem, não faz sentido. MVC como o padrão se diz, devia manter os Controllers o mais simples possível, coisa que com o CI não acontece, daí a inutilidade teórica de métodos privados no CI. Usam-se, mas é má programação.

ribeiro55

Eu nem sequer olhei para que linguagem era, muito menos a ver o contexto em que foi aplicado :)

Private Functions são tipicamente transversais, e devem grande parte da existência ao encapsulamento. Isto independentemente de qualquer contexto, pois isso já depende de quem as escreve :)

(não estou a dizer que não tens razão. Estou a responder ao assunto do tópico)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"