Ir para o conteúdo
droidman

Arduino

Mensagens Recomendadas

droidman

Sou programador de vb .net e web, php e afins, recentemente tenho lido sobre arduino e vejo imenso apoio online, muito código já feito em C# e já andei por este forum a ler e penso que o meu problema é igual ao de todas as pessoas que por aqui andam a iniciar, por onde começar sem deitar muito dinheiro ao lixo?

A nivel de aprendizagem não considero que comprar um arduino seja deitar dinheiro fora,o saber não ocupa lugar e não são propriamente 500€ por isso gostava de saber algumas coisas antes de começar.

Estando eu familiarizado com .net, vb etc, vi que o arduino usa básicamente C# a não ser que eu faça um programa em visual studio 2007 pa frente, para comunicar com ele em usb, o resto parece-me ser tudo C# mas já vi que apoio não falta.

A questão mesmo é esta: vamos supor que quero fazer um programa que ligue luzes a uma determinada hora, é preciso ter o arduino ligado ao pc ou há arduinos com relógio e pilhas?

Depois gostava de fazer um programa que me permita remotamente, ligar desligar luzes em casa, e talvez uma webcam, tudo pela carolisse e para aprender, que tipo de aparelho compro? gostava de comprar uma coisa versátil mas que não fosse muito cara, mas se possível que tenha já muitas funções para eu ir brincando.

Portanto, o que preciso?

Cabo usb ? (lol, toda a gente tem), um ou varios arduinos? Sim mas quais ? preciso de mais peças ? resistencias e afins que não percebo nada disso?

agradeço qualquer ajuda ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Sou programador de vb .net e web, php e afins, recentemente tenho lido sobre arduino e vejo imenso apoio online, muito código já feito em C# e já andei por este forum a ler e penso que o meu problema é igual ao de todas as pessoas que por aqui andam a iniciar, por onde começar sem deitar muito dinheiro ao lixo?

A nivel de aprendizagem não considero que comprar um arduino seja deitar dinheiro fora,o saber não ocupa lugar e não são propriamente 500€ por isso gostava de saber algumas coisas antes de começar.

Acho que estás enganado ou confuso. O Arduino usa uma espécie de C++ e não C#. Eu sei que são ambas OOP, e que ao nível do Arduino as diferencas devem ser minimas, mas ainda assim fica bem definir isto.

Quanto a deitar dinheiro ao lixo, o Arduino por si só não te vai fazer torradas, nem sumos de laranja. Dependendo do que quererás construir, terás inevitavelmente de gastar mais dinheiro. Não serão 500€, mas pode chegar à centena com uma placa (shield) e mais uns sensores.

Comprar o Arduino pode não ser deitar dinheiro fora, mas ter umas bases de electrónica ajuda.

Estando eu familiarizado com .net, vb etc, vi que o arduino usa básicamente C# a não ser que eu faça um programa em visual studio 2007 pa frente, para comunicar com ele em usb, o resto parece-me ser tudo C# mas já vi que apoio não falta.

A questão mesmo é esta: vamos supor que quero fazer um programa que ligue luzes a uma determinada hora, é preciso ter o arduino ligado ao pc ou há arduinos com relógio e pilhas?

Depois gostava de fazer um programa que me permita remotamente, ligar desligar luzes em casa, e talvez uma webcam, tudo pela carolisse e para aprender, que tipo de aparelho compro? gostava de comprar uma coisa versátil mas que não fosse muito cara, mas se possível que tenha já muitas funções para eu ir brincando.

Portanto, o que preciso?

Cabo usb ? (lol, toda a gente tem), um ou varios arduinos? Sim mas quais ? preciso de mais peças ? resistencias e afins que não percebo nada disso?

agradeço qualquer ajuda :)

Estando tu familiarizado com .net, o meu conselho é esqueceres o arduino e olhares para o netduino (http://www.netduino.com/), não me leves a mal, mas é muito mais parecido com o que conheces e é até suportado pela Microsoft.

Para o teu projecto tens imensas opcões, vou tentar ser breve a listá-las.

Se tiveres um computador velho com porta paralela em casa, esquece o Arduino, aponta para o endereco 0x378-0x37a e pronto... já tens como ligar luzes, ter uma câmara USB e relógio sem comprares um Arduino.

Se quiseres usar o Arduino apenas como um escravo de hardware, podes programar através da porta série para receber os comandos que pretendes e ligar luzes às horas que queres.

Se quiseres usar o Arduino isoladamente com um acesso esporádico dum computador (creio que é isto que pretendes) tens de investir um pouco mais e comprar um Real Time Clock (http://lusorobotica.com/index.php?topic=681.0), um suporte de pilhas e um conector para a alimentacão do Arduino e programar uma espécie de calendário para ligares e desligares as luzes.

O arduino não tem poder para ligares uma camara. Lembra-te que o interface não é verdadeiramente USB, é uma porta série. Além de que o Arduino é um micro de 8 bits com pouca memória. Para a webcam precisarias de um computador.

No entanto para acederes via web, nada mais simples que usares um shield ethernet ou wireless (http://loja.lusorobotica.com/shields/161-arduino-ethernet-shield-sd.html este tem até um cartão SD).

Se não sabes que mais precisas, a maneira mais simples será comprares shields... que vão sair mais caros, mas nalguns dos casos é a única opcão que tens.

Agora vem a parte séria que espero não ignores.

O Arduino permitiu que muita gente conseguisse criar coisas muito interessantes sem ter um grande conhecimento de electrónica. No entanto, quando se comeca a mexer em electricidade temos de ter algum conhecimento técnico para não corrermos riscos, seja em termos pessoais, de equipamento ou de terceiros.

Por isso antes de mexeres na parte da electricidade para ligar as luzes, tenta arranjar quem te aconselhe como fazer as coisas e qual a maneira segura de o fazer. Certamente que aqui ou até no fórum do Arduino consegues ajuda para o que pretendes fazer.

A maior parte das pessoas dizem que os engenheiros não gostam do Arduino porque agora toda a gente sabe fazer coisas em electrónica. Isso não é verdade... o que é verdade é que muitos engenheiros comecaram já a ver os riscos que a plataforma acarreta e que não são completamente explicados.

Eu sei que isto mais parece um excerto do Spider Man (with great power comes great responsibility), mas é uma realidade. Se não sabes de electricidade, tenta informar-te com quem saiba antes de te pores a mexer em coisas que podem ser perigosas.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
droidman

era mesmo a resposta que eu queria.

eu estou familiarizado com coisas como fazer programas para windows mobile, pc e um bocadinho de android mas isso estou ainda a começar. a minha ideia inicial era começar com programas simples em arduino (ou netduino que agora conheci) e depois se a coisa correr bem passar para programas que interajam entre o telemovel e o arduino mas para isso já vi que preciso de um pc o que me vai limitar um bocado. tenho muitas ideias mas já vi que vou ter de começar por baixo

agradeço a resposta exaustiva, já andei a ver projectos de netduino e arduino e gostei do que vi

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Muito provavelmente não será o que pretendes, mas já procuraste por BeagleBoard? Em termos de aprendizagem não será tão diferente como um *duino, mas é sempre uma opcão que te permite ligar a webcam, aceder via internet, mas criar o hardware para ligar/desligar lâmpadas é muito mais complicado de fazer. Principalmente pelas restriccões do nível de tensão e tamanho dos componentes disponíveis no mercado para esses nivéis.

Mas nada que não tenha sido já feito ou que não se possa comprar já feito.

Para comunicar entre o Arduino e Android creio que o melhor método é via IP. Creio já ter visto uma maneira de o fazer através do interface USB (posso estar enganado e ser com a BeagleBoard que referi), mas via IP dá-te muito mais liberdade de implementacão uma vez que não necessitam de estar ligados um ao outro.

Sem saber muito do Android (mas também a interessar-me, por causa duma ideia para a empresa onde trabalho), creio que seja possível pô-lo a comunicar com UDP e seria interessante... digo eu. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
droidman

bem, esta plaquinha tem um processador de 1ghz e custa 149 usd. parece-me ter placa gráfica e leitor de cartões. Isto é um autentico pc que à coisa de 5/6 anos estava ao nivel dos pc's portáteis de gama baixa.

O meu medo depois de comprar uma coisa destas era estraga-la :)

vou fazer uma pesquisa e ver o que me aparece por aí em projectos já feitos, ela parece mesmo muito interessante.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
droidman

o mal desta placa parece-me ser mesmo a ram disponivel, as tantas ia ter de usar muita swap.

eu não sou perito em nada disto mas o que me parecia uma ideia espetacular era se um tipo pudesse ter os conhecimentos para comprar um telemovel android lixado, tipo ecrã partido etc, nem que tivesse um processador de 400 a 500htz e bateria e estava ali um terminal fabuloso a um preço ridiculo para programar e reprogramar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

o mal desta placa parece-me ser mesmo a ram disponivel, as tantas ia ter de usar muita swap.

eu não sou perito em nada disto mas o que me parecia uma ideia espetacular era se um tipo pudesse ter os conhecimentos para comprar um telemovel android lixado, tipo ecrã partido etc, nem que tivesse um processador de 400 a 500htz e bateria e estava ali um terminal fabuloso a um preço ridiculo para programar e reprogramar.

Não sendo perito em nada disto... fazer o que dizes não é de todo fácil. Além de que, um telemóvel com um ecrã partido não te vai ajudar em nada uma vez que nem uma ficha para monitores tem...

A beagleboard xM tem tanta memória como um iPad e muitos dos tablets actuais...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.