Jump to content
dnascimento

Melhor programa para interfaces

Recommended Posts

dnascimento

Boas,

Necessito de fazer um projecto gráfico, ou seja, criar um programa com uma interface gráfica. Sei programar em Java e C mas gostava de aprender uma linguagem nova. Estou em duvida entre várias:

- C#

- Visual Basic

- Flash

- HTML 5 com CSS

- Flex

Gostava que dessem mais sugestões. O critério seria optar por um programa que seja largamente utilizado a nivel comercial para criar programas deste género...

scorch

Depende bastante. Flash permite bastante margem de manobra com o Aspecto Visual, mas se quiseres também podes optar por C#/Visual Basic e WPF, e consegues aplicações com bom aspecto gráfico. :)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

dnascimento

Estas são as propostas:

HTML + CSS

JavaScript

Flash

Adobe Flex

Visual Basic

A minha grande dúvida é: o que é que as empresas utilizam hoje em dia para criar as interfaces dos seus programas?

Já me disseram que o flash consome memória demais e tem tendência a bloquear :S

Ainda não saiu o projecto mas nos anos passados foram:

- um restaurante self-service

- um atendedor de serviços farmaceuticos

- um cartão de transportes

Sim, cadeira de Interface Pessoa Máquina  😎  Ou seja, são programas que têm um core relativamente simples - que por acaso estou a ver mais fácil de fazer em programação por objectos - e uma interface que deverá ser agradavél e bonita....

Como é que em Flash ou flex conseguimos criar o core do programa: ex: gestão do restaurante?  🤔

scorch

Consegue-se, embora seja sempre mais indicado (neste caso é o que o que se costuma usar mais no mercado) é C#. No entanto, como não podes usar C#, usa VisualBasic, que é bastante semelhante.

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

mjamado
Como é que em Flash ou flex conseguimos criar o core do programa: ex: gestão do restaurante?  🤔

Da mesma maneira que nas outras. O ActionScript é uma linguagem de pleno direito; é só fazeres as tuas classes como farias noutra linguagem qualquer.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

dnascimento

Posso, sou aluno do Instituto Superior Técnico por isso tenho acesso ao Visual Studio 2010 profissional legalmente...

Após pesquisar e informar-me com um amigo, a dúvida ficou entre: C# e Python+WxWidgets...

C# parece-me bastante semelhante a Java - POO...

Python nunca tinha visto 1 linha mas conheço muita gente que diz maravilhas

apocsantos

Boa noite,

C# parece-me uma óptima escolha. Encontras muita informação na web. Muito bons exemplos, e já que tens acesso legal à versão profissional seria um desperdício não utilizar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

dnascimento

Boas,

Escolhi aprender C#  - sabendo java não muda muito, só os nomes dos métodos, colecções etc - e criar a interface em XAML, ou seja, criar uma WPF - Windows Presentation Foundation. Com o Expression Blend - também legal - desenho a interface e toda a animação e com o Visual Studio programo o behind-code. Para aprender existe um livro muito bom: WPF Programer's Reference with C# 2010 and .NET4 - Rod Stephens

Já que tinha de aprender, escolhi aprender algo que é comercial, que é uma mais valia no curriculo...  :) Estou a gostar  :P

socopo

Boas, desculpa mas vou usar o teu tópico para mim  :P

Vou ter agora um grande projecto académico com uma equipa grande (só para terem uma ideia) e podemos escolher desenvolver em C# ou Java. Java já todos supostamente deveriam saber, pelo menos eu sei e a pergunta é:

Quais as vantagens e desvantagens de programar C# em vez de Java para um "sistema" não muito complexo (espero eu) para uma empresa? É mais fácil a criação gráfica? Porque eu em Java perdi tempo de mais com coisas parvas a fazer a parte gráfica e foi o que me deixou mais com pé atrás. Será fácil um programador de Java adaptar-se a C#?

Obg se me responderem

dnascimento

Eu ainda não apanhei o jeito a 100% porque ainda não li tudo sobre C#.... A sintaxe é bastante identica a java (pareceu-me)... Agora mudam as livrarias - como é normal -, ainda não encontrei uma página de suporte tão boa como o api java - http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/ - mas tem boas paginas de suporte.

Depois a interface gráfica é fácil de fazer em WPF, é bem flexivel e programável com o XAML.

Conclusão: nada que com um estudo em cima não vá ao sitio....

Já agora, és de que faculdade?

socopo

Universidade do Minho.

Estudas C# pela a API de Java? :s então é pq é basiado nele certo? Não percebi.

Guest id194

Esse projecto é de alguma cadeira da licenciatura ou mestrado, podes dizer qual? (também ando no Minho)

Isso que dizes de perder tempo no Java, acredita que em C# é muito mais fácil, nem tem comparação. A nível de POO, os conceitos são os mesmos como é lógico. Se sabes trabalhar numa, sabes na outra, é uma questão de te adaptares à sintaxe (que também não é muito diferente) e à framework do .NET, deves ter lá tudo que precisas.

Adaptas-te facilmente de Java para C# e a nível de interface, é muito mais simples trabalhar em C#.

E não, não estudas C# pela API do Java, isso não faz sentido. Apesar de ambas fazerem praticamente a mesma coisa e terem exactamente o mesmo tipo de funcionalidades, têm nomes diferentes por exemplo. Nada que pesquisas no Google não resolva, porque os conceitos são os mesmos.

E não te recomendo nada a meteres-te no WPF como disseram ai acima. Não há necessidade nenhuma e isso é um pouco mais complexo (apesar de ter + flexibilidade, mas tem uma curva de aprendizagem maior) que usares os já conhecidos Windows Forms. Mas se disseres para que cadeira é, talvez possa ter uma opinião diferente.

socopo

LTSI - Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação e o projecto é para a cadeira DAI- Desenvolvimento de Aplicações Informáticas, se não estou em erro é isso que a sigla significa. Já agora em que curso estás?

A interface não é o mais importante neste projecto, sem duvida que a qualidade das funcionalidades é muito mais importante... Mas, como temos um cliente real que poderá vir a comprar o nosso produto final e terá algum peso na avaliação (acho eu), uma interface apelativa (não no sentido de extravagante mas sim moderna) poderá fazer-nos ganhar uns pontos a favor o que é bom.

Vou dar uma vista de olhos em C# porque ainda não vi uma única linha de código, como dizem e acredito não deve faltar documentação e tutoriais pela web. Mas se dizes que a interface é mais simples com C# sou mesmo capaz de me virar a ele e espero depois conseguir convencer o resto dos programadores na equipa a virar pó C#  :thumbsup:

Guest id194

Eu bem me parecia que estava a achar estranho o que tu estavas a dizer mas nem me passou pela cabeça que tivesses no campus de Azurém lol. Pois, esse curso não conheço, não sei o tipo de dificuldade/exigência, não posso dizer mais que o que disse.

Eu estou em LEI, em Gualtar claro.

socopo

O meu curso ganhou a latada este ano pá! Como é que não conheces?  😲 Estou a brincar eheh, acredito que muita gente não queira saber disso.

Nem eu sei bem o que é suposto fazer, só sei que vai ser puxado e que vou ser um dos pretos dum grupo/equipa de 15-20 pessoas  :) Mas vai ser um bom desafio sem duvida.

Já ajudaste bastante, o que disseste foi basicamente musica para os meus ouvidos  :thumbsup:

dnascimento

Percebeste mal o que eu disse, eu disse é que a API da Java tem uma boa documentação enquanto que a C# ainda não descobri um site do mesmo género (talvez porque estava habituado a java)....

C# é semelhante a Java na medida em que ambas são orientadas a objectos....

Só discordo com o Nazgulled, o que fazes com win forms fazes com WPF, exactamente da mesma forma. Mas uma vez que queres vender o produto a interface conta (diria mesmo que faz a diferença do produto para o cliente final) e pelo WPF fazes coisas muito boas e muito fácilmente. Com o expression blend ainda melhor. Mas 1º preocupa-te em planear tudo, depois começa a interface básica e o código e só depois é que embelezas a interface  :thumbsup:

Guest id194

Eu nunca disse que não fazias. Apenas disse que WPF tem uma curva de aprendizagem bem maior e mete o XAML ao barulho que pode ser muito fixe e simplificar, mas é preciso sabe-lo usar primeiro, é mais uma coisa a aprender. Enquanto que para Windows Forms não precisas de aprender muito mais, é praticamente arrastar, mudar as propriedades e pronto.

Duvido que o projecto em questão exija e/ou beneficie em usar WPF.

E tens toda a documentação que precisas aqui:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/kx37x362.aspx

socopo

Já tinha visto isso e realmente parece ter tudo sobre sintaxe etc..., mas o que gostava de ter acesso era uma documentação tipo da api do Java com todas as classes documentadas. Não há algo similar para C#? É uma grande ajuda mesmo ter isso.