Jump to content
dipacheco

SQL if NULL

Recommended Posts

dipacheco

Olá pessoal! Criei uma BD em SQL com os campos Codigo, Nome, Turma e Ano!

Consigo chegar e consultar na BD sem problemas.

Agora estava a criar um form para inserção e estou com alguns problemas.

O que eu quero é que o user entre com um codigo. Se o codigo existe eu mostro os dados e, caso ele queira alterar, coloca os novos e grava. Caso ele coloque um codigo inexistente ele mostra as textbox em branco e se ele colocar algo ele adiciona à BD.

Entao criei duas funçoes diferentes, uma para inserção que seria chamada caso a textbox1 ficasse vazia e uma actualiza que era chamada caso a textbox1 ficasse com um nome, que seria sinal d existencia de dados. No entanto, mesmo quando vazia ele chama a actualiza... o q poderá ser?

ribeiro55

O que diferencia uma actualização de uma adição é, respectivamente, a existência ou não daquele código em específico.

Precisas de procurar por o código antes para determinar se actualizas ou crias. Como estás a fazer este teste?

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

dipacheco

command = New SqlCommand("SELECT Nome,Ano,Turma FROM Clientes WHERE Codigo=" & Form1.TextBox1.Text, connect)
        reader = command.ExecuteReader()
        While reader.Read()

TextBox1.Text = reader(0).ToString
            TextBox2.Text = reader(1).ToString
            TextBox3.Text = reader(2).ToString
            If TextBox1.Text = "" then
                     insere()
            Else
                     actualiza()
            End If
        End While

...

ribeiro55

Não precisas de trazer a tabela toda, nem preencher textboxes para determinar a existência de um código.

"SELECT COUNT(Codigo) FROM Clientes WHERE Codigo=" & Form1.TextBox1.Text

Faz o trabalho, sendo preciso apenas consultar a primeira coluna da primeira linha.

Caso esse valor seja =0 então Insere.

Caso esse valor seja >0 então Actualiza

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

dipacheco

e dps testo como? faço um reader = command.executereader()

if reader(0) = 0 then

insere()

else

actualiza()

end if

????

é que se for assim nao funciona tambem!

dipacheco

ja ultrapassei o prob... mas agora estou com outro. LOL quando estou a inserir tenho a seguinte funçao.

Private Sub insere()

insert = "INSERT INTO Clientes (Codigo,Nome,Ano,Turma) VALUES (" & Form1.TextBox1.Text & "," & TextBox1.Text & "," & TextBox2.Text & "," & TextBox3.Text & ")"

connect = New SqlConnection("Data Source=PACHECO-PC\SQLEXPRESS;Initial Catalog=TLopes;Integrated Security=True")

connect.Open()

command = New SqlCommand(insert, connect)

command.ExecuteNonQuery()

connect.Close()

End Sub

Mas dá-me um erro no command.executenonquery que é SQLException was unhandled. The name "Diogo" is not permitted in this context. Valid expressions are constants, constant expressions, and (in some contexts) variables. Column names are not permitted.

ribeiro55

Das duas uma:

Ou adicionas os valores via parâmetros, ou tens de usar plicas (') para delimitar as colunas de texto.

"INSERT INTO Clientes (Codigo,Nome,Ano,Turma) VALUES (" & Form1.TextBox1.Text & ",[glow=red,2,300]'[/glow]" & TextBox1.Text & "[glow=red,2,300]'[/glow]," & TextBox2.Text & "," & TextBox3.Text & ")"

Presumindo que apenas a coluna nome é alfanumérica (varchar)

Sérgio Ribeiro