Jump to content
thoga31

[Pascal] Tutorial de Pascal, 2010-2014

Recommended Posts

thoga31

TUTORIAL DE PASCAL

Revisto e actualizado (2010-2014)

Da autoria de: @thoga31 (Igor Nunes)

O presente tutorial está descontinuado.

Disponível nas seguintes plataformas:

• Portal de Downloads - versão PDF actualizada, A4 e pronto a imprimir, actualizada recentemente e com as 7 partes completas - não te esqueças de dar a tua opinião votando!
    http://www.portugal-a-programar.pt/files/file/6-tutorial-de-pascal/
  • Wiki P@P - versão online actualizada - inclui um anexo e as resoluções dos exercícios não presentes no PDF -, mantida pela sua afluência diária e por se apresentar em certos resultados de pesquisa dos motores de busca.
  • Fórum (quadro Pascal) - primeira versão completa, com as partes divididas em posts diferentes - desactualizado.

NOTA: Com a migração do fórum para a nova plataforma (IPB), o presente tutorial tornou-se grande de mais para poder ter manutenção no formato de tópico no fórum.

Com a nova plataforma de Downloads, a versão PDF foi novamente colocada à disponibilidade do público com algumas melhorias, tendo sido o presente tópico devidamente alterado para uma lista de redirects para as novas versões.

O presente Tutorial foi terminado, na sua primeira versão completa, a 16 de Fevereiro de 2011, antes de ter sido publicado no fórum P@P®.

Edited by thoga31
Descontinuado

Knowledge is free!

nunopicado

Deixa-me ser o primeiro a dar-te (aqui) os parabéns!

Increvi-me há pouco neste forum, mais por curiosidade, e sendo o Pascal (ou derivados) a minha linguagem de programação de eleição, rapidamente descobri na área de Pascal um tutorial sobre o tema.

A curiosidade levou-me a dar uma olhada, talvez num secreto e subconsciente desejo de avaliar se era apenas "mais um", como tantos que já vi, ou se seria realmente bom.

Foi com grata satisfação que verifiquei que este não é apenas mais um.

É um tutorial sobre a introdução a uma linguagem de programação, ou que faria à partida dele ao mesmo tempo complexo (para que não conheça a LP) e simplista (para os que a conheçam). Conseguiu no entanto, com linguagem simples sim, mas concisa e directa, cumprir os objectivos a que se propôs!

Em resumo do resultado, já o tenho recomendado a algumas pessoas que queriam iniciar-se na programação em Pascal, algo que ainda não tinha feito com nenhum outro.

Este relato vale o que vale, pelo que não vale a pena mais delongas.  Resume-se tudo a uma frase:

Parabéns por um excelente trabalho!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

perez

excelente iniciativa.

eu já não estudo pascal mas de certeza que se ainda estudasse isto me daria muito jeito!

tens aqui um manual bem constituído e com bons exemplos!

thoga31

nunopicado,

Bem, confesso-me "😲" com o teu comentário. Nem sei bem o que dizer, a não ser um "obrigado" atrapalhado.  😳

Por isso... Obrigado :)

perez,

Obrigado. ;)

Espero que dê, de facto, jeito a quem necessite de "umas luzes" sobre o Pascal.

Cumprimentos,

Thoga31

Knowledge is free!

nunopicado

nunopicado,

Bem, confesso-me "😲" com o teu comentário. Nem sei bem o que dizer, a não ser um "obrigado" atrapalhado.  😳

Por isso... Obrigado :)

Não é para tanto...

O grande mal deste país é que a regra é não dar valor a quem o tem, mas aos amigos ou a quem nos der mais. Este comportamente nem excepção devia ser.

Como tal tento combatê-lo sempre que posso, e se estou a ver algo que me parece ter valor, dentro da área a que pertence, nada mais justo que reconhecer esse valor.

Continuação de bom trabalho!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

donatello

Já agora dou também o meu feedback.

Para mim é útil pelo conteúdo para iniciantes e tem exemplos de programas na linha que pretendia fazer os meus, para, através de coisas simples, obter resultados verdadeiros embora sem utilidade prática. Exemplo é o Hello World que depois embelezaste.

Mas é isto! É o início  :cheesygrin:

thoga31

Versão PDF

Camaradas,

Encontra-se disponível a versão PDF do presente Tutorial.

Esta versão inclui propostas de resolução de muitos dos exercícios e desafios propostos no tutorial.

Para os interessados: Download do PDF (alojado no WordPress) (Indisponível. thoga31, 13/11/2011)

Cumprimentos. :)

Knowledge is free!

thoga31

Wiki

Camaradas,

Acabei de passar o Tutorial para a Wiki.

Link

Cumpz,

Thoga31

Knowledge is free!

thoga31

Com a migração do fórum para o IPB, este tópico começou a gerar o erro "message_too_long", tendo-se tornado impossível a sua manutenção neste formato.

Por esta razão, este tópico tornou-se um tópico de redirect links para as actuais versões, mais acessíveis, onde este Tutorial se encontra disponível.

Nota especial para a versão PDF que foi restaurada na nova plataforma de Downloads. Não se esqueçam de dar a vossa opinião sobre o documento com um voto! A vossa opinião é muito importante! :thumbsup:

Desde já, um obrigado a todos os leitores que têm feito deste tutorial o documento mais visto de sempre da Wiki P@P. :)

Boas programações,

thoga31

Knowledge is free!

thoga31

Era a recta final da Primavera de 2010. Publiquei a primeira de seis partes de um tutorial daquela que era, e ainda hoje é, a minha linguagem de eleição.

Migrei o Tutorial para a Wiki da nossa comunidade e compilei num PDF. Expandi com mais uma parte e um anexo. Mantive o seu suporte durante muitos meses... e mais meses... até que, passados 4 anos e 4 meses, dou por finda esta "viagem".

Já encontrei o PDF do meu tutorial publicado em mais sítios na Internet - apesar de nunca me terem pedido autorização, mas enfim, sempre é boa publicidade -, vi muitas visitas à Wiki, recebi imensos comentários, opiniões, críticas... mas chega o momento de deixar este tutorial. Novas paragens me esperam, com certeza, inclusive no mundo do Pascal.

Espero que o meu tutorial tenha ensinado muitas mentes jovens (ou não tão jovens, quiçá) a perceber melhor esta linguagem que acaba por ser um mártir da programação.

Continuarei, claro, a transmitir mais conhecimento sobre assuntos específicos desta linguagem na Revista, como tenho feito nos últimos 2 ou 3 anos, sempre que encontrar um tema interessante para abordar.

Deixando este tutorial descontinuado, resta-me terminar em concordância como quando comecei...

Hope you've enjoyed it! :)

Cumprimentos.

• Vote 2

Knowledge is free!