Jump to content
dicas3d

Iniciação a programação de sistemas electrónicos.

Recommended Posts

dicas3d

Olá.

Eu sou estudante de um curso profissional de Informática de Gestão, e a titulo de curiosidade gostava de me iniciar na programação de sistemas electrónicos.

Onde posso eu arranjar componentes electrónicos baratos para eu começar a contruir e programar os 1ºs sistemas? 

Abraços

dicas3d

bubulindo

O mais barato para componentes "giros" é mesmo encontrar maquinetas estragadas e retirá-los de lá.

Se souberes o que cada chip faz, podes encontrar muita coisa engracada... Mas hoje em dia com o formato quase microscópio dos chips, torna-se extremamente dificil de conseguir algo de útil (salvo semicondutores de potência).

Exemplos são, por exemplo, relés, sensores, ligadores para pilhas, etc, etc... ou se tiveres por aí uma impressora estragada podes tirar de lá uns motorzinhos muito interessantes.

Relativamente ao resto, se quiseres programar microcontroladores, aconselho-te a comecar pelo Arduino. Já muito foi dito por aqui, deixo uma threads sobre o assunto.

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=40744

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=40504

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=36530

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=29053

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

dicas3d

E lojas online. Que lojas online que vendam para Viseu existem com estes itens à venda?

Abraços

dicas3d

David Pintassilgo

Boas!

Eu aqui há tempos andei a 'brincar' um pouco com isso e a coisa fez-se barata. (gastei 10 ou 15 euros)

comprei meia duzia de componentes, comprei 1 PIC16F84A, fiz um programador e um circuito com uns led's e um botão e escrevi o código para depois meter no PIC.

E fiquei todo contente! LOL

;)

HPIM9333.JPG

http://pintassilgo.com/projectos/gravador_pic_16f84.html

Comprei o material na Leiritrónica. (que agora é sonigate salvo erro)

cool stuffs to check.