Jump to content
dicas3d

Iniciação a programação de sistemas electrónicos.

Recommended Posts

dicas3d

Olá.

Eu sou estudante de um curso profissional de Informática de Gestão, e a titulo de curiosidade gostava de me iniciar na programação de sistemas electrónicos.

Onde posso eu arranjar componentes electrónicos baratos para eu começar a contruir e programar os 1ºs sistemas? 

Abraços

dicas3d

bubulindo

O mais barato para componentes "giros" é mesmo encontrar maquinetas estragadas e retirá-los de lá.

Se souberes o que cada chip faz, podes encontrar muita coisa engracada... Mas hoje em dia com o formato quase microscópio dos chips, torna-se extremamente dificil de conseguir algo de útil (salvo semicondutores de potência).

Exemplos são, por exemplo, relés, sensores, ligadores para pilhas, etc, etc... ou se tiveres por aí uma impressora estragada podes tirar de lá uns motorzinhos muito interessantes.

Relativamente ao resto, se quiseres programar microcontroladores, aconselho-te a comecar pelo Arduino. Já muito foi dito por aqui, deixo uma threads sobre o assunto.

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=40744

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=40504

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=36530

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=29053

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

dicas3d

E lojas online. Que lojas online que vendam para Viseu existem com estes itens à venda?

Abraços

dicas3d

David Pintassilgo

Boas!

Eu aqui há tempos andei a 'brincar' um pouco com isso e a coisa fez-se barata. (gastei 10 ou 15 euros)

comprei meia duzia de componentes, comprei 1 PIC16F84A, fiz um programador e um circuito com uns led's e um botão e escrevi o código para depois meter no PIC.

E fiquei todo contente! LOL

;)

HPIM9333.JPG

http://pintassilgo.com/projectos/gravador_pic_16f84.html

Comprei o material na Leiritrónica. (que agora é sonigate salvo erro)

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

bubulindo

Gtronica e existe uma outra que não me lembro o nome.

Quanto a lojas fisicas, conheco umas no Porto, mas com um stock algo "antigo".

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

apocsantos

Boa noite,

Estive a ver o link que o @d_pintasilgo disponibilizou e achei interessante. Agora infelizmente não consegui abrir o site para ver o esquema do circuito. Era uma ideia castiça para mim construir um brinquedo desses. ;) Já que ando a ficar um pouco cansado de brincar com a beagle. Se puderes disponibilizar o esquema do circuito e lista de componentes agradecia.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

David Pintassilgo

Estive a ver o link que o @d_pintasilgo disponibilizou e achei interessante. Agora infelizmente não consegui abrir o site para ver o esquema do circuito.

Yá... não dá não. Aqui foi uma pagina que tinha montado na altura assim á pressa e o esquema já não está online.

De qualquer das formas uma "googlada" por programador 16F84 deve de achar isso num instante.

Era uma ideia castiça para mim construir um brinquedo desses. ;) 

força nisso! :confused: Eu achei mesmo muito interessante.

edit:

o google é amigo ;)

Adivinha lá o onde encontrei com a ajuda do google? B)

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=19493

re-edit...

afinal não tá lá o esquema do programador, se encontrar já cá meto.

agora_é_que_é-edit:

Salvo erro foi mesmo esta montagem que fiz:

pcb_prg_sch.gif

cool stuffs to check.

apocsantos

Boa noite,

Muito obrigado pelo link. :confused: Confesso que ando meio cançado e sem grande paciência para correr mais pesquisas. "Preciso de um dia com 48horas" ;)

Já andei a brincar com o arduino, depois com a beagleboard, agora queria algum brinquedo mais castiço! ;) Vou ver se monto um destes! B)

A beagleboard para média-center é uma delicia... E desenvolver software para ela é "um mundo à parte"! Pena ser cara, mas recomendo-a vivamente a quem gostar destas coisas!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

bubulindo

Boa noite,

Muito obrigado pelo link. :confused: Confesso que ando meio cançado e sem grande paciência para correr mais pesquisas. "Preciso de um dia com 48horas" ;)

Já andei a brincar com o arduino, depois com a beagleboard, agora queria algum brinquedo mais castiço! ;) Vou ver se monto um destes! B)

A beagleboard para média-center é uma delicia... E desenvolver software para ela é "um mundo à parte"! Pena ser cara, mas recomendo-a vivamente a quem gostar destas coisas!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Vai-te preparando para puxar do livro de assembly... Não creio que haja compiladores "open-source" de C para PIC. Em tempos, creio que vi algures um de Pascal mas não tenho a certeza.

Construir software para a Beagle é um mundo à parte? Porquê? Não é como fazer uns programas para linux?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

apocsantos

Bom dia

@bubulindo: Foi apenas uma forma de expressão "um mundo à parte". É basicamente programar para GNU/Linux ou Windows CE, ou Android. Qualquer das plataformas que corra na Beagle. O que eu quis dizer é que para "pequenos circuitos" aquilo é "um mundo". Eu acabei comprando a que me estava emprestada. Ando super satisfeito com ela. Só lhe falta mesmo um controlador SATA para ser perfeita.

Programar Assembly para PIC's não me é totalmente estranho. Já o fiz em tempos, para uma PAP de um amigo. Programar uma pic para um alarme. Por isso não devo ter grandes dificuldades em adaptar-me a programar esta PIC. Ainda assim aproveito para questionar se conheces algum bom manual gratuito, para consulta.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

dicas3d

Que componentes é que se podem aproveitar em pen's, mp3 (e companhia) e telemóveis.

Abraços

dicas3d

ribeiro55

Praticamente nada. Até os LED já são SMD.

O microfone e o altifalante ainda deve ser o mais standard da coisa ;)

Este mundo foi me mostrado com um ICD da Microchip, o ICD2 e acabei por comprar um.

Tenho andado a brincar com PIC16F636 e o HITECH C integrado no MPLAB.

Para além do programador, fazes a festa com uma breadboard, fio qb para os jumpers e uns quantos leds para testares os bits.

Dependendo da fonte de alimentação, também precisas ou não de umas resistências para quebrar a tensão nos díodos.

Também ando a dar uns passinhos nesta matéria, e acho-a fascinante.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

bubulindo

Bom dia

@bubulindo: Foi apenas uma forma de expressão "um mundo à parte". É basicamente programar para GNU/Linux ou Windows CE, ou Android. Qualquer das plataformas que corra na Beagle. O que eu quis dizer é que para "pequenos circuitos" aquilo é "um mundo". Eu acabei comprando a que me estava emprestada. Ando super satisfeito com ela. Só lhe falta mesmo um controlador SATA para ser perfeita.

Ahh, ok... estava já a desanimar a pensar que seria algo mais complicado que o normal. LOL Uma cena engracada que me lembrei era ter a Beagle em casa como um servidor para uma rede de automacão. :) Era engracado.

Entretanto procurei e existe uma espécie de clone feito em Espanha com wireless.

Programar Assembly para PIC's não me é totalmente estranho. Já o fiz em tempos, para uma PAP de um amigo. Programar uma pic para um alarme. Por isso não devo ter grandes dificuldades em adaptar-me a programar esta PIC. Ainda assim aproveito para questionar se conheces algum bom manual gratuito, para consulta.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

As PICs não são o meu universo. Bastou-me os problemas que tive num programa para a Faculdade gracas à exagerada complexidade dos registos da PIC para me desligar daquilo e usar o 8051...

Depois surgiram os AVR com um compilador de C à borlex e suportado por malta da ATMEL e pronto. :$

No entanto, se vires aqui pelo fórum de electrónica, quem te poderá indicar recursos para a PIC será o asena já que ele trabalha profissionalmente com elas.

Em pens podes aproveitar o ligador USB... se o tiver metálico. Eventualmente poderás vir a usar um chip que comunique directamente por USB e não através dum serial port de software...

Se tiveres um iPod para abrir... podes tentar sacar o LCD e se for dos antigos, a click wheel. Em principio precisas de um driver para a click wheel mas é possível de o encontrar em formato de hobbyista (DIP) o LCD também precisa de drivers... e isso é mais complicado.

Telemóveis... e isto ainda não experimentei, podes, se tiveres um cabo USB para acederes ao mesmo enviar comandos pela porta série, envio de mensagens, etc, etc... mas depende do telemóvel, pelo que li nos mais antigos isto é possível de fazer de forma simples. Tens apenas de ver a transformacão de caracteres para enviar.

Nalguns telemóveis, o teclado é possível de re-utilizar.

De resto, infelizmente não há muito que se possa aproveitar sem muito jeito para a soldadura e sorte para a coisa não correr mal. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

David Pintassilgo

Onde dá para aproveitar muitas coisas é em material electrónico mais antigo. Por exemplo, impressoras antigas, tem uns motores fixes!

De qualquer das formas, em relação a pequenos componentes (resistências, condensadores, diodos, etc,... ) mais vale comprar.

Há uma cena fine que são free samples que as empresas enviam de borla para casa da malta. Eu mandei vir uns PIC's aqui há tempos e outras cenas assim. (microchip.com)

cool stuffs to check.

bubulindo

Se a Microchip enviar o ENC28J60, é de aproveitar... Claro que a ficha Ethernet custará tanto como o chip... mas pronto, sempre se poupa. Aviso também que não é muito simples o interface com esse chip, mas existe no formato DIP o que é sempre interessante para colocar um micro na internet.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

apocsantos

Boa noite,

Já comecei a construção do circuito! :) A falta de tempo é que é um problema (ainda tenho 21 dias de férias referentes a 2010 para gozar). Espero ter uma boa experiência com ele. :P

@Bubulino: Podes indicar o link para o clone da beagle? É que tenho um projecto de voluntariado em mãos que consigo fazer com a beagle, mas seria mais económico feito com outra coisa mais barata e de preferência wireless. :P

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

bubulindo

Não sei se é mais barata...

Quando disse clone não me estava a referir a placas feitas na China, mas sim baseadas na mesma arquitectura/tipo de processador.

Sites para as lojas:

http://shop.igep.es/index.php?main_page=product_info&products_id=40

http://shop.igep.es/index.php?main_page=product_info&cPath=1&products_id=46

http://shop.igep.es/index.php?main_page=product_info&cPath=1&products_id=47

A empresa é esta:

http://www.igep-platform.com/index.php

A mais barata são 168€ mais portes... (a de 151 não tem Wi Fi).

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

dicas3d

Uma loja que eu sugiro, não online para quem vive na zona de Viseu é a Benetrónica.

Abraços

dicas3d

bubulindo

Desculpa lá... mas um manual que começa logo com um amplificador stereo de 400W sem sequer explicar o que são transistores ou amplificadores operacionais é tudo menos bom.

Percebeste o que estão os transistores a fazer nessa montagem? Aprender electrónica não é saber umas quantas montagens de cabeça...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}