Jump to content
fil79

Problema PDF/PHP

Recommended Posts

fil79

Boas

Tenho uma aplicação que gera  docs em PDf´s (FPDF). Acontece que existe a possibilidade de esses documentos serem anulados.

O que pretendia era poder abrir os pdf´s e colocar lá uma marca de água. Não estou a conseguir abrir um pdf existente com o FPDf (só cria de raiz), e sinceramente não estou a ver como resolver esta situação.

Desde já agradeço

MCITP-MCTS-MCP

IvanGS

estás a criar o pdf como?

header

body

footer?

se estiveres a fazer isto basta no body meteres o código da marca de água.

se fores ao site do FPDF está lá...

usei essa biblioteca há relativamente pouco tempo para criar pdf's para um cliente que pediu um modulo...

fil79

A minha questão é se é possivel abrir um pdf já existente e editá-lo (neste caso adicionar uma marca de água)

MCITP-MCTS-MCP

IvanGS

pesquisei um pouco, e li que o FPDF só cria de raíz, não consegue modificar...

O FPDF é uma boa biblioteca apesar de precisar de algumas funções a mais, nomeadamente esta e escolher quando faz o output sem ser preciso ciclos gigantes...

se precisares de ajuda para que o FPDF crie os PDF's, diz que estou aqui  :)

fil79

ok, agradeço.

Em relação à criação de raiz, consigo fazer sem grandes problemas pois já usei a biblioteca alguams vezes, o que precisava era de uma solução para esta questão..com fpdf ou sem

MCITP-MCTS-MCP

Knitter

Estou a supor que tens o ficheiro no servidor e queres impedir que se faça download novamente de um documento anulado (não estou a ver outro motivo :) ). Porque é que não apagas o PDF e crias outro com a imagem?

O FPDF permite criar PDFs com imagens, basta teres um PNG que represente a tua marca de água e a coloques no fundo do PDF escrevendo depois por cima.

Se queres mesmo editar o PDF, em PHP a única forma que conheço de fazer isso é usando ferramentas no servidor e invocando essas ferramentas, não sei é se permitiria criar a marca de água.

fil79

A aplicação cria reports extensos que vêm de uma base de dados. Como não estava prevista esta funcionalidade estou com dificuldade para fazer com que o report seja criado novamente com a marca de água (o que seria mais simples se a aplicação tivesse sido pensada nesse sentido).

E pensei se não haveria uma maneira de resolver isto da maneira que eu sugeri.

MCITP-MCTS-MCP

Knitter

Nativo para PHP não conheço opção que faça isso, as bibliotecas que conheço só permitem criar PDFs não manipular (FPDF, DOMPDF e TCPDF -> um dos mais completos). Se não encontrares solução usando apenas PHP, uma forma que poderá ajudar é usar o Pdftk, um conjunto de programas para manipulação de PDFs em linha de comandos.

Podes fazer um PDF só com a marca de água e depois sobrepor esse PDF aos teus relatórios criando assim o resultado final de um PDF com marca de água. Terás é de ter permissões para executar comandos na shell através de PHP.