Jump to content
aprendiz93

Alterando e excluindo informações no banco de dados access.

Recommended Posts

aprendiz93

Boa tarde geral tenho um projeto de cadastro de clientes no caso ja consigo fazer a inclusão do cadastro, mais agora estou querendo fazer a alteração e exclusao do cadastro. Seguinte criei 2 botoes a mais alterar e excluir quando clicar no alterar quero que traga as informações da bd nos textbox, combobox e RichTextBox e de para min alterar os dados.

No botao excluir quero que quando clicar nele faz quase o mesmo esquema do alterar traga as informações nos textbox, combobox e RichTextBox e pergunte deseja excluir o registro sim ou n? se sim exclui e continua na mesma tela sem os dados, se n volta na tela com os dados no textbox,...,.....

agradeço desde jápela força.

Caça

O que é que não estás a conseguir fazer? O que é que já tens feito?

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Caça

Se já conseguiste inserir registos, apagar e actualizar é exactamente igual, apenas tens de modificar a query SQL

Pedro Martins

aprendiz93

Desculpa n sei se entendeu oq escrevi só sei fazer inclusão ou seja add os dados nos respequitivos textbox e salvar agora quero saber como faço para alterar e excluir agradeço pela força desde já.

Caça

Para inserires os registos, utilizas-te um "Insert Into", certo?

Agora para actualizares tens de utilizar o "Update" e para apagar utilizas o "Delete"

Faz uma pesquisa e vez como encontras muita informação..

Pedro Martins

aprendiz93

CARA SERÁ QUE VC N PODE ME DIZER COMO FAZ UMA ALTERAÇÃO E UMA EXCLUSÃO? CARAMBA DEVE SER BEM DIFICIL MESMO!

aprendiz93

No caso a linha q indica o banco de dados tera q mudar né?

invés de:

"Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename='C:\myDatabase.mdf';" & _

";Integrated Security=True;User Instance=True"

seria:

Dim ligação As String = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\Documents and Settings\thiago\Meus documentos\Visual Studio 2008\Projects\sistema\sistema\Contas a Pagar.accdb;Persist Security Info=False;"

Dim conecção As New OleDbConnection(ligação)  ?????

aprendiz93

Cara to conseguindo aos poucos me tira uma duvida:

Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery()

If x < 1 Then

no caso esse "X" TERIA QUE CRIAR UMA VARIAVEL PARA ELE?

se s onde eu colocaria essa variável ?

agradeço desde já pela força.

Caça

Não, essa variavel não é necessária, apenas serve para verificar o numero de registos afectados.

Se não quiseres usar coloca apenas

command.ExecuteNonQuery()

Pedro Martins

aprendiz93

mais ai teria q matar

If x < 1 Then

MessageBox.Show("A operação efectuada não retomou qualquer resultado.")

End If

aprendiz93

Cara desculpa ficar te encomodando toda hora mais esta dando um bendito erro:

Erro de sintaxe (operador faltando) na expressão de consulta '=  ([Código], [Descrição], [Data do Cadastro], [Valor], [Quantidade de Parcelas], [Data de Vencimento], [Observações]) values (@textbox1, @textbox2, @ComboBox1, @textbox3, @ComboBox2, @ComboBox3, @RichTextBox1)'.

De uma analisada n meu código por favor ja tentei resolver mais n consigo.

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click

' Texto de ligação à base de dados

Dim ligação As String = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\Documents and Settings\thiago\Meus documentos\Visual Studio 2008\Projects\sistema\sistema\Contas a Pagar.accdb;Persist Security Info=False;"

' Comando que irá apagar todos os dados na tabela "MyTable" em que o campo

' "username" é igual ao parâmetros posteriormente indicado

Dim sintaxe As String = "DELETE FROM TABPAG WHERE =  ([Código], [Descrição], [Data do Cadastro], [Valor], [Quantidade de Parcelas], [Data de Vencimento], [Observações]) values (@textbox1, @textbox2, @ComboBox1, @textbox3, @ComboBox2, @ComboBox3, @RichTextBox1)"

' Cria uma nova ligação à base de dados

Dim conecção As New OleDbConnection(ligação)

' Criação do comando indicando a instrução e a ligação

Dim command As New OleDbCommand(sintaxe, conecção)

' Indicação do parâmetro que irá ser apagado

command.Parameters.Add("@Textbox1", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = TextBox1.Text

command.Parameters.Add("@Textbox2", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = TextBox2.Text

command.Parameters.Add("@ComboBox1", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = ComboBox1.Text

command.Parameters.Add("@Textbox3", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = TextBox3.Text

command.Parameters.Add("@ComboBox2", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = ComboBox2.Text

command.Parameters.Add("@ComboBox3", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = ComboBox3.Text

command.Parameters.Add("@RichTextBox1", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = RichTextBox1.Text

conecção.Open()

command.ExecuteNonQuery()

' Fecha a ligação e limpa as variáveis

conecção.Close()

sintaxe = Nothing

conecção = Nothing

End Sub

End Class

Andrepereira9

Para apagar, não precisas de todos os campos. Basta apenas um campo que não se repita (ID)

Dim sintaxe As String = "DELETE FROM TABPAG WHERE [Código] = @textbox1

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.