Jump to content
davidquelhas@hotmail.com

Acionar alerta (curioso e interesante)

Recommended Posts

davidquelhas@hotmail.com

Olá pessoal

Vinha perguntar se alguem sabe como se faz um alerta em VB?

Tenho um produto na base de dados e a sua validade e queria que quando abri-se o software, me aparece-se um alerta de quanto tempo falta para o fim da sua validade. O campo validade é do tipo "date".??? cumplicado acho eu...

ribeiro55

Nada complicado.

Podes dar detalhes? A implementação pode depender do âmbito da tua aplicação, âmbito do produto e base de dados.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

davidquelhas@hotmail.com

Então é assim

Eu crio um novo produto, na secção de stocks, preencho os detalhas dele e a quantidade. Referente a quantidade tenho um campo (datatime) que serve para lhe atribuir um limite para sair de armazem. Depois tenho uma checbox que me diz se quero acionar alerta ao clicar abre-me uma janela onde posso escolher a data para começar a alertar o utilizador quando inicio o programa (essa data tem que ser comparada com a data limite). No Alerta aparecerá quantos dias faltará para a sua saída confusso?

ribeiro55

Ponto um

Vais precisar de uma tabela onde registas os alertas

Ponto dois

Ao arrancar a aplicação, iteras os alertas e apresentas como te for mais conveniente.

Podes trazer a informação que necessitas com comandos SQL simples.

Quão à vontade estás tu com a tua base de dados, no que toca a ligações, queries, etcetc ?

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

uncle_j

Aqui tens um exemplo :

Dim installationDate As Date = "01/02/2010"

'valido por 30 dias
If (installationDate.AddDays(30) > Date.Now) Then
            MsgBox("expired")
        Else
            MsgBox("Faltam " & Date.Now.Day - installationDate.AddDays(30).Day.ToString() & _
                   " dias para este software deixe de funcionar!")

End If