Jump to content
bioshock

O CSS...

Recommended Posts

bioshock

Umas das razões pela qual não me ligo muito à programação web é por as linguagens da mesma não serem orientadas a objectos como uma linguagem de software como por exemplo .Net.

"Não" consigo desenvolver um site sem ter uma parte estética apresentável e é essa parte estética que eu muito raramente consigo desenvolver num site porque me irrito completamente com o CSS.

Qual a melhor forma de começar a aprender CSS? É que eu nem uma simples caixa de login consigo fazer (como por exemplo: http://www.ipjornal.com/wp-content/uploads/2010/08/login-facebook-like.jpg) via CSS. :P

Para mim, depois de ter elaborado a parte estética de uma página é que começo a programar na essência (neste caso PHP).

brunoais

Pá... isso é xHTML+CSS. PHP pode ser direcionado a objectos, se quiseres.

Eu tb n sei fazer uma caixa daquelas asism do 0. Já tens algum código?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

bioshock

Pá... isso é xHTML+CSS. PHP pode ser direcionado a objectos, se quiseres.

Eu tb n sei fazer uma caixa daquelas asism do 0. Já tens algum código?

O problema é esse, até estava incentivado a fazer uma aplicação online em resumo da que tenho via software, pois iria abranger uma maior 'área'..mas assim, perco a vontade.

Se pagares dou-te aulas lol

Ehehe :P

mjamado

Estás a falar da caixa azul do login? Oh bioshock, vá lá!...

Temos um div exterior, com uma borda e um fundo sólido; depois temos um h1 e um h2 ou similar para os títulos; um form para levar os valores para o servidor; dentro, 4 label, três input do tipo text e três select, cada linha dentro de um li de um ul; na última linha, um input do tipo image. Espalhar o texto necessário e alguns links e já está.

Tenta lá, e expõe as dúvidas concretas que tiveres.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

bioshock

CSS é fácil, assim que sabes as manhas dos browsers e tens experiência, digo eu ..

Sim, ainda existem os hacks IE e afins..mas isso já é outra história.

Estás a falar da caixa azul do login? Oh bioshock, vá lá!...

Temos um div exterior, com uma borda e um fundo sólido; depois temos um h1 e um h2 ou similar para os títulos; um form para levar os valores para o servidor; dentro, 4 label, três input do tipo text e três select, cada linha dentro de um li de um ul; na última linha, um input do tipo image. Espalhar o texto necessário e alguns links e já está.

Tenta lá, e expõe as dúvidas concretas que tiveres.

O erro foi meu, peço desculpa, não era bem uma dúvida, era mais uma opinião que esperava. Provavelmente não está no sítio correcto, mas quando vi a secção CSS e como estava com o NetBeans ligado no layout.css foi a primeira coisa que me ocorreu.

Eu até tentei fazer algo como disseste, mas apenas e só a <div> da borda, mas não havia forma de ficar como queria.. :)

Eu hoje andei a ler alguns artigos, tanto aqui na secção CSS como na secção PHP, assim como na WikiP@P, etc..e foi daí que adveio o meu interesse para realizar a aplicação para a web.

Tive e ainda tenho uma série de dúvidas por esclarecer, mas isso vou fazê-lo numa secção mais específica para esclarecimentos aqui no fórum.

Obrigado aos três :P

bioshock

Há uns tempinhos saquei uns templates para ver o source code do css e em praticamente todos deparei-me com:

Código + /* IE Hack */

brunoais

Há uns tempinhos saquei uns templates para ver o source code do css e em praticamente todos deparei-me com:

Código + /* IE Hack */

Acho do q falas n são hacks ao IE. É é CSS feito para o CSS do IE. Por alguma razão o IE funciona com javascript e CSS diferente da generalidade dos browsers.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

bioshock

Há programadores e programadores. Eu uso sempre o mesmo ficheiro CSS, sem hacks.

Acho do q falas n são hacks ao IE. É é CSS feito para o CSS do IE. Por alguma razão o IE funciona com javascript e CSS diferente da generalidade dos browsers.

Talvez seja mais o que o brunoais acabou de dizer.

Outra coisa, fiz download recentemente de 3 browsers (Firefox, Opera e IE 8.0) - possuo o Chrome como browser de eleição - experimentei uma página que ando a desenvolver nos 4 browsers e apenas no IE é que aparece tudo desconfigurado. ;)

Algum link que me possam solicitar para uma boa prática de programação CSS para obter o layout desejado em todos os browsers?

falco

A melhor forma é começar por ler documentação.

Há muita e boa na WWW. O w3schools tem bom material introdutório. O SAPO, já deu "master classes"  de CSS e gratuitas há uns tempos... Podes encontrar algum material publicado pelo SAPO em: http://developers.blogs.sapo.pt/4944.html

Manter o site w3schools num bookmark, bem como o documento da especificação do CSS (que podes encontrar no site do W3C em: http://www.w3.org/TR/CSS21/ ).

Muito importante para dominar o CSS é entender o modelo de caixa.

CSS e HTML, não são linguagens de programação. São linguagens para propósitos completamente distintos e como tal, o que faz sentido para as linguagens de programação, não tem que ser o que faz sentido para o HTML e o CSS.

bioshock

O site w3schools já está à algum tempo nos meus bookmarks :) assim como este site em brasileiro.

Quanto ao vídeo, não tinha conhecimento, mas vou dar uma olhadela.

Obrigado falco :)