Jump to content
Sign in to follow this  
anolsi

Método de trabalho na Revista PROGRAMAR

Recommended Posts

anolsi

O desenvolvimento da revista, no que toca aos redactores, é feito livremente, mas com uma postura activa, ou seja, nunca a coordenação da Revista PROGRAMAR pedirá a um autor para que este escreva sobre X, Y, ou Z. Terá se ser o autor a dar o passo em frente e pensar, de entre o seu leque de conhecimentos, sobre que tema poderia produzir um artigo para a revista. As propostas de artigos e, consequentemente, a apresentação dos artigos concluídos deverão de ser feitas até 15 dias antes do lançamento de uma edição para que possam ser integrados na revista. Passado tal, o artigo poderá já só ser integrado na edição seguinte.

Relativamente à escrita dos artigos em si, deve ter em conta os seguintes aspectos:

  • A correcção linguística é uma prioridade. Como tal, os artigos devem ser escritos de forma bem perceptível, evitando erros ortográficos e expressões confusas ou ambíguas. Em relação aos erros ortográficos, todos os artigos devem ser passados por um corrector ortográfico, como o disponível no OpenOffice, Firefox, FLiP ou FLiP Online (disponível gratuitamente em http://www.flip.pt/FLiPOnline/tabid/294/Default.aspx ).
  • Quanto ao conteúdo, os artigos devem ser objectivos, claros e relevantes. Devem ainda procurar transmitir algo de novo, evitando mera informação de referência que possa ser encontrada facilmente na documentação de determinada linguagem/tecnologia. O conteúdo dos artigos deverá ser original, ou seja, este nunca poderá ter sido colocado em local algum para leitura pública antes da sua publicação na Revista PROGRAMAR.
  • Ao longo do artigo, o autor deve tentar aproximar-se do leitor, dirigindo-se ao público através de expressões como "o(s) leitor(es)".
  • A nível de código, este deve ser correctamente indentado, com nomes de variáveis, funções e qualquer outro tipo de entidades bem claros e identificáveis, no contexto. As linhas não devem ser numeradas e os comentários devem ser utilizados apenas para alertar em relação a determinados pormenores, e NÃO devem explicar o código por completo - a explicação do código deve ser parte do texto do próprio artigo. Deve-se ainda tentar evitar linhas de código demasiado longas (cada linha de código na revista é de aproximadamente 40 caracteres com espaço de indentação incluído, pelo que se devem regular por esse número de modo a que cada linha do código original fique o menos "quebrada" possível), bem como excertos de código também demasiado longos.
  • As imagens devem ser de boa qualidade e legibilidade, e de preferência formato JPEG ou TIFF e com uma qualidade igual ou superior a 300 DPI sempre que possível, quando são fornecidas separadamente.
  • Todos os artigos devem apresentar a bibliografia de forma clara.

Informações adicionais sobre a submissão de um artigo podem ser encontradas aqui.

Se após a leitura deste tópico ainda surgir alguma dúvida, esta deve ser reportada a um dos coordenadores da Revista para que este tópico possa ser melhorado.


"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.