Jump to content
Alex.NET

include vs require

Recommended Posts

Alex.NET

Boas noites,

o caso é o seguinte....

ainda sou iniciante em php e deparei-me com uma duvida, include ou require?!  🤔

Bem, aparentemente, parece-me que fazem o mesmo, mas de certeza que tem diferenças, gostariam que me podessem explicar quais são e qual recomendam que utilize.

Desde já, agradeço.  :P

mjamado

Boas noites,

o caso é o seguinte....

ainda sou iniciante em php e deparei-me com uma duvida, include ou require?!  🤔

Bem, aparentemente, parece-me que fazem o mesmo, mas de certeza que tem diferenças, gostariam que me podessem explicar quais são e qual recomendam que utilize.

Desde já, agradeço.  :P

A única diferença é quando falham: o include emite apenas um warning quando não encontra o ficheiro, e a execução prossegue; o require emite o warning e um fatal error, que pára a execução. O mesmo se aplica às respectivas variantes *_once.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

mjamado

então o require é mais seguro em termos de segurança, certo?

Não está relacionado com segurança. Essas duas funções existem porque servem propósitos diferentes.

Por exemplo, para usares o teu motor de base de dados, vais fazer um require, porque não podes fazer mais nada do teu site caso não consigas usá-lo. Por outro lado, para usares um widget feito por utilizadores do teu site, usas um include, visto que não é fundamental ao funcionamento do site, e a responsabilidade de colocar lá o ficheiro não é tua.

Claro que tudo isto tem outras considerações: o que é que fazes ao falhar, qual é o error level do servidor, e por aí fora, consoante a situação em concreto.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.