Jump to content
thinkbrunus

Problema Segurança Wireless?

Recommended Posts

thinkbrunus

Viva!

Estou perante uma situação algo ingrata e é com alguma preocupação que agradeço a vossa opinião, passo a explicar.

Tenho o serviço da MEO (tudo ok sem reclamações), tudo funciona bem. Há cerca de um mês que noto algumas dificuldades de acesso à rede Wireless, que apenas acedo através do PDA, o PC está ligado por cabo.

Tudo funcionava bem, quando chego a casa e activo o Wireless do PDA, não funciona. Averiguo a situação, altero a password e problema resolvido. Desde esta altura, num espaço de 1/2 dias volta a acontecer o mesmo, faço novamente o procedimento (reset password) e tudo ok! Sistematicamente acontece isto, excepto quando desligo o router durante o dia e mesmo assim, quando volto a ligar tudo ok, por vezes aguenta-se dia ou umas curtas horas.

Não entendo muito do assunto, mas estou a tentar perceber através de pesquisas na net. Parece-me que alguém nas redondezas anda a romper a rede...penso eu de que.

Dada a situação, gostaria de saber a vossa opinião e se há forma de remediar a situação, evitando o constante reset da password e alteração do SSID.

Agradeço desde já a vossa opinião!

apocsantos

Boa tarde,

Por partes:

1º Altera o nome da rede.

2ºDesliga o "Broadcast SSID"

2ª Utiliza WPA2/PSK

Isto é o "Básico" de configuração de um router. Os tompson utilizados pela meo são amplamente conhecidos pelas falhas no sistema wireless, por esse motivo deveriam ser configurados logo da melhor forma e não com a configuração com que vêm de origem.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Isto é o "Básico" de configuração de um router. Os tompson utilizados pela meo são amplamente conhecidos pelas falhas no sistema wireless, por esse motivo deveriam ser configurados logo da melhor forma e não com a configuração com que vêm de origem.

Exacto. Existem já algoritmos que descobrem as passes a partir do nome (original) da rede. Isto mostra bem a vulnerabilidade da wireless MEO. :P

cumpz.

Knowledge is free!

apocsantos

Boa noite,

Dispõe! No que se puder ajudar, por certo que se ajuda com gosto.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"