Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

dennis3380

Framework ou não?!

Mensagens Recomendadas

M6

Sim.

A maior vantagem é ter muita papinha feita o que permite um desenvolvimento muito mais rápido.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

É à tua escolha. Geralmente as frameworks servem, como disse o M6, para facilitar muito trabalho, em vez de estar-mos a repetir o mesmo código nos vários projectos que fazemos. :(

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
malainhocf

Pergunta, com um framework não se perde um bocado o dominio que nós temos do nosso projecto ?

Quem está habituado a programar em PHP sem Framwork, não atrapalharia mais do que ajudaria ?

São as duas perguntas que deixo no ar

Cumprimentos

Cesar Oliveira

Desenvolvo websites e aplicações web

http://www.profissionalweb.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

A menos que se goste de fazer trabalho chato e repetitivo em todos os projectos a resposta é: não.

Se necessitares de controlo adicional ao que a framework te disponibiliza, podes sempre implementar determinada funcionalidade fora da framework.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch

E se escolheres uma framework Open Source, podes sempre modifica-la a teu gosto. :(

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

gostava de saber se a maioria de voçes usa frameworks de php, ou não?!

Só para experimentar. Em todos os projectos que já fiz, não.

Pergunta, com um framework não se perde um bocado o dominio que nós temos do nosso projecto ?

Não se perde de todo. Pode é dar mais trabalho se queremos que funcione de maneira um pouco diferente.

Quem está habituado a programar em PHP sem Framwork, não atrapalharia mais do que ajudaria ?

Nope. Ajuda bastante na parte de código mais usual entre os vários projectos.

Eu é que sou tb um pouco fanático pela eficiência e isso leva-me a não usar frameworks excepto para trabalhos suficientemente complicados (que ainda não aconteceu). (demasiados "checks")

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Se for eu a escolher, na maior parte das vezes não uso. Isto por causa do tipo de aplicação em questão.

As frameworks MVC que por aí andam são extremamente orientadas a aplicações em que o CRUD é tipo 70%+ da funcionalidade. Se for este o caso a vantagem é clara. Se a aplicação for uma coisa mais inédita, com muitas particulridades intrínsecas, o ganho do uso de uma framework acaba por só abranger uma pequena parte da aplicação.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
malainhocf

Se podemos usar reutilização de código, porque precisamos de um frmework ?

Segundo percebi dos vossos posts, com frameworks fica-se um pouco mais limitado, percebi bem ?

Apesar evidentmente de criar coisas fora da framework.

Ao usar framework não estariamos a atrofiar a nossa capacidade de programar ?

Cumprimentos

Cesar Oliveira

Desenvolvo websites e aplicações web

http://www.profissionalweb.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dennis3380

ja postei a pregunta em forums estrangeiros e todos dizem + ou - o mesmo:

para um grande projecto (com varios programadores a trabalhar) é melhor usar framework...

para um projecto mais básico de freelancer, um framework tb pode ser usado mas nao se nota tanto o rendimento e utilidade na sua máxima força....

não sei se alguem me pode confirmar, mas gostava de saber se usando uma framework o codigo responde mais lento??

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
não sei se alguem me pode confirmar, mas gostava de saber se usando uma framework o codigo responde mais lento??

Depende da framework e depende de como fazes o teu próprio código.

Partindo do princípio que o programador sabe exactamente como fazer as coisas da forma correcta - o que é mais raro do que se pensa - o mesmo conjunto de operações será mais rápido com código criado especificamente para as mesmas.

No entanto, a diferença é curta, dependendo da framework usada, claro. O (bom) uso de memcached e/ou APC pode minimizar essa diferença a zero.

IMO, e já disse isto várias vezes neste fórum, só se deve usar uma framework depois de se ter feito uma própria, e que essa tenha sido testada com fogo real, sobrevivendo com sucesso e atingido a maturidade. Só assim conseguimos compreender as idossincrasias das outras, fazendo-as jogar a nosso favor. Nessa altura, avaliam-se várias das outras contra a nossa, quanto a velocidade de execução, conjunto de funcionalidades e/ou bloatiness (como é que se diz isto em português?); depois, é tomar uma decisão, pesando a dificuldade inerente à aprendizagem em profundidade duma nova framework e a dificuldade de modificar a nossa para usar o melhor que aprendemos.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Além de ter feito várias frameworks próprias ao longo dos anos, como experimento, usei CakePHP e CodeIgniter mais exaustivamente, até migrar para Kohana, que é a que tenho usado em praticamente tudo nos últimos 2 anos.

Acima de tudo, facilita a leitura e escrita de código, desde que se sigam os padrões da framework.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Lixo? :P

Anda lá perto, mas não é bem... Bloat não é bem lixo, na medida em que não se pode deitar fora de calcanhar. É mais... gordura: é incómodo, faz-nos ficar mais lentos e mais pesados, mas também dá jeito para termos menos frio no inverno e magoarmos menos o cagueiro nas cadeiras...  :)

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

Se podemos usar reutilização de código, porque precisamos de um frmework ?

Mesmo que o código sera "o mesmo" ele não é exactamente o mesmo. Tem sempre algumas alterações, algumas nuances...

Os frameworks tb ajudam a desenvolver códigos mais complicados e a certificarmos que tudo fica correctamente feito

Segundo percebi dos vossos posts, com frameworks fica-se um pouco mais limitado, percebi bem ?

Apesar evidentmente de criar coisas fora da framework.

Nope. E acho q já tinha respondido. O que eles limitam é o método como muitas coisas se fazem (que interessa pouco quando se programa a não ser que se queira eficiência ao máximo) e não que coisas se fazem.

Ao usar framework não estariamos a atrofiar a nossa capacidade de programar ?

Depende... Como a framework faz algum trabalho por nós é possível que se esqueça como resolver essa parte dos problemas. Mas n sei dizer ao certo. Ainda só experimentei e fiz algumas coisinhas simples.

Uma framework só serve única e exclusivamente para uma/duas coisas, acelerar e simplificar o processo de desenvolvimento. Se usam Kohana, CI, CakePHP, Symfony, in-house, ou outra qualquer que não seja do meu conhecimento, é completamente irrelevante. Desde que realmente acelerem e simplifiquem o processo de desenvolvimento, caso contrário são inúteis e não servem de nada se somos mais produtivos sem elas.

Um bom resumo da minha opinião (excluindo a parte da eficiência).

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

ja postei a pregunta em forums estrangeiros e todos dizem + ou - o mesmo:

para um grande projecto (com varios programadores a trabalhar) é melhor usar framework...

Para projectos em grupo e considerávelmente complexos também acho que se deve usar uma framework que não é mais do que uma estrutura (ex. MVC) que todos conheçam... E, deve-se usar as ferramentas (facilidades, helpers, ORM etc...) que a framework disponibiliza, senão não serve de nada usar a framework.

para um projecto mais básico de freelancer, um framework tb pode ser usado mas nao se nota tanto o rendimento e utilidade na sua máxima força....

Para projectos muito pequenos não serve (mas também não devem exitir muitos assim tão pequeninos). Uma framework é um ELEFANTE que é demasiado para "matar formigas".

Vender o meu peixe...

Há pouco tempo, fiz um teste básico entre a minha framework, o CodeIgniter e o Kohana.

O teste era muito simples: fazer echo dos users que estão na base de dados usando as ferramentas que cada framework oferece.

Na minha, usei o ORM RedBeanPHP, no CI usei ActiveRecord, no Kohana o ORM por defeito. Neste teste, a minha framework e o CI realizarão o que se pretendia + ou - à mesma velocidade (aprox. 0.015 s), o Kohana foi um pouco mais lento (aprox. 0.022 s). Em termos de consumo de memória, o CI foi o que menos consumio (aprox. 300kb) a seguir a minha 350kb e depois o Kohana aprox 550kb.

É claro que os valore variam de ambiente para ambiente... mas vejam apenas a diferença.

Sem framework, isto consegui-se realizar a 0.0008 s, e consumo de 3kb, muito mais eficiente... mas os projectos não é só ler dados da bd e mostrar ao utilizador :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dennis3380

pois,

eu tenho usado o CI ultimamente e acho excelente! mas tb notei que no mesmo projeto feito sem o CI o código respondia mais rápido!

a questão é que estava em dúvida se usar o CI ou não para o meu projeto e acho que vou usar...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

A questão da performance é, muitas vezes, uma falsa questão.

Não conheço nenhum caso em que os utilizadores se queixarem da performance e que esse problema fique resolvido pela eliminação da framework.

Ou seja, se há problemas de performance eles não são derivado do uso directo de framework, é muito mais provável que existam queries lentas, servidores lentos, e redes lentas do que haver uma framework que é tão pesada que impacta a performance da aplicação.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

A questão da performance é, muitas vezes, uma falsa questão.

Não conheço nenhum caso em que os utilizadores se queixarem da performance e que esse problema fique resolvido pela eliminação da framework.

Ou seja, se há problemas de performance eles não são derivado do uso directo de framework, é muito mais provável que existam queries lentas, servidores lentos, e redes lentas do que haver uma framework que é tão pesada que impacta a performance da aplicação.

Para este simples exemplo que dei, sim, a plataforma é super pesada quando só se pretendia fazer uma query a BD e imprimir os resultados. Os valores a considerar são as diferenças entre, com framework e sem a framework, e não os valores reais.

Façam este teste nos vossos ambientes e vão confirmar esta diferença...

Mas num caso real, uma framework deve servir muitas mais tarefas do que uma simples query a bd.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Óbvio.

Ter uma framework para fazer uma query terá de ter particularidades muito, mas mesmo muito específicas para tal.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

Não há projecto muito grandes, com muitos programadores que não usem Frameworks ?

Acredito que hoje em dia isso sejam casos residuais, tipo COBOL em mainframes ou algo idêntico.

Há já muitos anos que não vejo nenhuma equipa desenvolver algo sério sem a ajuda de uma framework, da mesma forma que já há muitos anos que não vejo ninguém programar para a web com CGIs...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
forma que já há muitos anos que não vejo ninguém programar para a web com CGIs...

A minha primeira programação para a web (um livro de visitas) foi em CGI...  :P

Não há projecto muito grandes, com muitos programadores que não usem Frameworks ?

malainhocf, os grandes projectos, antes de serem grandes, são cuidadosamente planeados - nesse planeamento está inserido, a esmagadora maioria das vezes, uma framework; ou uma dessas que anda por aí, ou uma proprietária.

Por isso, sim, todos os projectos têm uma framework, nem que essa framework seja constituída, em exclusivo, pelo motor de BD.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IvanGS

eu sou anti-framework...

e porque? porque ao usares uma framework tipo JOOMLA os sites tem todos a mesma estrutura básica, a não ser que compres um template...

o que me irrita!

daqui a alguns anos já não existem programadores, apenas pessoas que trabalham com framework's...

a pouco tempo na empresa onde trabalho recebe-mos uma proposta que basicamente era um "Facebook da cidade", por um preço que apenas servia para o frontoffice... e porque? porque quem fez o site actual utilizou joomla, e quem fez a proposta apenas foi pesquisar coisas que os framwork's utilizão...

daqui a uns anos poderá ainda existir programadores, mas esses serão a elite! os sites hoje em dia existem por um preço irrisório... se pedirem 5000€ por um site feito de raíz chamam-nos logo ladrões!

mas depois vão a ver e o site que tem existe um muito parecido...

eu só crio coisas de raíz, reutilizo o código, vou adaptando aqui e ali... faço os sites a media do cliente...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

eu sou anti-framework...

e porque? porque ao usares uma framework tipo JOOMLA os sites tem todos a mesma estrutura básica, a não ser que compres um template...

Framework <> CMS. Joomla => CMS. Por favor, não confundir. E se não estás a usar nenhuma framework, seja tua, seja doutros, you're doing it wrong.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.