Ir para o conteúdo
dipacheco

Paradox... como ligar e fazer select?

Mensagens Recomendadas

dipacheco

Pessoal... tenho uma base de dados em Paradox 7.0 e gostava de ligar com o VB mas não estou a conseguir e a única alternativa que tive foi exportar para Excel, que não é muito prático. Será que alguém me pode ajudar a ligar ao Paradox e a consultar algo?

Exemplo:

Tenho tabela no Paradox com uma BD de livros em que todos têm um código. Quero ligar a essa tabela e fazer um select pelo código para ver qual o nome do livro, por exemplo.

Alguém faz a menor ideia? Abraço.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Se é chinês, porque raio não começas com uma base de dados mais..comum?

Whatever, a connectionString deve ser:

Dim cnn As New ParadoxConnection (?)("Provider=MSDASQL;Persist Security Info=False;Mode=Read;Extended Properties='DSN=Paradox;DBQ=C:\myDb;DefaultDir=C:\myDb;DriverId=538;FIL=Paradox 7.X;MaxBufferSize=2048;PageTimeout=600;';Initial Catalog=C:\myDb;")

Edit: tens é de alterar os devidos campos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dipacheco

porque a BD não é minha e já está feita... daí eu não estar por dentro desta BD! estou habituado ao VB mas nao ao paradox...

de qlq forma obrigado na mesma...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dipacheco

Imports System.Data.Odbc

Public Class Form1

Dim livros As OdbcConnection
    Dim comando As New OdbcCommand
    Public sDBString As String = "Provider=MSDASQL;Persist Security Info=False;Mode=Read;Extended Properties='DSN=Paradox;DBQ=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;DefaultDir=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;DriverId=538;FIL=Paradox 7.X;MaxBufferSize=2048;PageTimeout=600;';Initial Catalog=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;"
    Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        livros = New System.Data.Odbc.OdbcConnection(sDBString)
        comando.CommandText = "SELECT * from Livros"
        comando.Connection = livros
        livros.Open()
        Dim dados As New System.Data.Odbc.OdbcDataAdapter(comando)
        Dim dados2 As New System.Data.DataSet()
        dados.Fill(dados2)
        livros.Close()
        livros = Nothing
    End Sub
End Class

este é o código que tenho para testar ... e o erro que me dá é "ERROR [iM002] [Microsoft][Gestor de controladores de ODBC] O nome da origem de dados não foi encontrado e não foi especificado nenhum controlador predefinido" na linha do clientes.open().

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
dipacheco

Mudei para isto...

Public Class Form1

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        Dim cnn As New ADODB.Connection
        Dim RsAdo As New ADODB.Recordset
        cnn.Open("Provider=MSDASQL;Persist Security Info=False;Mode=Read;Extended Properties='DSN=Paradox;DBQ=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;DefaultDir=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;DriverId=538;FIL=Paradox 7.X;MaxBufferSize=2048;PageTimeout=600;';Initial Catalog=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;")
        RsAdo.Open("SELECT * from Clientes", cnn, ADODB.CursorTypeEnum.adOpenStatic, ADODB.LockTypeEnum.adLockOptimistic)
    End Sub
End Class

e obtenho o seguinte erro:

[Microsoft][Gestor de controladores de ODBC] O nome da origem de dados não foi encontrado e não foi especificado nenhum controlador predefinido

Ou então assim:

Public Class Form1

Dim cnn As New ADODB.Connection
        Dim RsAdo As New ADODB.Recordset
        cnn.Open("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes;Extended properties=Paradox 7.x")
        RsAdo.Open("SELECT * from Clientes", cnn, ADODB.CursorTypeEnum.adOpenStatic, ADODB.LockTypeEnum.adLockOptimistic)
    End Sub
End Class.

E o erro é o seguinte:

Erro inesperado no controlador da base de dados externa (11265).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bioshock

Pa, eu nem conhecia essa base de dados, mas uma coisa é certa, em nenhuma string que aí colocaste, referiste a base de dados, referiste sim apenas e só o caminho sem a base de dados. Tu dizes:

C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes

Numa string normal, onde a base de dados seria Access ou SQL, o caminho completo seria:

C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes\basededados.mdb » Access 2003

C:\Users\Pacheco\Desktop\srfernandes\basededados.mdf » SQL

Não sei se o problema pode advir daí. :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.