Jump to content
Sign in to follow this  
xico127

Carregar ficheiros CSS em diferentes browsers

Recommended Posts

xico127

Boa Tarde,

Precisava de uma ajuda, gostava que alguem me dissesse se é possivel e como fazer para carregar 1 diferente ficheiro CSS para cada browser (IE, FF, Opera, Google Chrome).

Alguem me pode ajudar???

Obrigado

;D

ruimcosta

Biba,

Tens de ler os cabeçalhos da página, tendo em mente que a informação pode ser falseada. Ou seja, posso navegar com o firefox, fazendo de conta que estou a navegar com um iphone....

Abraços e beijinhos,Rui Costa

xico127

obrigado, já consegui quase tudo, só que tem 1 problema com esse código ele assume o firefox e google chrome como sendo o mesmo tipo de browser!

:S

malainhocf

Só uma pergunta,

Tu precisas mesmo de um css diferente para cada Browser ?

Porque normalmente o que se deve fazer é fazer o css para os browsers modernos (Firefox, Opera, Chrome) e depois corrigir os erros do IE.

Mas se tiveres um motivo em especial, tudo bem.

falco

Isto que o utilizador está a pedir é um erro.

O que se deve fazer é desenvolver para os standards da web. E depois, sem deixar de cumprir os standards adaptar o código para que renderize bem e consistentemente na maior parte possível dos clientes. Tendo em conta os principais browsers (se possível outros browsers também), alguns browsers de texto (porque servem para simular bem situações em que algo falha num browser e também é mais aproximado aos screen-readers) e se possível também em screen-readers.

O site Quirks Mode (http://quirksmode.org/) é um site que ajuda a lidar com as falhas e/ou insuficiências dos vários browsers. Pois é basicamente uma base de dados de problemas/dificuldades dos browsers. Também gosto de ir prestando atenção a mailing lists como a css-d

O ie era tão mau que os seus programadores tiveram que introduzir que introduzir uma feature na sua implementação de HTML chamada comentários condicionais. Este comentários fazem com que o browser por exemplo só renderize código para determinada versão do browser (exemplo: <!--[if IE 6]>). Apesar de não ser standard isto é bastante útil para lidar com as várias versões do ie e podes tentar enviar markup com esses comentários (até podes fazer isso com javascript), quando se trata do ie.

Utilizam-se vários princípios de design de código para web como por exemplo a degradação graciosa, ou melhoramento progressivo, detecção de funcionalidades, etc...

xico127

tipo o meu site desmontava-se todo no firefox, no chrome e no ie davam direito, por isso é que queria o código!

falco

Começar uma frase dessa forma é não saber português e extremamente irritante.

Se acontecia isso era porque o teu código de CSS era mau e não por precisares dessa solução. Fazendo o que eu disse, não precisas dessa solução.

malainhocf

Já agora, acham que há alguma possibilidade de ser necessário um css para cada browser ?

Já vimos que no caso não é necessário

Deves fazer sempre o teu site para os browsers modernos e depois tratar os problemas do IE.

Tu fizes-te ao contrário.

malainhocf

Ah, e se usares Jquery até podes usar CSS 3 sem problemas nos browsers antigos.

Não sei é se vale apena usar jquery só para isso.

Valerá apena ?

falco
Já agora, acham que há alguma possibilidade de ser necessário um css para cada browser ?

Para cada não!

Pode eventualmente ser necessário em alguma situação pouco vulgar extrema, ter um CSS para alguma funcionalidade específica, em um, ou outro browser, mas um para cada um não me parece.

Não sei é se vale apena usar jquery só para isso.

Não vale. E a não ser que tenhas boas razões, não deves usar CSS 3, porque a sua especificação ainda está em desenvolvimento. A versão standard do CSS é a 2.1.

xico127

sendo assim paço desculpa, eu estava a fazer o site no chrome, só no firefox é que o menu partia!

e segundo o meu stor as css nos diferentes browsers nem sempre são compativeis!

:)

mjamado
e segundo o meu stor as css nos diferentes browsers nem sempre são compativeis!

Nunca ouviste dizer que quem não sabe, ensina?  :)

O único browser que tem algumas, digamos, dificuldades em interpretar CSS standard correctamente é o IE. No entanto, alguns browsers têm definições de CSS de origem, que, se não forem redefinidas, são diferentes de uns para os outros. Se googlares "CSS Reset" vais encontrar várias soluções para isso.

Depois de teres feito reset ao CSS, todos os browsers vão respeitar a especificação 2.1 de CSS - excepto, nalguns casos muito, muito, concretos, o IE.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

mjamado

Há umas nuances com os ditos "browsers modernos" também, que só com experiência, ou com pesquisa, é que se conhecem.

Assim, de repente, não estou a ver nenhum... No caso de estarmos a usar strict-mode (que devíamos) e depois do reset, o que é que tens de inconsistência (se retirares o IE da fotografia, claro)?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

yoda

Assim, de repente, não estou a ver nenhum... No caso de estarmos a usar strict-mode (que devíamos) e depois do reset, o que é que tens de inconsistência (se retirares o IE da fotografia, claro)?

De cabeça, como exemplo, o line-height dentro de inputs tem resultados diferentes no Firefox (se bem me lembro acho que nem funciona), e em todos os outros funciona. Nunca encontrei referência na W3 sobre o assunto, pelo que deve ser um problema do Firefox mesmo.

A solução, para não ter de andar a usar hacks manhosas, era usar paddings. Pelo menos era assim na versão 2.x, nunca mais tive de o usar, não sei se já resolveram o caso.