Jump to content
Tiaginhuh

Passar Variaveis entre paginas em Post

Recommended Posts

Tiaginhuh

Boas,

Eu tenho uma pagina de login onde o utilizador precisa de introduzir email e password depois ao carregar no botão tem a form para enviar esses dados em post para outra pagina onde faz a verificação se os dados estão correctos ou não, se estes estiverem certos o que fiz foi fazer um refresh em html e passo no URL o id e depois na outra pagina recebo em Get mas o que eu queria era ao fazer o refresh não aparece-se no URL o id e então quando faço o refresh o id deve de ser passado em post.

Alguém me pode ajudar?

brunoais

1º Resolve o problema da confusão de frases. Escreve isso em frases mais pequenas para se perceber melhor.

2º Não encontro aí qual é o teu problema só descreves coisas que tens.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Tiaginhuh

O problema que tenho é:

<meta http-equiv="refresh" content="2;url=http://meusite.pt/pagina.php?id=10">

neste codigo o que faz é fazer um refresh passados 2 segundos para a pagina indicada e passa a variavel id com o valor 10.

O que eu queria era que a parte da passagem de variáveis fosse invisível para o exterior para que ninguém pode-se ver nem qual a variável nem o seu valor.

malainhocf

Bem, no inicio da pagina, antes de qualquer coisa tens que meter a seguinte função

session_start()

Depois crias a sessão tipo:

$_session['nossasessao']="Dado da sessão";

Para verificar se a sessão existe usas um isset() para ver se a sessão existe

Espero ter ajudado

Tiaginhuh

Ajudou mas por exemplo o que devo de fazer é quando faço a verificação de login se a combinação estiver certa guardo com sessão e faço refresh para a pagina do utilizador e nessa pagina vou abrir esses dados de sessão, certo?

malainhocf

Logo que o utilizador esteja logado, crias a sessão.

Será que é isso que queres ?

pedrotuga

Ajudou mas por exemplo o que devo de fazer é quando faço a verificação de login se a combinação estiver certa guardo com sessão e faço refresh para a pagina do utilizador e nessa pagina vou abrir esses dados de sessão, certo?

Sim, basicamente é isso.

No nosso wiki há documentação sobre isso:

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:cookies_sessoes

Para fazeres um redirect, podes usar a função header() do php, sempre evitas ter que escrever um pedaço de html à mão.

http://www.php.net/manual/pt_BR/function.header.php

Tiaginhuh

Ok, obrigado malta foi muito preciosa a vossa ajuda, só uma ultima questão, sessão é a forma em php de guardar um cookie certo? e posso usar isto para por login automático certo?

pedrotuga

Ok, obrigado malta foi muito preciosa a vossa ajuda, só uma ultima questão, sessão é a forma em php de guardar um cookie certo? e posso usar isto para por login automático certo?

Não é bem isso mas quase.

As sessões sempre que possível usam cookies. Mas o objectivo de usar sessões é precisamente não teres que andar a enviar e buscar cookies, o PHP faz isso por ti. E se o utilizador estiver a navegar sem cookies, o PHP por si só vai modificar todos os links colocando-lhe o sessionid à frente.

A sessão acaba quando o utilizador fecha o browser. Ou seja, para fazeres um login automatico tens que ir buscar o cookie como está exemplificado no link que afixei há pouco.