Jump to content
Sign in to follow this  
Sir Pereira

Ler dados de Join SQL

Recommended Posts

Sir Pereira

Boas,

estou a fazer um sistema, no qual preciso que ao listar os utilizadores, ele vá buscar um valor de outra tabela.

A tabela dos utilizadores é scie_users e a das categorias (dos cargos) é a scie_users_cats.

A scie_users tem os campos id, nome e cargo (que ao adicionar provém de uma listagem dos campos nome e valor da scie_users_cats).

A scie_users_cats é composta por nome (nome do cargo) e valor (campo igual ao nome, mas sem acentos e tudo o resto, para eu colocar no value do form ao adicionar).

Como tal, precisava de fazer um Join para ele ir buscar o nome do cargo, procurando pelo valor atribuído ao mesmo na base de dados.

Tenho este código agora:

<?php

// FAZ O SQL PARA LISTAR OS DADOS PARA PREENCHER OS TEXTBOXES COM OS DADOS
		// JÁ EXISTENTES.
			$sql = mysql_query("SELECT * FROM scie_users,scie_users_cats WHERE scie_users_cats.valor = scie_users.cargo");

if ($sql) {
				while ($dados = mysql_fetch_assoc($sql)) {
		?>

<div id="box_user">
						<ul>
							<li>
							<a href="<?php echo HTTP_DIR; ?>/users/modifica.php?id=<?php echo $dados['id']; ?>">
								<span class="one"><?php echo $dados['nome']; ?></span>
								<span class="two"><?php echo $dados['id']; ?></span>

<!-- OBJECTIVO LISTAR DA TABELA SCIE_USERS_CATS ONDE O VALOR
									FOR IGUAL A VALOR DO CARGO -->
								<span class="three"><?php echo $dados['scie_users_cats.nome']; ?></span>
							</a>
							</li>
						</ul>
					</div>

<?php	
				}
			} else {
				echo mysql_error();
			}
		?>

Isto fui eu a inventar um pouco, pois não estou a ver como fazer. Testei o SQL no phpmyadmin, e funcionou, mas não sei como ir buscar os resultados no PHP.

Sugestões?  😳

taviroquai

$sql = mysql_query("SELECT * FROM scie_users,scie_users_cats WHERE scie_users_cats.valor = scie_users.cargo");

O campo scie_users.cargo está relacionado com scie_users_cats.nome ou com scie_users_cats.valor ?

Devias ter uma chave primária "id" (tal como tens na tabela scie_users), na tabela scie_users_cat, e depois relacionavas scie_users.cargo com scie_users_cats.id

Depois, usando o JOIN:

$sql = mysql_query("SELECT scie_users.*, scie_users_cats.nome as cargo_nome FROM scie_users LEFT JOIN scie_users_cats ON scie_users_cats.id = scie_users.cargo");

Mas atenção que agora os resultados são diferentes do que tinhas.

Sir Pereira

Esses LEFT JOINs e isso é que me atrofiam todo. Já andei a ler sobre isso mas ainda não consegui perceber bem.

Porquê utilizar o ID em vez do nome do cargo?

O campo scie_users.cargo está relacionado com scie_users_cats.valor, pois a partir do momento em que consiga coincidir esta informação vou buscar o nome com toda a formatação scie_users_cats.nome.

pedrotuga

Àcerca de left joins:

http://www.w3schools.com/sql/sql_join_left.asp

É muito simples, não tem nada que enganar.

Sobre IDs.. 'id' tipicamente é um nome tipicamente dado a colunas que são chaves de tabelas. Estas colunas servem precisamente para fazer relacionamentos e costumam  ter características que as tornam particularmente orientadas a isso:

-são numéricas para acelerar operações de pesquisa, ordenação, etc.

-são únicas para evitar ambiguidades

pedrotuga

Ok, o teu problema é o sql então. O w3schools tem um bom tutorial:

http://www.w3schools.com/Sql/

Só para atalhar um pouco...

Se o relacionamento for obrigatório podes fazer uma coisa deste tipo:

select u.nome, c. cargo from  scie_users_cats c, scie_users u where u.id_cargo = c.id 

SELECT u.nome, c.cargo
FROM scie_users u
LEFT JOIN scie_users_cat c
ON u.id_cargo = c.id

Mas lê o manual!