Jump to content
cheires

[resolvido] Comparação de valores vindos da BD

Recommended Posts

cheires

Olá a todos.

Até estou com um pouco de vergonha de postar esta duvida aqui...  😳 mas cá vai.

é o seguinte:

estou a ler da base de dados dois valores inteiros. Um refere-se ao nimero máximo de inscritos permitidos em determinada actividade, e outro ao numero de inscritos nessa actividade.

O problema é o seguinte.

Estou a usar o seguinte código:

$result = mysql_query("select count(cod_inscricao) from pessoa where cod_actividade =".$cod_actividade);
            while ($row = mysql_fetch_array($result,MYSQL_ASSOC))
            {
                $numero_inscritos = $row[count(cod_inscricao)];
            }
            $result = mysql_query("select max from actividade where cod_actividade = ".$cod_actividade);
            while ($row = mysql_fetch_array($result,MYSQL_ASSOC))
            {
                $max = $row[max];
            }

if ($numero_inscritos >= $max)
            {
                header('Location:fechado.php');
                exit;
            }

onde no primeiro while vou buscar o numero de inscrições existentes, no 2º vou buscar o numero maximo de inscrições permitidas

No if testo para verificar se o numero de inscritos ultrapassou o máximo, e caso ultrapasse (condição seja verdade) me redirecciona para uma pagina onde comunica que não se pode inscrever.

Caso a condição seja falsa, continua a contstrução do fomulario para efectuar a inscrição.

O problema está que, o IF não está a funcionar.

Ora me deixa inscrever, quando já estão inscritas o maximo das pessoas, ora não me deixa inscrever quando ainda não foi atingido o máximo das inscrições.

Alguém consegue vislumbrar algum problema com esse código?

É que eu estou mesmo a desesperar com isso, já perdi umas horas com uma coisa tão simples como isto.

Agradeço a todos.

mjamado

Duas coisas:

1. Para que são os while? As queries não devolvem apenas um valor cada uma?

2. A primeira query parece-me engatada; podes mostrar a estrutura dessa tabela e duas ou três linhas de dados de exemplo?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

cheires

Sim as querys devolvem apenas um valor, os while são apenas para, caso isso não aconteça, devolve o ultimo valor.

A tabela pessoa;

cod_inscricao  | int(11)      | NO   | PRI | NULL    | auto_increment |
| cod_actividade | int(11)      | NO   |     | NULL    |                |
| nome           | varchar(50)  | NO   |     | NULL    |      

....

as linhas de dados

9 |              1 | um     |       | masculino |              |        |            |          |      |                          |           |            |           |
|            10 |              1 | dois   |       | masculino |              |        |            |          |      |                          |           |            |           |
|            11 |              1 | três   |       | masculino |              

Onde tem um, dois, e três, é o campo nome.

mjamado

Ok, então vamos lá:

1. Evita os while - usa antes if para confirmar se são válidos e pronto;

2. Na primeira query usa antes um COUNT(*), que o motor MySQL está optimizado para isso, e dá um alias ao campo;

3. Ao aceder às propriedades dos arrays, usa aspas ou plicas no nome dos campos - da forma que tens, pode funcionar nalguns servidores e noutros não;

4. Tens que plicar (com backticks) o campo max da tabela actividade, porque max também é uma palavra reservada do MySQL e sabe-se lá o que pode acontecer.

Resumindo, e vê lá se isto funciona:

$result = mysql_query("SELECT COUNT(*) AS num_pessoas FROM pessoa WHERE cod_actividade = " . $cod_actividade);
$q1 = mysql_fetch_array($result,MYSQL_ASSOC)

$result = mysql_query("SELECT `max` FROM actividade WHERE cod_actividade = " . $cod_actividade);
$q2 = mysql_fetch_array($result,MYSQL_ASSOC))

if(!empty($q1) && !empty($q2))
{
    if($q1['num_pessoas'] >= $q2['max'])
    {
        header('Location: fechado.php');
        exit();
    }
    else
    {
        // tudo ok, continuar com a execução normal
    }
}
else
{
    // as queries estão engatadas - fazer alguma coisa
}

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

brunoais

Já agora. O que é que é uma query engatada?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

Já agora. O que é que é uma query engatada?

Fubar, fucked up, lixada, endrominada... em suma, errada.  :D

(esta em concreto, por acaso, não estava)

cheires

Antes de mais, obrigado pelas respostas, e pela ajuda.

Quanto ao resultado, ainda não resulta.

{
        exit();
    }

Neste ponto mais especificamente.

Se comparo as vairáveis directamente, executa sempre o código que está dentro do IF.

Se comparo uma variável com, ou directamente com um valor ou com uma variavel iniciada directamente com o valor, essa comparação não é feita, e não executa o código dentro do IF, apesar de o seu resultado ser verdade.

Será alguma especificação do browser? do PHP?

pedrotuga

As variáveis não têm o que teu pensas que têm.

faz um print_r() de $q1 e $q2

echo "<pre>";
print_r($q1);
print_r($q2);
echo "</pre>";

mjamado
Quanto ao resultado, ainda não resulta.

{
        exit();
    }

Neste ponto mais especificamente.

Ah, claro, falta um pormenor...  :( Como não estou habituado às instruções mysql_*, esqueço-me que elas devolvem sempre em linhas, mesmo que só seja devolvida uma linha... O if tem de ser:

if($q1[0]['num_pessoas'] >= $q2[0]['max'])

pedrotuga

mjamado,

agora trocaste o tico ao pessoal. Acho que estás a fazer confusão, ou então confundiste-me a mim :(

Esse código acho que não funciona. Um resultset, quando passado a uma função mysql_fetch_* só devolve uma linha, o que acontece é que o ponteiro interno que aponta para a linha corrente, é 'incrementado'. Mas tanto quanto sei só uma linha é que é catada de cada vez.

scorch

mjamado,

agora trocaste o tico ao pessoal. Acho que estás a fazer confusão, ou então confundiste-me a mim :(

Esse código acho que não funciona. Um resultset, quando passado a uma função mysql_fetch_* só devolve uma linha, o que acontece é que o ponteiro interno que aponta para a linha corrente, é 'incrementado'. Mas tanto quanto sei só uma linha é que é catada de cada vez.

Só retorna uma linha, razão pela qual eu costumo criar uma função que me gera automaticamente o array quando preciso. :D

Por isso é que se costuma usar a função directamente nos ciclos, como o com o while. :D

while ($row = mysql_fetch_assoc($query))

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

mjamado

mjamado,

Ya, é isso. Bleargh, funções mysql_* 👎

brunoais

Ya, é isso. Bleargh, funções mysql_* 👎

então quais é que usas (para o mysql)? As mysqli_*?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

mjamado

então quais é que usas (para o mysql)? As mysqli_*?

Por magnitude de utilização, e pela ordem em que posso usar (alguns sites e/ou servidores, por várias razões, poderão não usar os primeiros da lista).

1. Com uma grande distância em relação aos restantes, uma ORM minha, feita "lá atrás" com PDO;

2. PDO;

3. O pacote MDB2 do PEAR (sites mais antigos);

4. A extensão MySQLi, mas sempre na versão OOP e nunca pelas funções mysqli_*.