Jump to content
Rodrigo Graça

Criação de um CMS - PAP (Projeto de Aptidão Profissional)

Recommended Posts

Rodrigo Graça

Boa noite a todos os leitores.

Pareceu-me o sitio mais indicado para colocar esta duvida, caso não seja peço aos administradores que movam o tópico.

Gostava de saber se o grau de dificuldade que se tem na criação de um CMS. Para quem não estiver dentro do assunto paço a citar o que é um CMS:

-  "Um Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir, editar e inserir conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código"

Um exemplo de CMS's é o Wordpress o Drupal entre outros. A criação deste projeto seria direcionado a uma PAP (Projeto de Aptidão Professional) do meu curso de Técnico de Gestão e Programação.

Info:

-  Tenho atualmente bases médias em PHP, SQL, boas bases em HTML, CSS, e poucas bases em jQuery. Tenho uma boa orientação no sentido de dinamismo e de programação.

-  Esse CMS seria direcionado a gerenciamento de blog's e entre outros do gênero.

-  Seria uma espécie de Wordpress, open source, com add-ons, Templates e etc se bem que numa fase inicial poderia não começar assim.

-  Tempo disponível: Férias de verão e um ano escolar.

Gostava então que dessem opiniões, sugestões, criticas entre outros.

Sem outro assunto, os meus cordiais cumprimentos, Rodrigo Graça

scorch

Tens de estar consciente que um CMS com essas features que indicaste (e mais as base que se esperam de um CMS) não é trabalho fácil, pelo contrário, é difícil. Se ainda o quiseres fazer, e for mesmo só para a PAP e para aprofundar conhecimentos, etc, podes sempre explorar os outros que já existem, ver o que falta nos outros e o que cada um tem de melhor. Podes também inovar, criar alguma funcionalidade nova e inovadora. Se quiseres faze-lo vingar no mercado, então vais ter sérias dificuldades em enfrentar os que já existem e convencer o público, pelo que se não tiveres recursos suficientes, há poucas probabilidades de saíres "a ganhar". :P

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Rodrigo Graça

Sim o objetivo é vingar no mercado. Depois de ser avaliado na questão da PAP seria continuada mente melhorado e publicado como acontece com o Wordpress. Eu sei que não será trabalho fácil mas quem não arisca não petisca e se for fácil não vale de nada, não se aprender muito e não te dá experiência.

ruimcosta

O que acontece muitas vezes é que a fama e o proveito de algumas aplicações matam à partida os menos persistentes, pois pensam, para que me vou matar a trabalhar se ja tenho algo muito bom de borla. O que é certo é que volta e meia aparece um iluminado que levou a sua ideia avante e vingou no mercado.

Se precisares de ajuda, avisa. Posso dar algum apoio.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Rodrigo Graça

Numa fase mais avançada de criação poderei precisar de ajuda, bastante ajuda, pelo que irei andar sempre por aqui a colocar duvidas que ajudem na solução de pequenos problemas que vou tendo.

@Ruim Costa A maturidade que se nota que tens deveria de ser a de pelo menos grande parte desta sociedade. Muitas vezes as ideias são "mortas à nascença" o que leva a que muitas das grandes e boas soluções demorem tanto a aparecer!

Rodrigo Graça

Tenho uma duvida: É possivel fazer tudo isto sozinho ou para fazer um sistema entre Drupal e Wordpress seria preciso uma equipa?

scorch

É mpossível fazer sozinho, mas como é óbvio vai demorar muito tempo e tens de estar disposto a muitos sacrifícios. Não estou a tentar deitar ninguém a baixo, nem impossibilitar uma possível ideia inovadora. Apenas estou a ser realista, e por muito boa que seja a ideia, o caminho será sempre difícil. Mas não é isso que nos deve deitar a baixo, pois se temos mesmo uma ideia em mente, a dificuldade pouco importa, desde que nos esforcemos. :D

yoda

Tenho uma duvida: É possivel fazer tudo isto sozinho ou para fazer um sistema entre Drupal e Wordpress seria preciso uma equipa?

Estabelece objectivos, e a parti daí prioridades. Depois vem aqui que a malta avalia aquilo que pretendes. Fazer um CMS é algo vago, podes ter muita funcionalidade ou pouca ..

MrFilipe

Boa noite a todos os leitores.

Pareceu-me o sitio mais indicado para colocar esta duvida, caso não seja peço aos administradores que movam o tópico.

Gostava de saber se o grau de dificuldade que se tem na criação de um CMS. Para quem não estiver dentro do assunto paço a citar o que é um CMS:

-  "Um Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir, editar e inserir conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código"

Um exemplo de CMS's é o Wordpress o Drupal entre outros. A criação deste projeto seria direcionado a uma PAP (Projeto de Aptidão Professional) do meu curso de Técnico de Gestão e Programação.

Info:

-  Tenho atualmente bases médias em PHP, SQL, boas bases em HTML, CSS, e poucas bases em jQuery. Tenho uma boa orientação no sentido de dinamismo e de programação.

-  Esse CMS seria direcionado a gerenciamento de blog's e entre outros do gênero.

-  Seria uma espécie de Wordpress, open source, com add-ons, Templates e etc se bem que numa fase inicial poderia não começar assim.

-  Tempo disponível: Férias de verão e um ano escolar.

Gostava então que dessem opiniões, sugestões, criticas entre outros.

Sem outro assunto, os meus cordiais cumprimentos, Rodrigo Graça

Tens muito trabalho pela frente... Mas como já foi dito no que precisares ja sabes.

Boa Sorte.

Abraço.

taviroquai

Vais fazer um CMS de raiz? Já escolheste a base (plataforma, framework) que irá suportar o CMS? Vais criar uma base tua?

Os CMS mais usados com Drupal, Joomla! são populares porque são extensiveis com módulos e plugins permitindo a terceiros criar apenas o modulo e integrar no CMS... se não for extensível será uma desvantagem perante outros CMS...

Rodrigo Graça

@MrFilipe e @yoda

Sei que vou ter muito trabalho e isso não me importo apenas quero aprender, e fazer um bom trabalho.

@scorch

Querias dizer: "é possível" ou "é impossível"?

É que escreves-te: "É mpossível"

@taviroquai

Sim,  iria ser criado de raiz. Isso do framework não percebi o que querias dizer mas seria em PHP, SQL, HTML, JS, CSS, JQUERY

Criar uma basse minha como assim? Sim eu queria que tive-se a possibilidade de juntar add-ons, templates e etc igual ao Wordpress. Posteriormente a ter exposto o trabalho eu iria criar mais add-ons e temas e etc exactamente como o Wordpress.

Tenho também que dizer que isto foi uma ideia para uma PAP não quer dizer que esta ideia seja a ideia que vou desenvolver poderá vir uma melhor mas decidi explicar e discutir esta para ver o que dava.

Também tive uma ideia engraçada que foi criar uma espécie de robô com braços mecânicos para resolver um cubo de rubi (isto porque estava a olhar para o meu XD) mas eu sou mais da área de software.

scorch

@scorch

Querias dizer: "é possível" ou "é impossível"?

É que escreves-te: "É mpossível"

Queria dizer possível. Já emendei.

@taviroquai

Sim,  iria ser criado de raiz. Isso do framework não percebi o que querias dizer mas seria em PHP, SQL, HTML, JS, CSS, JQUERY

Podias usar uma framework como Code Igniter, Kohana, etc... :D

dennis3380

boas,

fazer um CMS do zero sem usares OOP é impossivel, e para usares OOP aconselho a escolheres uma Framework como o CodeIgniter, zend ou cakephp. Começar a usar uma framework e saber usa-la tb vai levar o seu tempo mesmo que sejas um pro no php, por isso aconselho-te a usares e estudar uma destas frameworks o antes possivel (o codeigniter é bom para begginers pq tem uma wiki muito boa). Dpois de saberer como funciona completamente a framework podes começar o teu projecto na framework que aprendeste a usar ou ate noutra framework de php que achares melhor (uma vez que ja sabes trabalhar com uma framework php as outras funcionan na mesma base de OOP e MVC) para fazeres o teu CMS...

dennis3380

não ,

o jquery é só uma library de javascript. Jquery usa javascript com ajax e json e mais algumas axo eu... mas o jquery é um componente pa te preocupares mais tarde, dpois de teres a base do projecto feita, jquery serve pa implementares alguns efeitos nas paginas mas isso é fácil fazer.

O mais dificil e demorado é fazer as classes e funções todas pro teu CMS em OOP na framework. Tens mesmo muito codigo a fazer só pa teres um CMS muito básico, e isso se não tiveres erros de cache, sessions que vai-te obrigar a rever o codigo todo sem conta!

mas só por curiosidade, que conhecimentos tens de php??! que projectos ou aplicações ja fizeste em php?!

pedrotuga

OOP vem sempre ao barulho não entendo porquê.

fazer um CMS do zero sem usares OOP é impossivel

É perfeitamente possível fazer um CMS sem se usar programação orientada a objectos. Não estou a ver porque é que seja impossível. Em boa verdade até há CMS escritos em linguagens que nem sequer têm suporte para OOP.

Esta semana fiz um cms básico num dia. Suportava CRUD de páginas, autenticação de utiliadores, um menu dinâmico multi-nível e urls todos XPTO. Pelo que posso dizer com toda a certeza que não é tão difícil quanto fazem crer.

Podes usar uma framework, mas não é de todo obrigatório. Se nunca experimentaste nenhuma, é uma óptima oportunidade para aprender mais uma coisa. Mas mantem em mente que a maior parte das frameworks MVC oferecem mais na medida em que incentivam à escrita de código bem estruturado, do que propriamente em termos de 'magia' que possam fazer por ti.

Eu tambem sou mais um que tem como favorita o CodeIgniter. É uma framework que segue um princípio Keep it Simple, e o manual é impecável.

Isto depende um pouco de cada um, no fim de contas tu é que tens que ver o que é que valorizas mais. Pessoalmente, os dois conselhos que te deixo são:

- Simplicidade. Não conpliques, se puderes fazer uma coisa simples, ignora os hypes sobre coisas complicadas

- Definie bem na tua cabeça o que queres fazer, se te atiras ao código de cabeça sem ter uma ideia clara do que queres implementar e como o vais fazer, vai sair código esparguete.

dennis3380

gostava de ver esse teu CMS... deve ser bem simples...

tem CRUD de páginas, autenticação de utilizadores, um menu dinâmico multi-nível e urls todos XPTO ????!!! se for só isto que queres num CMS tudo bem...

mas quando digo que é impossivel fazer um CMS sem OOP, estou-me a referir na organização do codigo pelo menos para mim. Eu tb tinha um projecto em mente e não queria saber nada de OOP nem de Frameworks mas afinal dpois de saber um pouco dos dois estava completamente errado!

utilizar uma framework (codeigniter é excelente!) e saber OOP ajuda e MUITO para desenvolver um projecto sólido e bem estruturado em funcionalidade...

agora se quiseres fazer um CMS sem framework e OOP, força e boa sorte....

Procrastinator

@dennis3380: Nunca usas-te drupal? Pelo menos até a versão 6 era tudo sem oop. Muitas globais aqui e ali e muita função!

Alias o sistema de hooks do drupal funciona bem pk é tudo baseado em funções e não existem (ou é muito limitado) objectos a mistura com o processamento do drupal

Procrastinator

Completamente possível. Não fica tão human-readable, mas é possível na mesma.

Isso tem mais a ver com o programador do que propriamente com a escolha de usar objectos ou não.