seesharptec Posted August 11, 2006 at 11:56 AM Report #43726 Posted August 11, 2006 at 11:56 AM Agora que tenho mais tempo para estas coisas vou iniciar um projecto que consiste em fazer um GroupWare. Para quem não sabe um GroupWare é uma aplicação onde se encontram várias ferramentas que permitem um grupo partilhar informação. O exemplo mais simples de um é o microsoft Outlook com o exchange. No fundo vou tentar fazer um "clone" do Outlook. Um bocado mais ambicioso pois vai ser orientado para programação. Ou seja vai ter de permitir trabalhar com : Emails ( Pop3,Imap ) e talvez Http ( para ir buscar os mails ao hotmail). Agenda Calendário Notas Notificações Gestor de tarefas e bugs ( visto que vou utilizar isto mais para programação ) Contactos Ftp Talvez um Browser Talvez algo para gerir codigo Talvez um Ide para diferentes linguagens Isto tudo ainda vai ser analisado poderei por ou tirar funcionalidades. O objectivo principal é permitir partilhar informação num grupo de trabalho. Com o Bonús de sincronizar a mesma entre um servidor e os seus clientes ( ex: chegar a casa com o portatil e actualizar o servidor com informação do dia de trabalho, e receber informação nova do servidor ) Para já estou a pedir ajuda para escolher a platforma onde vou desenvolver o projecto. Os requisitos são Ser agnostica ao sistema operativo ( ou seja o codigo não ter de váriar entre OS ) Ferramentas de desenvolvimento eficazes de preferência gratuitas e agnosticas ao OS Ferramentas de instalação agnosticas ao OS Pois objectivo secundário é permitir correr a aplicação no maior número de sistemas operativos, além de permitir clientes e servidores estarem instalados em sistemas operativos diferentes. Para já não me interessa a rapidez ou facilidade da linguagem , simplicidade do ide etc. Quero apenas saber quais as melhores platformas que me permitam o objectivo secundário, pois se não exitirem opções crediveis terei de o abandonar. Gostaria de saber as vossa opiniões SeeSharpTec
Knitter Posted August 11, 2006 at 08:01 PM Report #43817 Posted August 11, 2006 at 08:01 PM A linguagem mais independente da plataforma que conheço é talvez o java, C standard é também bastante independente, mas tem de ser ANCI C sem qualquer variação, se não queres ter de fazer dois códigos diferentes. Acho o projecto interessante, embora pense que talvez tenha ai algumas falhas, mas ainda é uma ideia inicial e concerteza vai evoluir. Mas é um projecto muito grande. Bem boa sorte para o projecto, se fores para a frente com isso irei estar de olho para ver a evoluçao 😄 , até.
pebat Posted August 15, 2006 at 12:39 PM Report #44349 Posted August 15, 2006 at 12:39 PM A meu ver o JAVA se torma mais multiplataforma. Mas isso e um projecto em grande.. se obtares pelo o java tens tu free.. mas tens um problema de menor que ter o interpetador da linguangem instalado no pc.. Mas com projecto.
unsignedint Posted August 21, 2006 at 12:59 AM Report #45513 Posted August 21, 2006 at 12:59 AM Apesar de adorar java (programa quase todos os dias J2EE) temos que reconhecer que ele é bastante lento, são as raras aplicações que eu uso que estão escritas em Java puro ( só mesmo quando ñ tenho alternativas especificas a plataforma 😄 ) A minha recomendação seria C/C++ (ANCI claro nada d .NET nem MFC) para as bibliotecas de "core" e utilizar possivelmente o GTK para criar as interfaces. Mas se a decisão for Java recomendo que espeitem o www.eclipse.org e deem uma vista de olhos a framework SWT para a parte grafica, quem não souver o que é depois diga alguma coisa que eu explico melhor ou dê uma vista de olhos por lá. Se o projecto for para a frente e necessitarem de programadores quer em C/C++ quer en Java digam-me alguma coisa. Boa sorte.
Triton Posted August 21, 2006 at 01:32 AM Report #45516 Posted August 21, 2006 at 01:32 AM wxWidgets também é uma boa opção! 😁 <3 life
Recommended Posts