Jump to content

Recommended Posts

Posted

Agora que tenho mais tempo para estas coisas vou iniciar um projecto que consiste em fazer um GroupWare.

Para quem não sabe um GroupWare é uma aplicação onde se encontram várias ferramentas que permitem um grupo partilhar informação. O exemplo mais simples de um é o microsoft Outlook com o exchange.

No fundo vou tentar fazer um "clone" do Outlook. Um bocado mais ambicioso pois vai ser orientado para programação.

Ou seja vai ter de permitir trabalhar com :

Emails ( Pop3,Imap ) e talvez Http ( para ir buscar os mails ao hotmail).

Agenda

Calendário

Notas 

Notificações

Gestor de tarefas e bugs ( visto que vou utilizar isto mais para programação )

Contactos

Ftp

Talvez um Browser

Talvez algo para gerir codigo

Talvez um Ide para diferentes linguagens

Isto tudo ainda vai ser analisado poderei por ou tirar funcionalidades.

O objectivo principal é permitir partilhar informação num grupo de trabalho.

Com o Bonús de sincronizar a mesma entre um servidor e os seus clientes

( ex: chegar a casa com o portatil e actualizar o servidor com informação do dia de trabalho, e receber informação nova do servidor )

Para já estou a pedir ajuda para escolher a platforma onde vou desenvolver o projecto.

Os requisitos são

Ser agnostica ao sistema operativo ( ou seja o codigo não ter de váriar entre OS )

Ferramentas de desenvolvimento eficazes de preferência gratuitas e agnosticas ao OS

Ferramentas de instalação agnosticas ao OS

Pois objectivo secundário é permitir correr a aplicação no maior número de sistemas operativos, além de permitir clientes e servidores estarem instalados em sistemas operativos diferentes.

Para já não me interessa a rapidez ou facilidade da linguagem , simplicidade do ide etc. Quero apenas saber quais as melhores platformas que me permitam o objectivo secundário, pois se não exitirem opções crediveis terei de o abandonar.

Gostaria de saber as vossa opiniões

SeeSharpTec

Posted

A linguagem mais independente da plataforma que conheço é talvez o java, C standard é também bastante independente, mas tem de ser ANCI C sem qualquer variação, se não queres  ter de fazer dois códigos diferentes. Acho o projecto interessante, embora pense que talvez tenha ai algumas falhas, mas ainda é uma ideia inicial e concerteza vai evoluir. Mas é um projecto muito grande.

Bem boa sorte para o projecto, se fores para a frente com isso irei estar de olho para ver a evoluçao 😄 , até.

Posted

A meu ver o JAVA se torma mais multiplataforma. Mas isso e um projecto em grande.. se obtares pelo o java tens tu free.. mas tens um problema de menor que  ter o interpetador da linguangem instalado no pc..

Mas com projecto.

Posted

Apesar de adorar java (programa quase todos os dias J2EE) temos que reconhecer que ele é bastante lento, são as raras aplicações que eu uso que estão escritas em Java puro ( só mesmo quando ñ tenho alternativas especificas a plataforma 😄 )

A minha recomendação seria C/C++ (ANCI claro nada d .NET nem MFC)  para as bibliotecas de "core" e utilizar possivelmente o GTK para criar as interfaces.

Mas se a decisão for Java recomendo que espeitem o www.eclipse.org e deem uma vista de olhos a framework SWT para a parte grafica, quem não souver o que é depois diga alguma coisa que eu explico melhor ou dê uma vista de olhos por lá.

Se o projecto for para a frente e necessitarem de programadores quer em C/C++ quer en Java digam-me alguma coisa.

Boa sorte.