Jump to content
mfig

Criaçao de base de dados

Recommended Posts

mfig

Boas a todos

Tenho um projecto para fazer no final do curso, em que consiste num programa de gestão de stock, clientes, fornecedores, facturas

As minhas dúvidas é mesmo na construçao da base de dados, tabelas , relaçoes e afins... visto que nao tenho muito conhecimento sobre o funcionamento desse tipo de softwares.

Alguém poderia-me dar umas dicas?? A minha dificiuldade é mesmo na construçao da db, pois nao sei como a vou construir afim de o programa ter uma boa funcionalidade

cumpz mfig

mfig

a duvida é como criar o modelo relacional, eu so tenho ainda ideia para 3 tabelas ( produtos, clientes, fornecedores). A base de dados assim fica muito pequena, nao tenho ideia do que mais poderei por visto nao conhecer bem como os programas  de gestao usam e funcionam. E tenho dificuldade nas relaçoes entre as tabelas, por mim seria sem relaçoes :s mas pronto

josevellozo

Isso da base de dados ficar muito pequena desde que cumpra todos os requisitos deve ser visto como uma vantagem e não como uma coisa má, uma vez que se está a poupar em termos de espaço de armazenamento e aumentamos performance. Quando à parte da bd não ter relacionamentos achei muita piada  :P

O ideal mesmo é seguir a metodologia tradicional, ou seja, primeiro fazer o modelo conceptual (entidades, relacionamentos, atributos, chaves), depois passar para o modelo lógico e só depois para o modelo físico

josevellozo

Só com os dados que vi, consigo imaginar mais de três tabelas: stock, clientes, fornecedores, facturas e produtos. Pode também por exemplo existir uma tabela para as moradas, existirão algumas que serão para as entidades associativas nas relações de muitos para muitos (por exemplo, um fornecedor pode fornecer vários produtos, e um produto pode ser fornecido por vários fornecedores). Ao fim de tudo isto, a base de dados não fica assim tão pequena  :P

Rechousa

Olá,

Eu acrescentava uma tabela: FacturasLinhas, que representa as Linhas das Facturas e está relacionadas com Produtos.  :P

E acrescentava essa tabela para permitir que uma factura possa ter vários artigos diferentes.

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

mfig

Só com os dados que vi, consigo imaginar mais de três tabelas: stock, clientes, fornecedores, facturas e produtos. Pode também por exemplo existir uma tabela para as moradas, existirão algumas que serão para as entidades associativas nas relações de muitos para muitos (por exemplo, um fornecedor pode fornecer vários produtos, e um produto pode ser fornecido por vários fornecedores). Ao fim de tudo isto, a base de dados não fica assim tão pequena  :P

Obrigado pelas dicas josevellozo.

Nao percebi muito bem a funcionalidade de ter uma tabela só para as moradas, não seria melhor ter nas tabelas onde fizesse mais sentido ter um campo com o nome "morada" ?

Eu disse três tabelas , porque são as unicas que faço a minima ideia que atributos irei pôr. Agora na tabela stock, e facturas é que não sei, tanto atributos a ter como relaçoes com as outras  :P

josevellozo

morada pode ser uma tabela uma vez que pode ter vários atributos como localidade, cod postal, distrito, etc. e a mesma morada pode pertencer a dois clientes diferentes. É só para evitar redundância de dados  :P

mfig

boas again. Tive a pensar e a pesquisar coisas xD

Em mente já tenho o seguinte:

Tabela Empresa - vai registrar os dados da empresa : id, nome, logo ( para guardar imagem, etc..)

Produtos -

Categoria - onde se vai relacionar com os produtos

Clientes -

Fornecedores -

Facturas -

Stock -

Agora as minhas duvidas e como vou integrar as tabelas facturas fornecedores e stock. Ou seja que campos poderei por na tabelas fornecedores, que função terá a tabela stock e seus campos. E quanto ás facturas gostei da ideia do Rechousa, mas não percebi muito bem assim em termos práticos.

Rechousa

Olá,

Imagina então as seguintes tabelas Facturas e FacturasLinhas, cuja estrutura simplista seria +/- isto:

Facturas:

- idFactura (campo chave)

- Data

- idCliente (chave estrangeira para a tabela Clientes)

- Estado (pago, não pago, etc.)

- ValorMercadoria

- IVA

- ValorTotal

FacturasLinhas:

- idLinha (campo chave)

- idFactura (chave estrangeira para a tabela Facturas)

- idProduto (chave estrangeira para a tabela Produtos)

- PrecoUnitario

- Quantidade

- ValorLinha

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

mfig

Olá novamente. Percebo mais ou menos. Não percebo é a função da factura linhas, ou seja, em termos de funcionamento em si. Secalhar estou a complica algo que parece simples...

O que eu percebi foi que com essa tabela posso ter por exemplo uma linha que contem o produto caixa, e a quantidade dessa caixa ser 4 caixas, assim poderei ter o valor total dessa linha ou seja das 4 caixas. É isso?

Rechousa

Imagina que vais a um restaurante e quando vem a conta recebes um documento detalhado.

O documento vai ter (imagina este exemplo):

- Entradas - 5 euros

- Pão - 1 euro

- Sopa - 2 euros

- Almoço - 10 euros

- Bebidas - 7 euros

- Sobremesa - 4 euros

- Café - 2 euros

TOTAL: 29 Euros

Agora imagina isto na tua base de dados:

Na tabela Facturas vais apenas ter apenas um registo em que guardas:

- idFactura: (exemplo 350)

- Data (exemplo 2011-02-11)

- idCliente (exemplo 99

- Estado (pago)

- Valor Mercadoria (exemplo: 25.00)

- IVA (exemplo: 5.00)

- ValorTotal (exemplo 30 euros)

Em FacturasLinhas vais ter sete registos (um para o pão, outro para a sopa, outro para as bebidas, outro para o almoço, sobremesa, café, etc).

Isto significa que a factura é constituída por várias coisas. É apenas um documento, mas tem várias coisas.

Percebeste?

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

mfig

Olá de novo. Estou com dúvido enquanto á tabela Stock. É melhor criar uma tabela para o stock, ou ter um atributo chamado "Quantidade" na tabela produtos? Assim sempre que tiver que actualizar o stock basta actualizar esse atributo...

edsudani

Olá,

Eu teria um campo com a Quantidade em Stock na tabela produtos.

Alguém de opinião diferente?

É evidente que não, Rechousa, porém, acrescentaríamos algo mais.

Os campos:

ENTRADA para registrar a quantidade de mercadorias guardadas no estoque;

SAÍDA para registrar a quantidade de mercadorias retiradas do estoque;

e o campo DISPONÍVEL que registra efetivamente a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque, mantendo desta forma a contagem real do estoque para um determinado produto.

Sem mais: Edison 

mfig

eu nessa tabela, tenho a quantidade em stock, e o minimo de stock, para depois mandar alerta ao user. Mais tarde posto como está a base de dados.