Jump to content
jpaulino

[EDIÇÃO 27] CoreDump - gcc -Wall myApp.c -linstantaneous -o sucess

Recommended Posts

jpaulino

[EDIÇÃO 27] CoreDump - gcc -Wall myApp.c -linstantaneous -o sucess

Desde a década de 1970 que a área de informática tem sido prolifera na geração de empresas, empreendedores e aplicações de sucesso. Estes sucessos, muitas vezes bombásticos e sempre mediáticos, parecem indicar que é muito fácil criar um negócio multi-milionário do dia para a noite. Quando um bom programador olha para uma aplicação de sucesso identifica imediatamente um conjunto de variáveis que o levam, invariavelmente, a concluir “Eu sou capaz de fazer isto!” e costuma rematar com “E até sou capaz de o fazer melhor!” E tipicamente um bom programador diz a verdade numa situação destas.

Autor: Fernando Martins

apocsantos

Boa tarde,

Li avidamente o artigo, e achei super interessante. De facto até se pode saber programar muito bem, mas se não se tiver espírito empreendedor e algum jeito comercial, a ideia por muito boa que seja acaba não nos ficando nas mãos.

Enquanto lia o artigo, recordei-me de uma conversa com um grade amigo, também programador, que me disse à uns tempos, relativamente a uma aplicação que desenvolvemos juntos: "90% do sucesso da app foi a identificação da necessidade da existência dela. O resto foi apenas um exercício de programação!). Eu não poderia discordar mais. A app funcionou para um caso concreto, teve sucesso num cliente especifico, e ficou por aí.

Estou plenamente de acordo que para se ter sucesso é preciso muito mais do que saber programar bem.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

M6

Correctíssimo.

Aliás, saber programar bem até é se torna secundário. Desde que a aplicação resolva o problema dos clientes quase que se torna irrelevante se está bem ou mal programada, desde que funcione e resolva o problema a larga maioria dos clientes vai ficar satisfeita.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

apocsantos

Boa tarde,

No caso concreto, eu identifiquei a necessidade de uma aplicação que fizesse a tarefa, para substituir uma tecnologia que deixou de estar disponível. Ainda fiz a primeira versão da app, mas "perdi o interesse" nela. Em conversa de café surgiu a ideia de fazer uma nova versão com mais umas quantas funcionalidades implementadas. Nessa altura deixou de ser um projecto meu, para ser um projecto de duas pessoas. Eu e o colega.

Ele diz que 90% do sucesso da aplicação deve-se ao facto de ela suprir por completo uma necessidade do cliente. O facto de ter identificado a necessidade de existir um programa que faça a tarefa de forma semi-automática, garantiu que a aplicação já no seu "5º ano de vida", tenha tido sucesso junto daquele cliente em concreto. Só agora se pensa comercializar a aplicação para outros. Para já está como sempre esteve "limitada" a alguns clientes.

Não é tecnicamente perfeita! Realmente é feita para Windows, e poderia ser feita de forma a ser compatível com outros SO. A base de dados utilizada é Firebird. Poderia ser outra qualquer mais fiável. o sistema de logs não é o melhor possível, ainda assim todo o conjunto funciona bem.

Resumidamente foi um exercício de programação "castiço", que deve o seu sucesso e os elogios que teveao facto de ter solucionado de forma eficaz um problema de um cliente especifico.

Estou plenamente de acordo com o facto de "programar bem" se tornar secundário, logo que a aplicação resolva o problema dos clientes e faça de forma eficaz a tarefa que se propõe fazer.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.