Jump to content
M6

ZX Spectrum: No futuro, vamos regressar ao passado

Recommended Posts

M6

Que uma parte do mundo está em modo revivalista dos eighties já toda a gente percebeu. Da roupa aos acessórios, passando pela música e pelos carros, as tendências vão desaguar ao período da História que consagrou Madonna como ícone. Sem surpresas, os videojogos retro também voltaram à ribalta, a ponto de a empresa de programação Elite ter decidido reeditar o ZX Spectrum, que fez as delícias daqueles que agora andam na casa dos 30.

In Público, 08 de Fevereiro de 2011.

A melhor máquina de sempre (sim, sim, já ouvi falar numa coisa chamada Amiga :P ) vai voltar!!!  :cheesygrin:

Esta é sem dúvida uma das máquinas que mais foi expremida, foi mesmo até aos limites!!!

Basta pensar como é que foi possível construir jogos como o R-Type, Flying Shark ou The Great Escape usando apenas 48K de RAM!...

48K rocks!  :cheesygrin:

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

mjamado

A minha primeira máquina! :P

(para mim, este jogo era do melhor que havia - era preciso carregar as pistas uma de cada vez, conforme fossem sendo precisas)

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

M6

Para mim era o The Great Escape, Sckool Days/Back to Sckool (que parece que vai ser editado nesta nova geração), Spy Hunter, Professional Soccer... Eh pá, sei lá...

Tantos jogos e tão pouco tempo... :P

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Triton

Devo ter um destes também algures nas tralhas antigas. O meu avô também tem um Sinclair QL.

Alguém sabe quanto vai custar este remake?

<3 life

M6

Tralhas antigas?!?!

Estou indignado!!!

Mais respeitinho pelo 48K! :P

Spy vs. Spy, Saboteur, Paradise Café... (ora cá está um que vale a pena fazer um remake ;))...

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

apocsantos

Boa noite,

Estou contigo @M6, faça-se um remake do "Paradise Café" ;)

Recordo-me perfeitamente do Bomb Jack, Jumping, Chuckie Egg, Cartoon Time Adventure, Hong Kong Fooei, Kung-Fu... Grandes jogos, 8 cores e 48k de ram.

Aquela maquina marcou uma geração. Ainda me lembro dos jogos portugueses feitos nessa altura, e das revistas que traziam jogos inteiros em Basic Spectrum, para um gajo digitar o código para depois jogar... Ainda tenho um 48k a funcionar com todos os acessórios (incluindo a ZX Printer).

Será que a nova "versão" já vai correr "uma variante o unix" como outras "versões" do Spectrum, que circulam pela net os diagramas de construção?

Se for tão "atraente" como diz no artigo, só falta mesmo que seja "apelativo" no preço! ;)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

mjamado
Recordo-me perfeitamente do Bomb Jack, Jumping, Chuckie Egg, Cartoon Time Adventure, Hong Kong Fooei, Kung-Fu... Grandes jogos, 8 cores e 48k de ram.

Oito cores, e atenção, porque cada zona de 8x8 só podia ter duas cores de cada vez... ;)

E o Manic Miner?

(incluindo a ZX Printer).

Com o belo do papel térmico?  :smoke:

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

M6

Ainda tenho para lá pelo menos um dos Kemptson Joysticks! ;)

As ventosas pareciam sempre fracas para a força que um gajo fazia a jogar com aquilo! ;)

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

taviroquai

Para mim foi o Nether Earth.. 1º RTS de sempre lol

http://www.worldofspectrum.org/infoseekid.cgi?id=0003391

E a mecânica??? Quando o jogo não entrava, quando o leitor não tinha a cabeça afinada para correctamente os bits da fita... lá tinhamos que pegar numa chave de fendas e afinar a cabeça de leitura do leitor de cassestes  ;)

E a primeira linguagem que usei... BASIC...

rolando2424

Estou contigo @M6, faça-se um remake do "Paradise Café" ;)

Agora em formato tshirt

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

M6

Muito bom!!!! ;)

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

MMarques

A minha primeira máquina também foi um Spectrum ZX+2, não sei se ainda funciona mas ainda o tenho com todos os acessórios e uma caixa cheia de cassetes, os meus favoritos eram o Operation Hormuz, Saigon Combat Unit, Robocop e um de naves que na capa tem uma antena parabólica mas não me lembro o nome

apocsantos

Boa noite,

Não resisti à tentação e fui buscar novamente o velho 48k. A printer ainda parece funcionar. O papel é que "na quer conversa". Os 2 Keypston Joystick, (um sinclair e outro nem marca tem) ainda funcionam. Encontrei mais dois fosseis dessa era! ;) Um sintetizador de voz todo marado o "cheetah sweet talker" que de sweet tem pouco, mas foi um brinquedo castiço, e um light writer que permitia escrever na TV. ;) Relíquias de outros tempos.

Muito se fazia com 8 bits. Encontrei alguns joguinhos feitos por pessoal desse tempo, e as minhas primeiras cassetes com os primeiros programas que fiz. :D lol Coisas mesmo básicas de outros tempos. Desenhar linhas com o joystick, o meu primeiro joguinho de "tirinhos" em que para mover os bonecos literalmente escrevia pixeis e apagava pixeis... E a carrada de apontamentos que tenho desse tempo.

Espero que o remake do ZX, valha realmente a pena! :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Da maneira como vocês falam da Era 48K até sinto pena de não ter nascido uns aninhos antes para a viver!. :cheesygrin:

Essas geringonças todas de que vós falais suscitam-me a curiosidade, pois sempre adorei ver as "velharias tecnológicas". :D

De facto, se formos a ver, os grandes jogos acabaram por ser os da Era 48K, tal como os Anos 80 foram os anos loucos. :P

Olhem que umas fotozinhas dessas antiguidades até eram bem vindas. 8)

E, já agora, adorei ver imagens dos jogos que falaram.

Cumpz. :P

Knowledge is free!

scorch

De facto, se formos a ver, os grandes jogos acabaram por ser os da Era 48K, tal como os Anos 80 foram os anos loucos. :P

@off-topic Os anos vinte é que foram os anos loucos, no entanto a música dos anos oitenta foi (e ainda o é) das melhores de sempre. Bandas como U2 e Bon Jovi têm músicas dos anos oitenta que ainda não me cansei de ouvir. :P

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

apocsantos

Boa noite,

O ZX 48k foi das coisas mais marcantes da década de 80 do Sec. XX. Ficou memorável para uma geração inteira de programadores, técnicos, aficionados, viciados, etc... Aquela maquina com 8 bits, porque segundo Sir Clive Sinclair, não exisitam processadores de 4 bits, por isso teve de usar um de 8 bits, fazia "Maravilhas".

Entre outras coisas do 48K chegue a ver e ainda tenho cópia de um programa de gestão de produção, para industria têxtil feito em Spectrum Basic. (O programa chegou a ser usado em uso real, tendo sido traduzido para IBM BASIC alguns anos mais tarde, e substituído por um programa para AS/400). Quem me ofereceu a cassete com uma das primeiras versões do programa foi o próprio programador quando o descontinuou. Disse-me que seria um bom exercício, perceber o programa todo.

A musica da década de 80 eu ainda ouço. E por estranho que pareça ainda existiram alguns músicos "adeptos" do velho 48K ao ponto e existirem interfaces MIDI para esse "grande computador" que foi o 48k.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

O meu está montado e a funcionar! :P "Long live"

Rechousa

Já agora, acrescento mais alguns à lista que era bom fazerem remakes:

- Target Renegade (ui, tanto joguei este...)

- Emlyn Hughes International Soccer (Fantástico, o primeirinho jogo em que dava para editar os nomes das equipas, dois jogadores um contra o outro ou na mesma equipa - isto era inovação)

- Scalextric (jogo de corridas em que permitia construirmos a pista)

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa