Jump to content
portugueseGuy

Java em Web

Recommended Posts

portugueseGuy

Qual a melhor maneira de incorporar algo feito em java numa página html?

M6

Se queres embeber algo numa página HTML a tua aplicação tem de ser reescrita como uma Applet.

Realço que as Applets, além de estarem em desuso, têm particularidades próprias.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

M6

Para web J2EE sem dúvida.

Mas nesse caso estarás a reimplementar a aplicação do zero, não vais conseguir portar a aplicação para J2EE.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Knitter

JSP e Servlets não são coisas que se separem ;)

Como o M6 indicou não consegues simplesmente pegar numa aplicação que já tenhas feito e tornar essa aplicação usável através de uma página HTML. Eventualmente, com algum trabalho e se o código existente permitir, poderás converter as JFrames que tens feitas para JApplets. Se as janelas estiverem a usar componentes standard e sem grandes extras de interacção a conversão é quase directa.

Mas isto apenas no que toca a interface gráfica, porque depois uma Applet, estando a correr dentro do browser, tem um conjunto de limitações e diferenças que implicará a reescrita, se não total, em grande parte, de toda aplicação.

Portanto, colocar uma aplicação já feita a executar dentro de um browser, por norma, implica a reescrita da aplicação. Isto só se torna mais fácil se a aplicação for muito simples.

shumy

Podes ainda tentar com Java Web Start.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

falco

Eu recomendo que não uses java do lado do cliente... Dificilmente deves ter um requisito que o justifique... E por exemplo eu não permito que os meus browsers usem plugins de java excepto para coisas que são internas da empresa onde trabalho. Faço isso por uma questão de segurança e porque não acho aceitável ter uma grande quantidade de memória alocada só para correr uma applet que de java normalmente poderia ser javascript, ou javascript e outras tecnologias standard da web.