Jump to content
ivobarbosa

Função javascript Checkbox

Recommended Posts

ivobarbosa

Boa noite amigos, estou a fazer uma função javascript com um formulário simples com checkboxes, mas estou a fazer algo errado pois não esta a funcionar muito bem.

Tenho 24 checkbox's.

A minha função é:

function SelecionaAnteriores(){
if (document.getElementById("CartaoP2").checked){
	document.getElementById("CartaoP1").checked = true;

}else if (document.getElementById("CartaoP3").checked){
	for (i=1;i<=2;i++){var NomeCartao = 'CartaoP'+i;
		document.getElementById(NomeCartao).checked = true;}
}

O que pretendo fazer o seguinte ao selecionar a checkbox cujo o id é  "CartaoP2" ele que ponha o visto na anterior que será "CartaoP1" e assim sucessivamente em todas as checkbox, quando é um form de insert, isto funciona a primeira vez, por exemplo se selecionar a checkbox "CartaoP3" ele seleciona as anteriores do meu cliclo for, mas se tirar a seleção de uma delas e clicar novamente, já não ira funcionar ate fazer refresh à pagína, alguem me pode ajudar ou dar uma dica de como fazer isto da melhor maneira, é que só encontrei esta forma de o fazer e mesmo assim não funciona correctamente, é chato também porque irei ter que fazer 24 ifs, uma para cada checkbox.

Obrigado

ps. esqueci-me de dizer que em cada checkbox, chamo a função assim 'onclick="SelecionaAnteriores();"'

Melhores Cumprimentos,

Ivo Barbosa

simonoop

Qualquer coisa como isto?

<script type="text/javascript">
    function SelecionaAnteriores(obj)
    {
        for(var i = 0; i < document.frm.elements.length; i++)
        {
            if(document.frm.elements[i].type=='checkbox' & document.frm.elements[i].id<obj.id){
                document.frm.elements[i].checked = obj.checked;
            }
        }
    }
</script>

<form name="frm">
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP1" id="CartaoP1" onclick="SelecionaAnteriores(this);"><label for="CartaoP1">CartaoP1</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP2" id="CartaoP2" onclick="SelecionaAnteriores(this);"><label for="CartaoP2">CartaoP2</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP3" id="CartaoP3" onclick="SelecionaAnteriores(this);"><label for="CartaoP3">CartaoP3</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP4" id="CartaoP4" onclick="SelecionaAnteriores(this);"><label for="CartaoP4">CartaoP4</label></p>
</form>

ivobarbosa

Boas amigo simonoop, seria qualquer coisa como isso com uns pequenos ajustes.

tentei adaptar mas tenho um erro, vê se percebes a lógica.

function SelecionaAnteriores(obj, NomeForm)
    {
        for(var i = 0; i < document.NomeForm.elements.length; i++)
       {
           if(document.NomeForm.elements[i].type=='checkbox' & document.NomeForm.elements[i].id<obj.id){
               document.NomeForm.elements[i].checked = obj.checked;
           }
       }
   }
</script>
<form name="frm">
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP1" onclick="SelecionaAnteriores(this,'frm');"><label for="CartaoP1">CartaoP1</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP2" onclick="SelecionaAnteriores(this,'frm');"><label for="CartaoP2">CartaoP2</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP3" onclick="SelecionaAnteriores(this,'frm');"><label for="CartaoP3">CartaoP3</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP4" onclick="SelecionaAnteriores(this,'frm');"><label for="CartaoP4">CartaoP4</label></p>
</form>

O nome da form tem que vir nos parâmetros da função porque a função irá servir para varias forms com nomes diferentes.

e os nomes dos checkbox irá ser sempre um Array 'CartaoP[]'.

Dentro do ciclo for não posso dizer que o nome da form vem dos parâmetros? Pelo erro que dá vejo que a função não esta a assumir o nome da form vindo dos parâmetros da função, então diz que é nulo ou não é um objecto....

Melhores Cumprimentos,

Ivo Barbosa

simonoop

Basta passar o objecto form e não apenas o nome da form na SelecionaAnteriores() e usar esse objecto em vez de document.blahblah.

function SelecionaAnteriores(obj, NomeForm)
    {
        for(var i = 0; i < NomeForm.elements.length; i++)
       {
           if(NomeForm.elements[i].type=='checkbox' & NomeForm.elements[i].id<obj.id){
               NomeForm.elements[i].checked = obj.checked;
           }
       }
   }
</script>
<form name="frm">
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP1" onclick="SelecionaAnteriores(this,document.frm);"><label for="CartaoP1">CartaoP1</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP2" onclick="SelecionaAnteriores(this,document.frm);"><label for="CartaoP2">CartaoP2</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP3" onclick="SelecionaAnteriores(this,document.frm);"><label for="CartaoP3">CartaoP3</label></p>
    <p><input type="checkbox" name="CartaoP[]" id="CartaoP4" onclick="SelecionaAnteriores(this,document.frm);"><label for="CartaoP4">CartaoP4</label></p>
</form>

Podia-se deixar como estava e obter dinamicamente o objecto form. Com eval, por exemplo.

ivobarbosa

Podia-se deixar como estava e obter dinamicamente o objecto form. Com eval, por exemplo.

isso não estou a ver como se faz, e em relação de como resolveste, foi simples, não me lembrei de fazer isso lol obrigado pela dica :P

Melhores Cumprimentos,

Ivo Barbosa

ivobarbosa

isso não estou a ver como se faz, e em relação de como resolveste, foi simples, não me lembrei de fazer isso lol obrigado pela dica :P

Outra coisa que me deparei agora ao testar é o seguinte eu tenho 24 checkbox e da 1ª ate ao 9º o value de cada uma é de "1" a "9", a partir do 10ª checkbox uso letras no value, de "a" a "o" e o que acontece é que a função destinge isso, ou seja se colocar o visto numa delas ate 9 só selecciona ate 9, e na outra metade, só selecciona se escolher um valor superior a 9, fiz-me entender?

A função esta a buscar o id ao value?

Melhores Cumprimentos,

Ivo Barbosa