Jump to content
Sign in to follow this  
CloudPT

Reserva de um Hotel

Recommended Posts

CloudPT

Boas eu estou a tirar um curso que dá equivalência ao 12º Técnico de Programação e Gestão de Sistemas informáticos e agora estou no 12º ano e estou a desenvolver o Projecto Final.

O meu Projecto Final é em ASP.net e com acesso a Base de Dados e consiste numa reserva de um hotel, em que o utilizador possa escolher o tipo de quarto  (uma cama duas camas por exemplo e que apareça os quartos na data Gridview) e possa fazer o Check in ( entrada no hotel) e o numero de noites que vai ficar  (por exemplo: o utilizador escolhe a data 2-02-2011 para entrar e escolhe o numero de noites por exemplo 8 noites ) então este utilizador entra no dia 02-02-2011 vai ficar até ao dia 10-02-2011 até aqui tudo bem. A minha duvida como é que eu consigo que para que ninguém consiga reservar o quarto durante esses dias, pois já se encontra ocupado ( desde o  dia 02-02-2011 até ao dia 10-02-2011) .

A minha ideia era que quando a pessoa faz o check in para aquela data e se estiver preenchida não apareça lá o quarto na datagrid view ( apareça apenas os quartos disponiveis para aquela data).

Peço por favor se alguém me pode dar uma ajuda já estou a pensar nisto á semanas e não encontro solução nenhuma. 

CloudPT

Mas por exemplo uma pessoa procura um quarto no dia 1-1-2010 e quer ficar 5 noites até ao dia 5-1-2010 tudo bem reserva porque, nao está ocupado, mas se for outra no dia 2-1-2010 e ficar 6 noites acho que tambem vai aparecer esse quarto porque o dia 1-1-2010 não é igual ao dia 2-1-2010 e as noites tambem não.

So se o SELECT for algo do tipo CHECKIN >= NOITES ? certo ????

bruno1234

O que podes fazer é qualquer coisa do tipo:

O utilizador insere a data inicio e fim, e tu na query pesquisas por um quarto que tenha esse periodo livre.

Imagina que tens a tabela reservas:

IdReserva | IdQuarto_FK | Inicio              | Fim

1                  1000    07-02-2011      11-07-2011

Depois a query seria qq coisa assim:

select * from quartos q
left join Reservas r
on q.IdQuarto = r.IdQuarto_FK
and @dataInicio not between r.Inicio and r.Fim
and @dataFim not between r.Inicio and r.Fim

O Resultado seria todos os quartos livres, depois podias por mais filtros pelo tipo de quarto, etc...

Isto é só uma ideia (não testada), vê se é adequada ao teu caso.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

CloudPT

Sim boa ideia mas tenho de ir ver um livro que tenha o between porque nunca aprendi  ;)

CloudPT

SELECT * FROM quartos q

LEFT join Reservas r

ON q.IdQuarto = r.IdQuarto_FK

and @dataInicio not between r.Inicio and r.Fim

and @dataFim not between r.Inicio and r.Fim

Bruno neste exemplo referiu:

SELECT * FROM Quartos q - Significa para listar na tabela quartos todos os campos.

LEFT join Reservas r - Nunca dei o LEFT join mas, deverá ser algo do tipo para listar também o campos da Reserva

ON q.IdQuarto = r.IdQuarto_FK - Tudo bem é para igualar o campo qidquarto da tabela quartos  ao rquarto da tabela reserva.

and @dataInicio not between r.Inicio and r.Fim - a ideia é esta lol o NOT BETWEEN mas, eu aprendi a usar o codigo deste modo: "SELECT * FROM [Reserva] , [Quartos] WHERE (([Entrada] >= @Entrada) AND ([saida] <= @Saida))" (apenas um exemplo) não consigo preceber a tua ideia (pois  percebo a ideia mas, nunca aprendi) como por exemplo onde foste bustar o r.Inicio e o r.Fim se é da tabela ou é noutro lado . E a dataInicio deve ser a da tabela?

and @dataFim not between r.Inicio and´ r.Fim - As mesmas duvidas lol.

Se não te importares de me explicar só este pequeno problema lol é que estive a pesquisar sobre a situação (para nao dar trabalho) e não encontrei nada :P .

bruno1234

Between significa que o valor está entre os outros 2.

Exemplo:

1 Between 0 and 2 --> Verdade.

2 Between 0 and 2 --> Verdade Também.

3 Between 0 and 2 --> Falso.

O not between é ao contrário, verifica se não está dentro do intervalo.

Quanto ao left join, é um outter join, significa que as linhas da tabela da esquerda aparecem sempre mesmo que o join não encontre equivalente na outra tabela.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

CloudPT

Olá outra vez estou noutra situação complicada. Estou a usar o seguinte código.

SELECT DISTINCT q.Quarto, q.Tipo, q.Varanda, q.Preco
FROM     Quarto AS q INNER JOIN
                  Reservas AS r ON q.Quarto = r.IDQuarto AND @Entrada NOT BETWEEN r.Entrada AND r.Saida AND @Saida NOT BETWEEN r.Entrada AND r.Saida

O erro aqui é que me está a dar os registos, se o quarto estiver indisponível ele dá á mesma ( o que é esquisito é que o código da disponibilidade está correcto pois eu ja testei só com uma tabela e o resultado era os quartos disponíveis)

Se eu seleccionar os campos todos das 2 tabelas (ex: Tipo de quarto nº quarto da tabela quartos e Saida,Entrada da Tabeça reservas) o resultado vai ser registos repetidos por exemplo uma pessoa reserva para dia 1-01-2011 no quarto 1 e outra vai reserva no mesmo quarto no dia 10-01-2011 e vai listar esses dois registos e o que se pretende é que so apareça 1.

Existe algum comando para não aparecer os registos repetidos (eu ja tentei com o DISTINCT mas tb não está a dar certo) ou será que eu tenho algo no codigo que não está a bater certo?  Ideias ajudas são bem vindas lol. 

paulo silva

Boas,

O "disctinct" funciona perfeitamente mas se calhar não é a melhor maneira, porque ao usares disctinct já estás a ter uma redundância de dados.

Cumprimentos Paulo Silva

CloudPT

Boas só falta um pequeno pormenor vamos supor que temos o mesmo quarto reservado duas vezes um para o dia 1-1-2011 e saida a 2-1-2011 e outra reserva no dia 3-1-2011 e saida a 10-1-2011 se uma pessoa quiser reservar para o dia 1-1-2011 e sair do dia 2-1-2011 ele era suposto nao dar como esta ocupado mas vai deixar pois o registo do dia 1-1-2011 ele bloqueia mas como a outra data ta disponivel ele vai selecionar á mesma o quarto.

Por exemplo Quarto    Entrada      Saida

1        1-1-2011    2-1-2011

1        3-1-2011    10-1-2011 

Reserva da pessoa nova dia 1-1-2011 e saida dia 2-1-2011 Bloqueia a 1 hipotese e a segunda ja não pois como não está entre o dia 3-1-2011 e 10-1-2011 vai aparece há mesma que não é o que se pretende.

HELPP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!