Jump to content
godofwar

Wipe Partition

Recommended Posts

godofwar

Boas Pessoal,

Vou formatar o meu pc agora mas precisava de saber apenas um pequeno detalhe que é, eu quero fazer wipe á partição que tenho que é apenas uma partição ou seja sistema, jogos, filmes, documentos,etc... está tudo na mesma partição.

A minha dúvida é se formato primeiro e depois faço wipe na partição ou se wipe a partição primeiro e depois formato?

Cumps, Godofwar

apocsantos

Boa tarde,

Uma coisa de cada vez! O que pretendes é limpar por completo a partição? Tens consciência que os dados nela contidos vão ser eliminados?

Se o teu intuito for esse, e deixar tudo de forma a que não seja "viável" a recuperação dos conteúdos posteriormente, aconselho-te a fazer um low level format ao disco inteiro (eliminando por completo todo o conteúdo), seguido da criação de uma partição, numa filesystem à tua escolha e o respectivo formato. Eventualmente um "zero-fill" ao disco, e depois uma formatação nova à partição.

Se a tua ideia é apenas fazer um wipe, sem preocupações adicionais, apaga a partição, cria a partição novamente e formata a alto-nível. (wipe, criar nova partição, formatar).

Parto do principio que quando referes "jogos, filmes, etc..." sejam conteúdos pessoais teus, que queres "limpar" do disco de forma definitiva.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

godofwar

Boas,

Exacto não é wipe de forma a perder tardes ou até mesmo dias o que apenas quero é wipe para após formatar o pc ou seja preparar os sectores do disco para escrita, não quer que passado 1 mÊs isto já esteja na situação que está agora percebes?

sendo assim o aconselhado é fazer o wipe de alto-nível, certo?

apocsantos

Boa tarde,

De qualquer das formas se o disco esta a dar problemas formatar não os "resolve de forma definitiva", ainda assim uma formatação completa, e não a "quick", seria adequado. Se tiveres tempo para fazer a formatação "low-level" e depois a criação da partição e a formatação "high-level" normal, seria melhor.

A formatação a baixo nível faz outras coisas que a formatação normal não faz. Não se limita a limpar o sector boot, e escrever uma filesystem, limpa integralmente o disco de qualquer formatação deixando todos os sectores a "branco", depois cria-se a partição e formata-se a partição em alto nível, para o SO conseguir ler e escrever, e tudo fica "como novo". De salientar que não se deva fazer muitas formatações low-leve num disco, porque segundo a teoria, pode reduzir-lhe o tempo de vida util. Eu pela experiência pratica que tenho discordo da teoria, mas ainda assim lembro-a.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

godofwar

Eu ter tenho tempo agora a questão é esta quando digo para inciar a wipe partition ele dá uma mensagem de aviso a dizer que é a partição de sistemas e se eu fizer wipe corro o risco de não conseguir fazer boot.

O meu medo é esse sendo assim penso que irei fazer low-level wipe e depois quick format através do disco do windows seguido da instalação do mesmo.

é o que devo fazer ou está algo errado?

apocsantos

Boa tarde,

Por partes: Se vais formatar o disco de sO, não vais conseguir fazer boot por esse disco até instalares novamente um SO. Assim terás de fazer boot por CD / DVD para iniciares novamente a instalação de um SO.

Antes de começar primeiro certifica-te que tens o CD / DVD de instalação do SO. Depois confirma a boot order da bios se está a fazer boot primeiro por CD depois pelo disco ou não.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

godofwar

sim tenho o cd do SO comigo sendo assim senão vou puder fazer boot outra vez(provavelmente) faço um wipe de low-level e após isso formato e tudo deverá ficar bem certo?

apocsantos

Boa noite,

Se tens um CD de SO contigo, e testas-te a ver se o computador faz boot pelo CD, não tens grandes preocupações, podes fazer o low-level na boa instalar o SO, pois após uma formatação low-level a maioria dos SO obriga a particionar e formatar a partição da unidade.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

apocsantos

Boa noite,

Um step composto por 3 steps. Ou seja na realidade são 3 passes, até o disco estar pronto a ser utilizado por um SO.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

godofwar

Boas, honestamente será que me podias explicar conforme este menu

wipeg.jpg

seria mais fácil para mim xD

cumps, godofwar

apocsantos

Bom dia,

Sem mais explicações detalhadas, DoD 3, é a quarta opção a contar de cima.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos