Jump to content
rjsma

Javascript - mudar de imagem de x em x tempo

Recommended Posts

rjsma

Boas,

Alguem sabe um metodo permite mudar uma imagem por outra de x em x tempo em javascript?

Eu sei que posso fazer com o jquery mas gostava de fazer uma coisa muito simples de raiz com ou sem efeito na transição de 1 imagem por outra.

Abraço

brunoais

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

rjsma

Se bem compreendi e uma coisa destas?

<script language=javascript>

function pacotemisto1() {  
         document.images["misto"].src = "imagens/packmisto1.jpg";  
}

function pacotemisto2() {  
         document.images["misto"].src = "imagens/packmisto2.jpg";  
}

setTimeout(pacotemisto1, 500);

setTimeout(pacotemisto2, 500);

</script>

Respondendo a tua pergunta queria em ordem certa e sempre a repetir, por exemplo:

1,2,3 quando chega a imagem 3 voltar ao inicio 1,2,3,1,2,3,1,2,3

softklin

Podes usar um array com as tuas imagens, e depois uma função para as ir circulando, por exemplo

var nrImagem = 0;
var imagens = [];
var refrescar = 1; // mudar imagem de 1 em 1 segundo

// colocar aqui todas as imagens, seguindo a ordem numérica
imagens[0] = "endereço imagem 1";
imagens[1] = "endereço segunda imagem";
imagens[2] = "endereço terceira imagem";
//...

function rodarImagens() {
   document.images["misto"].src = imagens[nrImagem++];

if (nrImagem >= imagens.length)
      nrImagem = 0;

setTimeout("rodarImagens()", refrescar * 1000);  
}

rodarImagens();

Adaptado deste:

http://www.javascriptkit.com/howto/show2.shtml

mas reescrevi, porque o outro usava a função eval, a meu ver sem motivo para isso...

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

brunoais

Não gosto do teu código.

Podes usar um array com as tuas imagens, e depois uma função para as ir circulando, por exemplo

var nrImagem = 0;
var imagens = [];

//...

document.images["misto"].src = imagens[nrImagem++];

if (nrImagem >= imagens.length)
      nrImagem = 0;

setTimeout("rodarImagens()", refrescar * 1000);  
}

rodarImagens();

Adaptado deste:

http://www.javascriptkit.com/howto/show2.shtml

mas reescrevi, porque o outro usava a função eval, a meu ver sem motivo para isso...

Com alguns ajuntes já fica melhor:

var nrImagem = 0;
var imagens = [];

//...

rodarImagens = function () {
   document.images["misto"].src = imagens[nrImagem];

nrImagem = (nrImagem + 1) % imagens.length; 
}
var intervalControl = setInterval(rodarImagens, 1000 * refrescar);

Assim fica mais rápido, eficiente e faz o trabalho melhor.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

softklin

Brunoais, já não é a primeira vez que sugeres esse tipo de optimizações a código (a mim e outros). Não tenho nada pessoal contra ti, mas por mim chega! Eu não me importo que sugiras alterações com o interesse de ficar, como dizes, mais rápido e eficiente. Mas vamos lá ver:

Assim fica mais rápido

Eu nem testei, e nem sequer me vou dar ao trabalho, porque a velocidade de execução é a mesma.

eficiente

Talvez por usares o setInterval. Mas achas bem teres variáveis com valores que nem sequer controlas (nrImagem)? Ao final de um tempo, a variável ter valores exorbitantes, isso é eficiente?

faz o trabalho melhor.

Faz exactamente a mesma coisa. O meu código funciona, tal como o teu funciona. Ponto.

Não gosto do teu código.

Azar o teu! Então, porque é que não o escreveste de novo, em vez de pegares nele, e o "optimizares"?

A única optimização válida é o uso do setInterval, concordo. Agora o resto, desculpa lá, mas não faças passar os outros por parvos, ok?

Cumps.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

simonoop

Por acaso curti o "truque" revisitado do resto da divisão inteira do brunoais. É até elegante. Gosto! Não me lembraria de tal! Ao contrário do que diz o softclean, nenhuma var vai chegar a valores exorbitantes. A implementação mostra que o brunais tem algumas (digo eu!) noções de matemática. O resto do discurso pode-se atribuir facilmente a hubris. Hubris é bom.

brunoais

Só para terminar (espero eu) a minha participação aqui:

Brunoais, já não é a primeira vez que sugeres esse tipo de optimizações a código (a mim e outros). Não tenho nada pessoal contra ti, mas por mim chega!

Talvez por usares o setInterval. Mas achas bem teres variáveis com valores que nem sequer controlas (nrImagem)? Ao final de um tempo, a variável ter valores exorbitantes, isso é eficiente?

Não encontro qd é q isso acontece. Podes-me ajudar?

Faz exactamente a mesma coisa. O meu código funciona, tal como o teu funciona. Ponto.

Nunca gostei de ficar por aí.

Azar o teu! Então, porque é que não o escreveste de novo, em vez de pegares nele, e o "optimizares"?

Porque eu n gostei do teu código cmo um todo mas gostei de muitas partes dele. E a ideia por detrás de cda coisa tb foi bem pensada. Mas n foi escrito da melhor maneira, por isso, n gostei.

A única optimização válida é o uso do setInterval, concordo. Agora o resto, desculpa lá, mas não faças passar os outros por parvos, ok?

Do ponto de vista de velocidade e optimização, retirar um if é muito mais rápido. Vai investigar sobre velocidade em java, C, C++, javascript :P ....

A implementação mostra que o brunais tem algumas (digo eu!) noções de matemática.

E fica por aí. Tenho noções de matemática... (a sério... sou mau)

O softclean dá bons códigos, aproveita-os. O que eu noto é que, muitas vezes, não aplica estas práticas de acelerar o código e optimizar o tamanho, embora eles façam o mm.

softklin

:$ Tens razão, brunoais. Eu quando falei nos valores exorbitantes, nem reparei que atribuías o valor para nrImagem: é claro que os valores apenas se mantêm no intervalo. O código não tem problemas, e está melhorado em relação ao meu. O que me picou foi isto:

Não gosto do teu código.

A partir daí fiquei "cego", mas não devia ter agido assim. Não se justificava, e peço-te desculpa por isso. Eu, da minha parte, também fico por aqui, e espero não voltar a repetir incidentes do género.

O resto do discurso pode-se atribuir facilmente a hubris. Hubris é bom.

Fui arrogante, e peço desculpa também por isso. Já me justifiquei atrás, apesar da minha acção não ser justificável.

Cumprimentos.

brunoais

(espero n estar a estragar o tópico com flaming mas acho q devo indicar isto em público)

Desculpas aceites, sem excitação. Fico contente por reparares e pedires desculpas :cheesygrin:.

MM q o que eu tenha escrito seja verdade (do meu ponto de vista), muitas vezes esqueço-me da parte de andar um pouco "às voltas" ou usar palavras q dêem menos impacto. Só qd chega a este ponto é q normalmente reparo nisso e acho q deveria pedir desculpa por essa parte. Eu gosto q me corrijam qd estou errado pq eu muitas vezes nem reparo nisso.

Aproveito para pedir q continues a mostrar código a quem pedir. Foi ele q me inspirou a fazer aquela 2ª versão.

rjsma

Desculpem-me a demora a responder mas tenho tido pouco tempo.Já consegui fazer o que desejava graças a vossa ajuda.

Muito obrigado  :P

rjsma

Esqueci me de pedir um esclarecimento, se por acaso se quisesse associar 1 imagem a um texto, ou numero e quando a imagem estivesse a passar o numero/texto mudava de cor do genero a este slideshow, como poderia resolver isso?

http://www.magentocommerce.com/

rjsma

atributo?Como assim?Não apanhei o raciocionio

Eu queria fazer isso de modo a poder aproveitar o metodo que o o brunais e o softclean sugeriram

var nrImagem = 0;
var imagens = [];

//...

rodarImagens = function () {
   document.images["misto"].src = imagens[nrImagem];

}

Em javascript ainda estou muito verde, só sei as coisas básicas, agora estou a tentar emadurecer nesta ling. de script.

Cumprimentos

brunoais

atributo?Como assim?Não apanhei o raciocionio

Eu queria fazer isso de modo a poder aproveitar o metodo que o o brunais e o softclean sugeriram

Em javascript ainda estou muito verde, só sei as coisas básicas, agora estou a tentar emadurecer nesta ling. de script.

Cumprimentos

Q tal por objectos?

Talvez algo assim?

var nrImagem = 0;
var imagens = [];

imagens[0] = { src : "endereço imagem 0", text : "texto da imagem 0" } ;
imagens[1] = { src : "endereço imagem 1", text : "texto da imagem 1" } ;
imagens[2] = { src : "endereço imagem 2", text : "texto da imagem 2" } ;
//...

document.images["misto"].src = imagens[nrImagem].src;
   // (agora... q queres fazer com o texto?
   // sempre que queres aceder a ele fazes: imagens[nrImagem].texto

}

rjsma

Queria fazer tipo isto: http://www.magentocommerce.com/  -  os numeros a mudar de cor consoante a sua imagem.

É possivel associar um id(css)  no codigo javascript por exemplo aqui 

text : "texto da imagem 0" } ;

Gostava de poder alterar os estado do link e poder posicionar na pagina.

Cumprimentos

brunoais

Acho q com isto deves conseguir...

var numbers = document.evaluate("//span[@name='slidenumber']", document, null, XPathResult.ORDERED_NODE_SNAPSHOT_TYPE, null);
for( var i = 0; i < numbers.snapshotLength; i++){
    if(i == nrImagem){
        numbers.snapshotItem(i).class = "enthasisedNumber";
    }else{
        numbers.snapshotItem(i).class = "normalNumber";
    }
}

(nota: não testado)

Acho q poderia ser melhorado mas agora n sei bem cmo e o quanto q pode ser melhorado depende de cmo isso vai funcionar.

brunoais

Uma coisa q me esqueci de indicar:

Cada um dos números tem de estar dentro de tags span e ter como name 'slidenumber'.

Exemplo:

<span name='slidenumber'>1</span><span name='slidenumber'>2</span><span name='slidenumber'>3</span><span name='slidenumber'>4</span>

rjsma

Nesta última semana tenho andado a estudar a biblioteca jquery.Realmente simplifica muito a nossa vida.Tenho tentado construir uma logica que fizesse passar as imagens de x em x tempo mas desta vez em jquery. Tenho o seguinte codigo:

$(document).ready(function(){
$('img').toggle
function(){
$('img').attr("src","imagens/02.jpg");
$(this).show(5000);
},
function(){
$('img').attr("src","imagens/03.jpg");
$(this).show(5000);
},
function(){
$('img').attr("src","imagens/04.jpg");
$(this).show(5000);
}
});
});

Ao carregar a página, troca logo o src para a imagem 02.jpg, nem faz um intervalo de 5 seg, por exemplo.Não encontrei nenhum evento que fizesse um intervalo depois da pagina ser carregada e não gostava de usar o evento submit porque gostava que a transacção das imagens fossem automatica.E depois de passar para a imagem 02, já não passa para a 03 e consequentemente para 04.

O meu raciocinio está meio errado e precisava de ajuda de alguem para ajudar-me a finalizar este bloco de codigo.

Cumprimentos