Jump to content
MrDewerbe

[PHP/MYSQL] Link's

Recommended Posts

MrDewerbe

Boas pessoal,

Estou a fazer um website apenas para testar o PHP com MYSQL. Nada de mais, apenas para treinos.

Tive aqui a pensar como é que vou fazer isto... É assim, eu já fiz o registo. Estou a acabar a zona de login, mas quando o utilizador faz o login, precisa de um link 'especial' para ir ao index, do tipo: "<form action="index.php?xxxx" method="POST"> .

Uma coisa assim... Para o utilizador aceder ao index com a sua conta, com os seus privilégios. Membro normal, vip e/ou mesmo Administrador!

Espero que me tenham percebido e que me possam ajudar a fazer este "link".

Regards  :cheesygrin:

Paulo Cabral

deves ter um campo na tabela que indique o tipo de utilizador, ao fazer o login verificas o tipo de utilizador e mandas para a pagina que lhe pertence

MrDewerbe

Eu isso já tinha pensado, mas estar a fazer páginas para cada utilizador  :nono:

:cheesygrin:

brunoais

Em vez de teres uma página diferente para cada utilizador porque não ter uma página em que fazes algumas alterações dependendo do nível do utilizador que está a aceder?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

MrDewerbe

É isso bruno, mas só que eu não sei fazer links para essas páginas.

Ora ai está a dúvida  :bored: Por isso é que criei o tópico  😳

Espero que me possas ajudar  :smoke:

brunoais

Tens o mm url, por isso n há muito q saber. As alterações são feitas baseando-se no nível de utilizador do utilizador que está a aceder. Cda utilizador terá um id, e baseando-se nesse id sabes, a partir da DB, o que é que esse utilizador tem direito. Usando essas informações e if's resolves o problema.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

oxyzero

Isto é fácil, e não precisas métodos GET para o fazer, porque se o fizesses, os utilizadores podiam mudá-los e tinham os privilégios que quisessem.

Ora, na tua base de dados, tens uma tabela users (ou utilizadores, o que for), nessa tabela podes definir um campo para os privilégios, por exemplo: id ; username ; password ; nome ; ... ; privilegios ;

Metes o valor de privilégios a 0 por default, porque assim cada membro novo que se registar será membro normal, se for 1 é vip, se for 2 é admin.

No teu login, o que vasta fazer é:

em login.php

<?php
session_start();

require("connection.php"); // Ficheiro para conexão à base de dados.

$user=$_POST['user'];
$pass=$_POST['pass'];

$query = mysql_query("SELECT * FROM (nome da tua tabela) WHERE username=$user AND password=$pass");

$rows = mysql_num_rows($query);

if ($rows==1){

$userData = mysql_fetch_assoc(mysql_query($query));
   $privilegio = $userData['(nome do campo do privilegio)'];
        $id = $userData['id'];

// Sucesso no login!

$_SESSION['user']=$user;
$_SESSION['id']=$id;
$_SESSION['privilegio']=$privilegio;
header("Location:index.php");

}else{
echo "Esse utilizador não foi encontrado.";
}

?>

Agora que tens o login feito (embora tenhas ainda algum trabalho a acabá-lo (segurança etc.. )) passemos ao index.php. O código que vou meter é só para a forma de contéudo no teu site. Se queres metê-lo noutro sitio, tens de editar obviamente:

index.php

<?php
session_start();

require("connection.php");

if ($_SESSION['user']){

// Logged in
$privilegio = $_SESSION['privilegio'];

if ($privilegio==0){
     echo "Utilizador normal!";
}else{
      if ($privilegio==1){
     echo "VIP";
}else{
    echo "Zona do admin";
  }

}

}else{

// fazer login

echo "<form method='POST' action='login.php'/>
User: <input type='text' name='user'/>
Pass: <input type='password' name='pass'/>
<input type='submit' value='Login'/></form>";

}

?>

Está aí. Não sei se tem erros ou não, porque não testei. Não te deveria dar assim a resposta directa, mas não podes por informação importante no url.

Por exemplo:

site.com/index.php?u=teste&p=123&privilegio=0

Além de a informação ser visivel como o username, password, eu podia meter privilégios a 2 e era admin.

Espero que tenhas entendido o meu ponto de vista. Se tiveres mais alguma dúvida força :P

MrDewerbe

WOW  :cheesygrin:

Muito bem explicado, já percebi tudo. É fácil pelo teu ponto de vista :P Sobre aquilo da segurança é que já não apanho nada :x

Se me podesses explicar como fizes-te este link (site.com/index.php?u=teste&p=123&privilegio=0) é que não percebo nada.

site.com/index.php?u=teste&p=123&privilegio=0 - repara no 0, se o user alterar para 1, ficará vip?

No campo privilégios coloco só 1 ou 2 certo?

Cumps.

scorch

Tu não deves verificas as coisas que estão no URL, tu deves verificar as permissões do utilizador directamente à base de dados, ou à sessão, mas nunca te deixes fiar só pelo URL. :P

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

taviroquai

Acerca da segurança...

Tens os users A, B e C.

Tens as páginas (recursos) P1, P2 e P3.

O user A pode aceder as P1, P2 e P3 (administradores)

O user B só pode aceder a P2 (convidados).

O user C só pode aceder as P1 e P2 (membros).

E depois para cada recurso ainda podes querer definir quem pode listar, criar, abrir, alterar ou apagar...

Usa grupos (roles) em vez de users... Usa regras de acesso (ACLs).

Por exemplo:

Regra 1: A, P1, [listar, criar, abrir, alterar, apagar]

Regra 2: A, P3, [listar, criar, abrir, alterar, apagar]

Regra 3: B, P2, [listar, abrir]

Regra 4: C, P1, [listar, criar, abrir, alterar]

Regra 5: C, P2, [listar, criar, abrir, alterar, apagar]

Depois de leres o user da base de dados, e veres que recurso (ou página) ele que aceder, vais a base de dados e lês as regras desse user e com IFs fazes o controlo...

Mais tarde podes ainda fazer herança de permissões aos grupos...

Faz isto que é bem divertido  :P

Não há nada melhor do que dar um Access Denied  ;)

Ops... exagerei na profundidade do tópico... sorry

brunoais

Esse código tem uma falha de segurança enorme por guardar esses dados no $_SESSION. A única excepção para isto é se não guardares esses dados no cookie que envias para o utilizador (session_set_save_handler).